Coluna do Zanol Por Felipe Zanol - Fotos: Júnior / equipe IMOCX Racing
 Felipe Zanol segue líder dos campeonatos nacionais de enduro e cross country |
Olá leitores do MotoX, nesta coluna comento um pouco das últimas competições que participei e notícias do GNCC. A 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro (
clique e confira matéria desta prova) foi realizada na cidade de Patrocínio, MG. A prova é conhecida pela grande dificuldade de suas trilhas e pelo elevado grau técnico.
 "Eu não estava em um dos meus melhores finais de semana (na etapa do Brasileiro de Enduro em Patrocínio), cometi vários erros" |
Ao todo foram três especiais em circuito de mais de 50 km. Todas as especiais estavam muito bem marcadas e bem técnicas e houve um deslocamento que cansou muita gente. O Cross teste, ficava ao lado da largada e do parque fechado, e era composto por uma pista de Motocross mais um trecho de curvas em volta de um campo de futebol, seu tempo girava era em torno de 3 minutos.
O Enduro teste foi realizado bem próximo do centro da cidade e era composto por uma pista de Motocross desativada e muitos trechos de curvas, espalhados pelo capim da fazenda, muito técnico mesmo e com o tempo de quase 7 minutos. Por último tínhamos o Extreme teste que foi realizado em umas das trilhas mais técnicas da região, era uma subida de 3 km no meio de pedras e cascalhos onde não se passava de 3ª marcha, o tempo em torno de 4 minutos.
Eu não estava em um dos meus melhores finais de semana, cometi vários erros deixando a moto se enroscar em uma cerca de arame e deixando o motor apagar várias vezes nas especiais, e isso me custou vários segundos. Ao chegar a Belo Horizonte (MG) e procurar um médico, fui informado que não era somente falta de concentração, peguei uma sinusite das bravas que me atacou no domingo de prova e tive que ficar a semana seguinte me tratando sem treinar de moto quase ficando louco de aflição. Piloto não é de ferro, he, he, he.
No fim da prova consegui recuperar tempo dos meus concorrentes (Ikê Klaumann e Nielsen Bueno) e venci os dois dias de prova, o primeiro por 14 segundos e o segundo por 44. Consegui abrir uma vantagem de 57 pontos para o segundo colocado, Nielsen e 67 para o Ikê, mas estamos longe da última prova e espero manter os bons resultados até o fim do ano.
Em minha opinião, apesar de não termos uma categoria de acesso para pilotos com menos de 18 anos como no motocross, vários pilotos novos estão aparecendo e muitos estão começando a andar bem rápido, isso mostra que o enduro vem crescendo e formando novos pilotos, que são o futuro do esporte.
 "Vários pilotos novos estão aparecendo isso mostra que o enduro vem crescendo" |
A 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Cross Country foi disputada na pista da Bike Box na cidade de Cajamar, SP. A pista é tradicional e já houve disputa de várias provas por lá. É uma pista com trechos bem fechados e com várias trilhas e alguns trechos de estrada. O circuito tinha cerca de 7 km e meu tempo de volta estava em torno de 9 minutos e 10 segundos. Foi minha primeira participação lá e gostei muito da pista e da organização que cumpriu a risca os horários. A única coisa que faltou foi uma divulgação pós corrida.
Na largada da corrida sai em segundo e consegui ultrapassar o líder ainda na terceira curva, mas logo em seguida tive um pequeno problema com o pedal de freio que acabou danificado devido a grande quantidade de valas.
Resolvi tentar continuar, mas estava perigoso e então avisei a equipe que faria o abastecimento e a troca da peça na terceira volta. Foi um trabalho muito bem feito e retornei a corrida com pouca desvantagem do líder. Consegui fazer a ultrapassagem na mesma volta para não mais perdê-la até o fim da prova, que durou 1:33hs. Sou muito grato a equipe que fez um trabalho incrível e conseguiu me colocar de volta na corrida. A vitória foi muito importante, pois consegui abrir uma boa diferença para o segundo colocado e me aproximei mais do titulo. A próxima etapa do campeonato acontece em São Pedro (SP) nos dias 25 e 26 de agosto.
Campeonato de Cross Country Americano (GNCC)
 No GNCC a disputa é grande entre os primeiros colocados Foto: D. Scearce |
 David Knight venceu as duas últimas etapas do campeonato Foto: D. Scearce |
O campeonato de Cross Country Americano (GNCC) já passou da metade e começa a apontar os futuros possíveis candidatos ao titulo. A última etapa foi disputada no mês de junho, e os meses de julho e agosto são interrompitos para uma pausa quando acontecem a 5ª e 6ª etapas do campeonato mundial de enduro no Canadá e nos Estados Unidos, e também porque o organizador realiza uma etapa do AMA Motocross em Unadilla - New Berlin.
A disputa entre os três primeiros colocados é muito grande e na minha visão só teremos a definição do campeão na última etapa. O inglês David Knight aumentou seu rendimento fraco no início do ano e já esta empatado na liderança do campeonato com o americano Charles Mullins, os dois somam 133 pontos. Mullins vencedor de somente uma etapa vem sendo o mais regular do campeonato. Knight venceu as duas últimas etapas e já soma quatro vitórias no ano.
O terceiro colocado é o também americano Barry Hank que é o atual vice-campeão da competição e forma dupla na equipe Yamaha com Mullins. Hank possui 128 pontos e está a somente cinco pontos dos líderes.
Depois de vencer sete vezes a competição nos quadriciclos, Hank que já foi por duas vezes vice-campeão nas motos, deve estar guardando este ano uma carta na manga para superar o inglês bi-campeão mundial de enduro. A disputa promete esquentar.
Valeu!
Felipe Zanol é tetracampeão brasileiro de enduro, bicampeão brasileiro de cross country e atualmente integra a equipe Husqvarna / Imocx Racing. Além dos vários títulos nacionais este piloto mineiro já competiu em 3 edições do ISDE (principal competição do enduro mundial), onde conquistou a medalha de prata.Contato:
zanolfelipe@ig.com.br