X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Coluna do Zanol

Três campeonatos e muita disputa na Europa
Publicado em: 20/11/2008
Clique e saiba mais

Coluna do Zanol
Por Felipe Zanol - Fotos: Luiz Fernando Gondim


Felipe Zanol


"O primeiro ano em qualquer campeonato diferente do que se está habituado é muito complicado"
Olá amigos do MotoX, nos últimos meses andei sumido, mas a partir desta coluna vocês poderão acompanhar o desfecho da temporada européia de enduro e minha volta para o Brasil. 

Foram exatos 10 meses de muita dedicação e muitas, muitas corridas na Europa. Foram 3 campeonatos disputados (Português, Espanhol e Mundial) em sua totalidade e mais algumas provas de preparação ao longo do ano. Digo que literalmente cai de pára-quedas nas competições Européias sem ter a mínima idéia do que iria enfrentar e como  seria. Algumas pessoas falam que consegui bons resultados e outros que não fiz nada demais, mas só eu sei o tanto que lutei e me dediquei para enfrentar as dificuldades e chegar onde cheguei disputando com os melhores do mundo em um dos mais difíceis campeonatos off-road. 

O primeiro ano em qualquer campeonato diferente do que se está habituado é muito complicado, pois são terrenos diferentes, clima diferente, pessoas diferentes e um ritmo muito além do que se está acostumado. Mesmo assim encaro a temporada como sendo muito boa, pois consegui mostrar meu potencial e aumentei muito meu ritmo. Às vezes pessoas me perguntam se irei ou não continuar na Europa, pois ainda não tenho tudo certo, mas a vontade de continuar é muito grande e de conquistar meus objetivos também. Estar ao lado dos melhores pilotos de enduro do mundo e ser considerado um deles é o sonho de qualquer piloto de enduro e irei fazer de tudo para dar seqüência a esse sonho. 


"No (campeonato) espanhol acabei mudando de classe nas duas ultimas etapas passando da E2 para a E1"


Em Portugal o título de campeão da temporada com 7 vitórias conquistadas
As duas últimas corridas que tive na Europa foram do Campeonato Espanhol. Depois da lesão que sofri no pé no Six Days, acabei não tendo condições de correr as duas últimas etapas do Mundial de Enduro, na Itália e na França. Fiquei muito triste, pois estava em 15° lugar no campeonato e melhorando a cada etapa, mas o fato de ter iniciado o campeonato com problemas na moto, abandonando os dois dias de prova na Suécia, me deixou um pouco para trás logo no início. Mesmo assim recuperei algumas posições e fechei o ano em 18° lugar na classe Enduro 2, um pouco longe do meu objetivo, mas dentro da minha realidade como piloto.

As duas últimas provas do espanhol foram na região da Catalunha, ambas bem próximas a Barcelona. Depois de ter altos e baixos no Campeonato Espanhol acho que consegui encontrar meu ritmo nestas etapas mesmo estando um pouco fora do meu ritmo, pois fiquei parado mais de um mês depois do Six Days me recuperando. O campeonato da Espanha parece com um mini-mundial, pois temos várias equipes oficiais e pilotos com muita experiência e vários títulos. A penúltima etapa foi em Castellgali e foi bem legal. Uma prova difícil e com especiais técnicas e complicadas de andar. Acabei fechando a prova com um terceiro lugar na classe E1, depois de travar um duelo com Victor Guerrero pelo segundo lugar. 

A última etapa disputada em Réus foi um prova mais fácil e com poucas diferenças de tempo. Mais uma vez uma luta grande por posições. Acabei caindo em um extreme perdendo preciosos segundos, mesmo assim fiquei em segundo lugar a 1 segundo da vitória, um resultado muito bom para um Campeonato Espanhol.
 
No espanhol acabei mudando de classe nas duas ultimas etapas passando da E2 para a E1. No fim do campeonato melhorei minha colocação na geral e fechei o ano em 11°, o objetivo era entre os 10 melhores e raspei na trave, apesar de ter tido um problema mecânico na abertura do campeonato. 

O Campeonato Português acabou da melhor forma, venci 7 das 10 provas possíveis e me sagrei campeão absoluto de enduro. O campeonato foi muito disputado e na maioria das provas tivemos disputas de segundo a segundo nas especiais. O campeonato português é muito bem organizado e com provas bem difíceis, fato que valoriza mais o titulo e as disputas também.
 
Gostaria muito de agradecer minha equipe que acreditou em mim, a CRN-Motofundador e a ASW, MR Pró, Água Mineral Ingá e Print Press, por acreditarem no meu potencial mesmo sem ter a mínima idéia do que iria acontecer na Europa. 


"Sinto muita saudade dos amigos e do clima de amizade nas provas do Brasil e não vejo a hora de estar com meu pai nas corridas aqui novamente"

Depois da cansativa temporada retornei ao Brasil para rever a família e amigos e disputar algumas provas. Aproveitei para correr algumas provas de motocross para pegar o ritmo novamente e treinar bastante. Já me sinto bem mais confiante e com vontade novamente de disputar provas de enduro.
 
Irei correr no final de novembro a última prova do Campeonato Brasileiro de Enduro em Suzano, e o Rally dos Amigos na cidade de Itatinga, SP, no inicio de dezembro. Sinto muita saudade dos amigos e do clima de amizade nas provas do Brasil e não vejo a hora de estar com meu pai nas corridas aqui novamente.
 
Bom, por enquanto é só, na próxima coluna falarei das provas aqui no Brasil e do meu futuro na Europa.

Grande abraço!

Felipe Zanol é penta-campeão brasileiro de enduro e atual campeão português de enduro, disputando também o Campeonato Espanhol e o Mundial da modalidade. O piloto da equipe CRN-Motofundador conta com o patrocínio de ASW, Mr Pró, Água Mineral Ingá e Print Press.






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet