X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Clique e saiba mais

> Colunas > Editorial

Dylan Ferrandis x Christian Craig - O incidente em Anaheim 2
Publicado em: 24/01/2020

Revisitamos o incidente mais polêmico de Anaheim 2
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Garth Milan

Quais os limites do Block Pass?


Dylan Ferrandis x Christian Craig

Em 2018 escrevi este artigo que discorre mais detalhadamente sobre a arte do Block Pass e hoje não vou me aprofundar tanto no assunto. Porém o incidente entre Dylan Ferrandis e Christian Craig em Anaheim 2 merece algumas observações.

O choque colocou o francês "sob observação" pelo período de 12 meses. Ele também foi multado em U$3.000, porém a multa suspensa. Caso ele receba outra punição nos próximos 12 meses, a multa será cobrada em conjunto com demais possíveis punições. Além da advertência oficial, Ferrandis também passou por alguns maus bocados com os fãs, sofrendo constantes vaias durante a cerimônia de premiação.

Notadamente Ferrandis era o mais rápido na pista e a queda prejudicou sua corrida, dependeu da primeira queda de Jett Lawrence para alcançar a liderança. Derrubar Craig também não lhe beneficiou, pois iria ultrapassá-lo de uma forma ou de outra em breve e, com Craig fora, descartou a possibilidade de um piloto chegar entre si e Justin Cooper, numa situação em que Ferrandis precisa recuperar pontos no campeonato.

A manobra de Ferrandis não pode ser classificada como um block pass, nem mesmo como um take out, já que a possibilidade de continuar em pé era ínfima. Ele não tinha o timing para ultrapassagem, entrou muito forte na curva e, tenho a impressão, que mesmo se estivesse sozinho, cairia de qualquer jeito. Ou então confiou que chegaria adiantado e deixaria o pepino para o piloto da Honda. De qualquer forma, em todas as imagens e fotos já publicadas na internet fica claro que Ferrandis não tinha a intenção de efetuar uma manobra "limpa", pois ocupou toda a extensão da pista. Craig não teve chance de desviar ou recolher.

O incidente

Ferrandis não respeitou a primeira regra do block pass: tentar a manobra durante o ponto de transição do oponente entre frenagem e aceleração. Tentar o block pass na saída de curva, com o adversário em aceleração total, é receita para o desastre.

Mais tarde na corrida, tentou outra manobra similar, também perigosa, quando "espremeu" Jett Lawrence na entrada de um salto. Entendo que após duas etapas com resultados ruins, Ferrandis precisava desesperadamente de uma vitória para se restabelecer na corrida pelo título.

Agora sob observação, terá de segurar a agressividade nas etapas restantes e pensar duas vezes antes de realizar qualquer contato com outros pilotos. Sem contar o fato de que Craig deve ter marcado um alvo em suas costas e, provavelmente, não vai deixar escapar a oportunidade de dar o troco.

Confira abaixo a sequência de fotos do incidente entre os dois pilotos.


Dylan Ferrandis x Christian Craig


Dylan Ferrandis x Christian Craig


Dylan Ferrandis x Christian Craig


Dylan Ferrandis x Christian Craig


Dylan Ferrandis x Christian Craig

No vídeo abaixo do Dirt Shark, a partir dos 7 minutos, as imagens da final 250 e novas tomadas do acidente.











© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet