Depois de um 2006 positivo para o off-road, o que esperar de 2007?
Primeira semana do ano, momento de refletir sobre o que passou e sobre o que vem pela frente. O motociclismo off-road nacional teve mais um ano positivo, sempre com seus percalços, mas que trouxe mais coisas boas que negativas.
Foto: Maurício Arruda |
Dentre as modalidades off-road o
motocross segue com os campeonatos mais fortes, estruturados e competitivos no país. Perspectiva que permanece para 2007 com tendência de crescimento para a temporada. Os campeonatos
Brasileiro e
Arena Cross, destaques de 2006, devem dividir as atenções de nossos principais pilotos com o Supercross na nova temporada. Por enquanto são rumores, mas se confirmados voltaremos a ter um grande campeonato nacional da modalidade, realizado por uma empresa bem estruturada e com condições de produzir eventos do nível que a modalidade merece.
Infelizmente a situação no
enduro não é a mesma, ao menos em relação ao
campeonato nacional. Enquanto no motocross vários pilotos acompanham todo o circuito, no enduro são poucos os que fazem o mesmo. A modalidade continua carente de patrocínio e recursos, refletindo no número de competidores - muito baixo em vista do potencial brasileiro - e nos principais nomes da modalidade, que lutam para se manter em atividade. O contraponto no enduro são os
campeonatos regionais que, em alguns estados, se fortaleceram ao longo temporada reunindo um bom número de competidores.
Foto: Ronaldo Sampaio |
O
veloterra, modalidade já muito
forte no sul do país, chegou com mais força a São Paulo e atraiu pilotos de outras modalidades off-road para suas corridas. São provas interessantes, que atraem muitos competidores por serem disputadas em circuitos (todo de terra) sem obstáculos, apenas com curvas. Aliás existem diferenças entre os circuitos das duas regiões; normalmente são mais curtos e gradeados
em São Paulo, enquanto no sul (onde nasceu a modalidade) são de piso compacto, mais largos e permitem a participação até de motos street.
Uma
etapa do mundial (indoor) de
trial disputada no Brasil, não foi suficiente para alavancar o
Campeonato Brasileiro, que continua engatinhando em número de pilotos. Sem campeonatos estaduais e sem patrocínio para o nacional, o esporte segue com dificuldade, mas a paixão dos aficcionados mantém viva a modalidade.
O
rali começa o ano com o anúncio de mudanças. As etapas no Campeonato Brasileiro terão três pesos diferentes na pontuação, dependendo do número de especiais, e o número de etapas, 4 em 2006, será ampliado. O destaque da temporada passada foi a inclusão do Rally Internacional dos Sertões no mundial da modalidade, trazendo vários pilotos estrangeiros para competição que ampliou sua estrutura e continua como o grande evento do calendário. O
Rally Bolpebra chegou a sua 5ª edição e é outro destaque, percorrendo em sua rota três países (Bolívia, Peru e Brasil).
Foto: Felipe Saboya |
A modalidade que finalizou o ano com chave de ouro foi o
supermoto. O
Campeonato Brasileiro ainda toma forma e, como um campeonato isolado (são raríssimas provas regionais de supermoto), ainda não alcançou o sucesso que promete para suas próximas edições. A chegada do Arena Supermotard (competição de supermoto nos moldes do Arena Cross) da Carlinhos Romagnolli Promoções, deverá dar impulso as competições brasileiras, aumentando bastante o calendário nacional da modalidade. Uma fantástica prova disputada no final do ano (
Desafio Arena Supermotard) comprovou todo potencial do supermoto em um verdadeiro show com as estrelas do motociclismo nacional.
Início das competições
Como em todo começo de temporada o destaque fica por conta de dois grandes eventos internacionais: a abertura do
AMA Supercross em Anaheim e o
Rally Dakar. No Supercross, depois de duas ótimas
etapas do Mundial disputadas no Canadá a coisa fica ainda mais quente com todos pilotos do circuito na abertura do campeonato americano, neste sábado (06/01).
Foto: Divulgação Suzuki |
O 'aposentado' Carmichael nunca venceu em Anaheim 1 (são três provas disputadas no local) e esta será uma motivação a mais nesta corrida para o atual campeão, que neste ano começa sua transição para a Nascar. A dúvida para esta prova é a presença ou não de Chad Reed. O australiano sofreu uma forte queda treinando no último domingo e lesionou o ombro. Conforme a extensão do problema ele não participa da prova... em 2004 a história foi parecida, Reed chegou machucado, mas competiu (não venceu) e terminou o ano como campeão.
Para nós brasileiros a grande expectativa da prova será a presença do mineiro
Antônio Jorge Balbi Jr. que nesta temporada deve focar sua participação no circuito norte-americano, uma decisão ao meu ver acertada, que permitirá dedicação total do piloto ao seu principal objetivo. Classificar-se para prova não é fácil, talvez ser cauteloso durante o supercross e ganhar ritmo para uma boa temporada no motocross seja uma boa estratégia para o nosso representante.
Foto: Peyra P. |
O Rally Dakar também será importante para os brasileiros. Teremos participação recorde (com 13 competidores no total, 4 deles motociclistas) e será a
20ª participação dos pioneiros André Azevedo e Klever Kolberg. O
roteiro deste ano, passa por seis países, com início dia 06 em Lisboa (Portugal) percorrendo quase 8 mil quilômetros até o término, dia 21 em Dakar (Senegal). O atual campeão, Marc Coma, chega como grande favorito ao título após vencer uma longa sequência de competições.
No Brasil a parte ruim fica por conta do calendário ainda não divulgado. Fato que dificulta ainda mais as coisas para as equipes e principalmente para os pilotos privados que, na base das suposições, veêm suas chances de conseguir apoio ainda mais reduzidas, para não dizer nulas (como apresentar um projeto para as empresas sem dizer onde e quando se vai correr?).
Santa Catarina toma a frente neste início de ano com seu tradicional
Circuito Verão de Supercross que já vai para segunda etapa neste primeiro sábado do ano, dia 06. Na
primeira prova o destaque foi João Marronzinho Silva, o atual número 1 do motocross brasileiro, que já demonstrou que vem com vontade para manter a coroa em mais uma temporada. A segunda corrida promete, será em São José, cidade de Pipo Castro - o campeão do Arena Cross - que já confirmou presença na competição e certamente será um adversário de peso para o líder do circuito. Podemos esperar para este evento o primeiro grande duelo nacional da temporada 2007.
Foto: Gerson Côas |
Indústria nacional
Já comentei este assunto em outras oportunidades, mas nunca é demais destacar o crescimento da indústria nacional no segmento off-road. Falo disto com satisfação, que certamente compartilho com muitos dos veteranos do off-road nacional.
Quem já enfrentou as dificuldades e limitações de um mercado restrito no passado, hoje desfruta da fartura de produtos específicos (de motos e peças à equipamentos de proteção) e de alta qualidade. Ponto positivo para o consumidor, para os profissionais do setor, para os pilotos (profissionais ou amadores), todos saem ganhando.
Destaque para o lançamento da
versão nacional da Honda CRF 230, antiga reinvidicação dos consumidores nacionais, agora atendida pela montadora japonesa. Após 20 anos sem um modelo específico, nosso país volta a ter uma motocicleta produzida aqui e voltada ao segmento off-road. Uma iniciativa que renderá frutos e foi muito bem recebida pelo mercado.
Foto: Divulgação Honda |
MotoX
Aos parceiros do MotoX (
clique e veja a lista) fica nosso agradecimento especial por mais um ano de apoio. Implantamos novidades, ampliamos nosso público e nossas
coberturas de eventos.
A
MotoX TV (confira) trouxe aos internautas imagens exclusivas e inéditas em um trabalho único, totalmente produzido por nossa equipe e colaboradores (aos quais fica registrado também nosso agradecimento), com o melhor do motociclismo off-road nacional. São mais de 150 minutos de vídeos, vale a pena conferir. Nossa
Galeria de Imagens também disponibilizou ao internauta mais de noventa novas coberturas, são milhares de fotos de provas disputadas em todo o país.
Matérias e resultados de provas de todas as modalidades ultrapassaram uma centena, reflexo do grande crescimento das provas regionais durante o ano.
O reconhecimento deste trabalho veio com um
prêmio internacional.
Jornalistas, comentaristas e autoridades desportivas de 11 países (Venezuela, Argentina, México, Uruguai, Equador, Estados Unidos, Inglaterra, Chile, Guatemala, Colômbia e Brasil),
elegeram o MotoX melhor portal motociclístico da América Latina.O ano que passou deixa um saldo positivo para o setor. Parceria continua sendo a palavra de ordem para o crescimento de qualquer segmento e o nosso não pode ser diferente. Desejamos, e certamente teremos, um 2007 de muito sucesso no motociclismo off-road nacional. Um grande abraço a todos!
Maurício Arruda