X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Coluna do Zanol

Zanol conta suas primeiras provas na Europa
Publicado em: 15/03/2008
Clique e saiba mais

Mundial de Enduro começa neste Final de Semana
Fotos: Luiz Fernando Gondim


Olá amigos do MotoX, nesta edição vou contar como foram as primeiras provas aqui na Europa. 


Zanol tem treinado na neve durante a preparação para a abertura do Mundial na Suécia.
A primeira prova que disputei esse ano na Europa foi a abertura do campeonato português de enduro que aconteceu na cidade de Gouveia. Estava muito ansioso para esta prova, pois seria minha primeira prova na nova equipe e a expectativa era muito grande em relação a um estrangeiro disputando o campeonato português completo. Sem contar com o retorno do varias vezes campeão português de enduro Helder Rodrigues, que depois de um serio acidente em uma prova de rally no último ano resolveu competir novamente no enduro. 

A prova de Gouveia foi disputada em um dia apenas. Foram três especiais, alias todo o campeonato tem esse formato de três especiais, sendo uma de cross, uma de enduro e uma de extreme. O cross e o enduro foram montados em uma pista de cross country antiga e eram bem legais. O extreme ao lado do paddok, era muito técnico com uma descida em rio de pedras que era muito complicada. 


Na prova de Ourem onde conquistou a vitória geral. Foto: Team CRN/Motofundador
Consegui fazer uma prova constante, cometi dois erros, um na primeira especial onde deixei a moto morrer e perdi alguns segundos para ligá-la novamente e o outro caindo no extreme. A prova foi muito disputada na minha categoria, consegui a vitória ao vencer a ultima especial ficando depois de 50 minutos de especiais a 0,8 segundos de vantagem para o segundo (Mario Patrão), em terceiro veio Helder Rodrigues.
Na geral fiquei em segundo lugar a pouco mais de 30 segundos do vitorioso (Paulo Felicia), que fez uma prova perfeita e estava muito rápido. 

Na segunda etapa do campeonato fomos a Ourem, cidade próxima a Fátima, palco de provas do campeonato mundial de enduro. Essa etapa foi disputa em dois dias. Os deslocamentos eram muito exigentes pois tinha varias trilhas difíceis e muita pedra mesmo. A especial de cross foi na pista de motocross com alguns trechos em areia ao lado da pista. O extreme era artificial e tinha muitas pedras e troncos exigindo muito do piloto. O enduro teste era mais rápido, com alguns trechos em estradas e muita subida e descida. 


A Yamaha 450 utilizada pelo brasileiro - Foto: Team CRN/Motofundador


No primeiro dia consegui imprimir um ritmo forte e venci por quase um minuto de vantagem. Senti-me muito confiante e me adaptei bem ao terreno que era parecido com de Belo Horizonte. Venci na categoria e na geral também. 

No segundo dia tínhamos previsão de chuvas e foi o que aconteceu, logo na primeira volta começou a chover e a ventar muito. Desde o inicio consegui ser constante e mesmo com a chuva consegui aumentar ainda mais minha vantagem. No final venci por 1min:45s. Fiquei muito feliz com a vitória e a equipe também, mostramos que temos condições de vencer na categoria e também na geral. 

Quanto ao nível do campeonato, as provas são bem mais duras que as do Brasil. O regulamento segue as normas da FIM, exigindo pneus ecológicos e testes de ruído, as motos também tem que ter placas e instalação elétrica, ou seja um piloto que corre o português esta pronto para correr o mundial. O resultado é divulgado logo após a última especial, pois no final de cada especial temos um placar com o tempo de cada piloto em cada especial, e as equipes passam como cada piloto esta na prova. 


Treinar na Europa não é nada fácil no inverno 
Foto: Team CRN/Motofundador

O campeonato é padronizado com três especiais por etapa, idêntico ao mundial. Para se ter uma idéia se a pessoa consegue passar no teste de ruídos e depois altera a moto, no meio do percurso é feito um teste surpresa medindo novamente o ruído e der acima do permitido o piloto é penalizado em 1 minuto. O campeonato português esta muito bem organizado e bem divulgado também, bem parecido com o mundial. 

A próxima corrida que teremos do nacional será dia 22 de março em Góis, prova disputada somente em um dia. Espero conseguir fazer um bom resultado e se tudo der certo manter a liderança no campeonato. 

No mundial, inicio o campeonato dias 15 e 16 de março na cidade de Ostersund-Suécia. 

A prova será disputada na neve e estou ancioso para saber como é andar na neve e que resultados conseguirei obter. Na moto usaremos pneus com travas e varias outras modificações para o uso em baixas temperaturas. Na próxima coluna conto detalhes da prova e algumas fotos também. 

Tenho recebido alguns e-mails perguntando sobre os resultados e informações sobre as provas aqui e vou aproveitar para passar alguns sites para que a torcida brasileira que gosta de enduro possa acompanhar os resultados e as noticias daqui da Europa. 

Site Federação Portuguesa de Enduro 
Site Resultado Campeonato Português de Enduro 
Site Federação Espanhola de Motociclismo 
Site Resultados do Campeonato Espanhol de Enduro 
Site do Campeonato Mundial de Enduro com resultados em tempo real 
Meu site com calendário resultados e fotos

Felipe Zanol é Penta-campeão Brasileiro de Enduro e atual líder do campeonato Português de enduro. Disputará além do Português, o Espanhol de Enduro e o Mundial. O piloto da equipe CRN-Motofundador conta com o patrocínio de ASW, Mr Pró, Água Mineral Ingá e Print Press. 






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet