X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

9ª e 10ª et Brasileiro de Enduro FIM - Patrocínio - MG
Publicado em: 12/07/2007
Clique e saiba mais

Patrocínio: O paraíso das trilhas 
Texto e fotos: Fred Mancini


Gregório Caselani


Felipe Zanol
Fim de semana de muito sol durante a realização da 9ª e 10ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, válidas também pela 2ª e 3ª etapas da Rinaldi Minas Cup (Campeonato Mineiro). Mais uma vez, a cidade mineira de Patrocínio mostra sua vocação para receber este tipo de evento. 

Clique e veja mais imagens da prova

Além de oferecer toda infra-estrutura necessária, Patrocínio oferece também inúmeras trilhas com grande variedade de pisos, de vegetação e de relevo. Localizada no Cerrado mineiro, a cidade produz e exporta um café de altíssima qualidade. E se não bastasse, o município possui ainda inúmeras nascentes, que lhe conferem o título de Estância Hidromineral. Diante de tantos atributos, e sem desmerecer o autêntico cafezinho mineiro, merece destaque a qualidade e variedade das trilhas. Essa característica da região, permite que numa mesma prova tenhamos trechos com muitas subidas e pedras soltas, trechos planos com bosques e terra fofa, trechos com água, com terra batida, mata fechada e tudo mais que faz a alegria dos pilotos. Enfim, um lugar ideal para o motociclismo off-road. Diante disso, Patrocínio é a única cidade que recebe duas etapas de campeonatos nacionais em modalidades diferentes. Enduro de Regularidade e Enduro F.I.M. A Rinaldi Minas Cup (Mineiro de Motocross) também faz parte do calendário de eventos da cidade.

Percurso 


Manuel Francisco de Jesus
O Espaço Cultural da cidade, uma área construída pela prefeitura para abrigar vários eventos esportivos como motocross, bicicross, kart, entre outros, serviu de base para pilotos e equipes. A pista de motocross foi especialmente preparada para o evento, e a organização reservou algumas surpresas para os pilotos já na primeira especial (Cross Teste). Colocou duas carcaças de carros para servirem de obstáculos, espalhou seções com toras de madeira e pneus, preparou um pequeno trecho com muita lama e ampliou a pista com "chicanes" entre uma alameda de árvores, proporcionando um bom espetáculo para o público. 

A segunda especial (Enduro Teste), foi montada no Hotel Fazenda Recanto da Serra. Esta especial possuía trechos de alta em um pasto com vegetação rasteira e trechos mais travados, em uma floresta de seringueiras com trilha estreita e sinuosa. Em seguida passava pelo curral da fazenda e terminava em uma outra pista de motocross, com saltos menores que a primeira e muitas curvas. 


Thiago Mendonca Veloso
Seguindo para o Enduro Teste 2 (ou XT "Extreme Test"), os atletas puderam apreciar as belezas e dificuldades do Cerrado. A trilha conhecida como "Subida do Barro Preto" é muito técnica e começa após a travessia de um rio, passa por uma pequena trilha estreita dentro de uma mata e em seguida percorre um terreno íngreme, com muitas pedras soltas - muitas mesmo - de todos os tamanhos. 

Estes três trechos, juntamente com os respectivos deslocamentos, fizeram o percurso deste ano. No primeiro e segundo dias de prova, os pilotos percorreram o percurso por duas vezes em voltas diferentes, para aproveitar melhor as especiais próximas da cidade. 

Duas Etapas 

Apesar de serem disputadas duas etapas durante o final de semana - 9ª no sábado e 10ª no domingo - a premiação leva em conta o resultado geral nos dois dias. O sol forte e o ar seco (característicos desta época do ano) prometiam ser mais um obstáculo para os atletas, que no sábado pela manhã se reuniram no Espaço Cultural da Cidade. Após a execução do Hino Nacional, os primeiros pilotos pegaram suas motos no parque fechado para iniciarem a competição. Após seis horas de muita trilha e velocidade, retornaram ao local da largada, encerrando as 9ª etapa. Às 20:00 horas, durante a divulgação do resultado, pilotos ,equipes e organizadores assistiram às imagens do dia em um telão. 


Clique e veja mais imagens da prova

Resultado Geral 


Vítor Siqueira
No segundo dia de disputas, mais duas voltas e seis horas de duração. Os primeiros pilotos retornaram para o Espaço Cultural às 14:00 horas e às 15:00 quem se dispusesse, poderia disputar o "Desafio Motostreet Super Prime". Vinte pilotos entraram na pista, e os principais nomes da competição marcaram presença. De três a cinco pilotos se alinhavam para disputar duas voltas, somente na pista de motocross. Após várias baterias eliminatórias, Felipe Zanol ficou com a primeira posição, com direito a podium, troféus e brindes. Jean Pierre Buttazzi ficou com a segunda e "Ike" Klaumann com a terceira. 

Após esta disputa que serviu mais como confraternização entre pilotos e espetáculo para o público, foi divulgado o resultado que realmente interessava. 

Na categoria A (para motos 2T até 125cc e 4T até 250cc), com dois primeiros lugares, Gregório Caselani (de Caxias do Sul -RS) era a imagem da satisfação. Sorriso estampado no rosto, Caselani - que não teve uma boa atuação nas primeiras etapas do campeonato - comemorava também a sua recuperação na disputa pelo título, e mais ainda, o seu tempo nas especiais está bastante próximo ao dos principais pilotos do Brasileiro (Zanol, Nielsen e "Ike" Klaumann da categoria B). 


Ikê Klaumann
Em Patrocínio, o piloto destacou que o preparo físico foi fundamental para sua boa atuação. Outros pontos que mereceram elogios de Caselani foram o alto nível técnico da etapa, a excelente infra estrutura e organização. Com um segundo lugar no sábado e um terceiro no domingo, Humberto Cadori Filho (de Itapema - SC) subiu no segundo lugar do podium. A terceira posição, ficou com Silvio Pelegrini (de Três Pontas -MG) que conquistou o quarto lugar no sábado e o segundo no domingo. Em quarto lugar no resultado geral, Daniel dos Reis ( de Patrocínio) garantiu a posição com um terceiro lugar no sábado e um quinto lugar no domingo. A quinta posição foi para Flávio de Castro Diniz (de Belo Horizonte -MG) que no sábado ficou em quinto e no domingo em quarto lugar. 

Vencedor na categoria B (para motos 2T acima de 175cc e 4T acima de 251cc), o tetra campeão brasileiro Felipe Zanol (de Belo Horizonte -MG) venceu as duas etapas e conseguiu uma boa vantagem no campeonato. Segundo Zanol, que disputou duas etapas do mundial na Europa, os bons resultados da temporada (nove vitórias em dez etapas) são reflexo da dedicação e do profissionalismo com que sempre pautou sua carreira. Outro fator fundamental, segundo ele, é a estrutura e o suporte que tem na sua nova equipe a Imocx Racing. 


Nielsen Bueno


Jackson Feubak
Para o líder do campeonato, esta foi a melhor prova já realizada em Patrocínio e a qualidade técnica da etapa já é conhecida pelos pilotos. Zanol afirmou ainda que se sente confortável neste tipo de trilha,com pedras e relevo acidentado, pois seu treinamento é feito em uma região com características parecidas. 

Com dois segundo lugares, "Ike" Klaumann (de Rio Negrinho -SC) ficou em segundo também no resultado geral. "Ike" destacou a variedade e a dificuldade das trilhas, que para ele exigiram muito dos pilotos e de suas motos. Sua principal dificuldade foram os saltos e curvas das pistas de motocross. 

Terceiro nas duas etapas e no resultado geral, Nielsen Bueno (de Bueno Brandão -MG) chegou a Patrocínio com mais de dez dias sem treinar devido a uma forte gripe. Mesmo andando bem na primeira volta, o piloto sentiu o desgaste físico na volta final e não conseguiu superar os dois primeiros colocados. Nielsen foi mais um piloto que apontou as qualidades da etapa mineira. Para ele esta é a etapa mais técnica do campeonato e a cidade merece os parabéns. 

Na quarta posição (4º lugar nos dois dias), ficou o piloto Jackson Feubak (de Biguaçu -SC) e na quinta colocação- 5º lugar nos dois dias - ficou Guto Klaumann (de Rio Negrinho -SC). 


Guto Klaumann
O vencedor da categoria C (Over 35) foi Manuel Francisco de Jesus (de Atibaia -SP), que ficou em terceiro no sábado e em primeiro no domingo. Paulo Sérgio Pelegrini (de Três Pontas - MG), com um quarto lugar no sábado e um segundo no domingo, conseguiu a segunda colocação no resultado geral. O piloto de Patrocínio, Marcos Gerald dos Reis ficou em terceiro no resultado geral após conseguir um segundo lugar no sábado e um quarto lugar no domingo. A quarta colocação ficou com Jean Pierre Buttazzi Júnior (de São Paulo -SP) que ficou com o quinto tempo no sábado e o terceiro no domingo. Fechando o pódium da categoria, o quinto lugar ficou com Andrey Silveira (de Florianópolis-SC) que chegou em primeiro no sábado e não pontuou no domingo. 

Na categoria D (motos nacionais), os cinco primeiro colocados repetiram as posições no sábado e no domingo e com isso o resultado geral foi o seguinte: Thiago Mendonça Veloso (de Três Pontas -MG) ganhou as duas etapas e ficou com a primeira colocação. Com dois segundos lugares, Fabiano Gonçalves Paiva (de Patrocínio - MG) ficou com o segundo também na colocação geral. Em terceiro nas duas etapas e no resultado geral ficou Fernando Valandro (de São Bento do Sul -SC), seguido por Francisco Dios Carril (de São Paulo - SP) em quarto e Guilherme Caixeta Maia (de Patrocínio - Mg) em quinto. 

Na categoria E, o jovem piloto Vitor Pinheiro Ciqueira (de São Bernardo do Campo - SP) venceu os dois dias e atribui o resultado ao treinamento forte que vem fazendo e ao bom preparo físico, fundamental nesta etapa. Atrás dele, com dois segundos lugares, ficou Luciano Milazzo Ribeiro (de Goiânia - GO). Terceiro lugar nos dois dias, Daywson José de Souza (de Formiga -MG) ficou em terceiro no resultado geral. Em seguida, na quarta posição, chegou Alessandro Almeida (de Goiânia -GO) e na quinta posição Fabiano Figueiredo Arantes (de Belo Horizonte -MG). 

Nas categorias denominadas "Light" (F,G,H), os pilotos fazem um percurso mais tranqüilo que o das demais categorias e não pontuam no Campeonato Brasileiro e na Rinaldi Minas Cup. É uma oportunidade para pilotos locais e de outras regiões do Estado conhecerem a modalidade. Mesmo sem pontuar, seus tempos são cronometrados e a premiação é a mesma das outras categorias. 

Nas três categorias, venceram pilotos de Patrocínio. Na F (importada "Light"), o vencedor foi Romeu César Ferreira. Na categoria G (ou nacional "Light") o primeiro lugar ficou com Sirley Machado. O vencedor da categoria H (ou local "Light") foi Thiago Souza Alves. 


Felipe Zanol comemorando mais uma vitória no Brasileiro de Enduro
A aptidão da região para o motociclismo off-road, o alto nível técnico das trilhas e a organização impecável da prova, foram características destacadas por pilotos de várias categorias e idades. Dos profissionais aos estreantes. Esta quase unanimidade, confirma o sucesso da parceria entre os organizadores, a Prefeitura Municipal e os empresários locais que se unem para realizar etapas de alto nível. 

Esta prova contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal (Adm. 2005/2008), Pneus Rinaldi, Aramoto - Revenda Honda, R1 Motos e Motores - Revenda autorizada Stihl, Hotel Fazenda Recanto da Serra, SOS Lar - atendimento emergencial, Hospital Med Center, navegadores Compass, Minas Palace Hotel, Minas Hotel, Restaurante Jamaica, Motostreet Racing, IPHS - Medicina Laboratorial, Editora Reggraf e Água Mineral Ingá. 

Veja também a cobertura completa do Brasileiro de Enduro aqui no MotoX:
- Matéria e resultados da 7ª e 8ª etapas do Brasileiro de Enduro FIM
- Matéria e resultados da 5ª e 6ª etapas do Brasileiro de Enduro FIM
- Matéria e resultados da 3ª e 4ª etapas do Brasileiro de Enduro FIM
- Matéria e resultados da 1ª e 2ª etapas do Brasileiro de Enduro FIM
    
Resultados

Categoria : A
01 Gregorio Caselani - 50 pontos
02 Humberto Cadori Filho - 36 pontos 
03 Silvio Pedro de Oliveira Pelegrini - 33 pontos
04 Daniel dos Reis - 27 pontos
05 Flavio de Castro Diniz - 24 pontos
Categoria : B
01 Felipe Augusto Miranda Zanol - 50 pontos
02 Sergio Henrique Klaumann - 40 pontos
03 Nielsen Paraiso Bueno - 32 pontos
04 Jackson Feubak - 26 pontos
05 Sergio Augusto Klaumann - 22 pontos
Categoria : C
01 Manuel Francisco de Jesus - 41 pontos
02 Paulo Sergio Pelegrini - 33 pontos
03 Marcos Gerald dos Reis - 33 pontos
04 Jean Pierre Buttazzi Junior - 27 pontos
05 Andrey Alexandre Silveira - 25 pontos
Categoria : D
01 Thiago Mendonca Veloso - 50 pontos
02 Fabiano Goncalves Paiva - 40 pontos
03 Fernando Valandro - 32 pontos
04 Francisco Dios Carril - 26 pontos
05 Guilherme Caixeta Maia - 22 pontos
Categoria : E
01 Vitor Pinheiro Siqueira - 50 pontos
02 Luciano Milazzo Ribeiro - 40 pontos
03 Daywson Jose de Souza - 32 pontos
04 Alessandro Almeida - 26 pontos
05 Juliano Figueiredo Arantes - 21 pontos 
             
Imagens Relacionadas:
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM
Bandeirantes Off-Road 2007 - Brasileiro de Enduro FIM





© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet