X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Coluna do Zanol

O belo palco do Mundial de Enduro na Espanha
Publicado em: 23/05/2008
Clique e saiba mais

Coluna do Zanol
Por Felipe Zanol e Luiz Fernando Gondim - Fotos: Luiz Fernando Gondim


Felipe Zanol


Brasileiro ficou com a 19ª e 20ª posições nos dois dias de disputa da etapa espanhola do mundial de enduro 
O que falar de uma cidade espanhola na costa do mediterrâneo situada a 30 quilômetros de Barcelona? Qualquer palavra dita simplesmente não irá expressar a beleza do local. Sitges é um balneáreo para os milionário catalãos, repleta de restaurantes e hotéis cinco estrelas. O local escolhido pela FIM para sediar a quinta e sexta etapa do Campeonato Mundial de Enduro não apresentou a dureza de Portugal, e nem o frio da Suécia e sim a beleza do Mediterrâneo. 

A extreme montada uma parte na areia, com muitas curvas acentuadas, e outra com obstáculos artificiais distribuídos sobre uma praça propiciou um belo espetáculo ao grande público que compareceu ao local, merecendo transmissão ao vivo pelo canal 3 espanhol. A especial de motocross misturava terrenos arados muito macios, com saltos muito altos e uma pequena passagem pela floresta. Já a de Enduro foi muito rápida, com um terreno extremamente duro e longas retas, mais parecendo uma especial de rally. O percurso entre as especiais estava bem tranqüilo, com controles bem folgados exigindo pouco dos pilotos, apenas o trecho entre a extreme e a cross estava um pouco difícil. 

Eu (Felipe Zanol) e minha nova equipe (ASW, CRN, Motofundador, MR Pro, Água Mineral Ingá, Print Press) continuamos enfrentando problemas com os escapamentos para se adequar a nova legislação da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para 2008, sendo obrigados mais uma vez a correr com os escapes originais o que causa uma perda razoável no desempenho da moto. Ainda sem a forma física ideal consegui marcar alguns pontos. No sábado uma confusão da organização sobre a contagem ou não da primeira passagem na Extreme fez com que eu fizesse a especial (que a principio não estaria sendo cronometrada) apenas para o reconhecimento perdendo preciosos segundos que custariam algumas posições no final do dia, tendo que se contentar com a décima nona posição na categoria. 


O piloto mineiro está utilizando os escapes originais em sua moto para se adequar a nova legislação da FIM , o que causa uma perda razoável no desempenho

No domingo não consegui me acertar na Extreme, caindo na terceira volta e deixando a moto morrer na última, fato que me jogou para a vigésima colocação. Depois da abertura do mundial na Suécia venho enfrentando alguns problemas, mas já estou me sentindo melhor e em pouco tempo estarei novamente brigando por melhores colocações. Ainda sou o líder do campeonato Português e no próximo final de semana estarei novamente na Espanha para a segunda etapa do Campeonato Espanhol de Enduro. Meu companheiro na equipe CRN / Motofundador, Fernando Ferreira teve o motor da moto partido no sábado e foi obrigado a abandonar a competição. 


Em sua passagem pela Espanha Zanol aproveitou para treinar com outro jovem piloto brasileiro, o carioca Nick Rodriguez
Um grande duelo pelas primeiras posições está tornando a temporada 2008 uma das mais disputadas dos últimos anos. Na Enduro 1 Ivan Cervantes (KTM/Farioli) fez o que pôde para vencer em casa, mas o finlandês Mika Ahola (HM/Honda) com uma forma impressionante conquistou a vitória no sábado e no domingo (por menos de um segundo). Completou o pódio no sábado outro finlandês, Eeres Hemo (KTM). Simone Albergoni (Yamaha/UFO) teve uma queda na última extreme o que lhe custou o terceiro posto no sábado, mas no domingo não cometeu erros e garantiu o lugar no pódium. 

Na Enduro 2 nada menos que o sete vezes campeão mundial de enduro Juha Salminem (KTM/Fariolli) está tendo de andar tudo que sabe para tentar conter o indomável francês Jonny Aubert ( Yamaha/UFO). No sábado a moto do finlandês o deixou na mão quando liderava por míseros segundos. Com o caminho livre Aubert venceu com Antonie Meo (Husqvarna) em segundo e Alessandro Belometti (KTM/Fariolli) em terceiro. Consertado o problema da moto, Salminem não apresentou um bom rendimento no domingo e teve de se contentar com a segunda posição, mais uma vez Aubert venceu e tornou-se líder isolado do mundial, com Antonie Meo em terceiro. 

Já falei aqui sobre o francês Meo, que com uma moto abaixo do rendimento das KTM e Yamaha vem fazendo milagres com sua Husqvarna. Na Enduro 3 o jovem francês da Gas Gas Christophen Nambotin vem dando muito trabalho ao que parecia estar tranqüilo para Samuli Aro (KTM/Fariolli), vencedor de Portugal e andando no calcanhar do finlandês, ficou a poucos segundos nos dois dias de prova. No sábado completou o pódium Sebastian Guillaume (Husqvarna) e no domingo Marko Tarkala (KTM/Farioli). 

Neste final de semana da Espanha tivemos a visita de alguns brasileiros do off road nos prestigiando: Guto da Motus de BH com sua esposa, e o gente finíssima Márcio da MR Pro, que aliás acaba de fechar uma grande parceria para distribuir seus produtos na Europa. 

Abraços!

Felipe Zanol é Penta-campeão Brasileiro de Enduro e atual líder do campeonato Português de enduro. Disputará além do Português, o Espanhol de Enduro e o Mundial. O piloto da equipe CRN-Motofundador conta com o patrocínio de ASW, Mr Pró, Água Mineral Ingá e Print Press.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet