X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Mundial de Hard Enduro 2022 - Minus 400 - Israel - 1ª etapa
Publicado em: 09/04/2022
Clique e saiba mais

Mario Roman domina a abertura em evento onde calor e técnica nas pedras foram determinantes
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Future7Media

Um dos pontos mais interessantes do Mundial de Hard Enduro é a diversidade das provas. Cada evento tem não apenas um personalidade única, mas também seu formato próprio. A temporada 2022 começou com uma nova prova em Israel, o Minus 400 deu início ao campeonato com 8 etapas programadas entre abril e outubro.


EnduroCross no final do primeiro dia


As provas aconteceram em três dias durante a semana, de 5 a 7 de abril.

1º Dia - Leonardo Urban Race


Minus 400 abriu o Mundial de Hard Enduro em Israel

As provas consistiram em uma classificatória matinal de duas voltas em um percurso urbano de 14 km.  Os 30 mais rápidos classificariam para o superenduro à tarde.

Pela manhã o calor do deserto e longas seções de pedras deram o tom da competição. Com o tempo de 23m28s o sul-africano foi o primeiro colocado com pouco mais de meio minuto de vantagem sobre o italiano Mario Roman.


Pedras de todos os tamanhos marcaram o percurso por todo o evento

Após duas semifinais o deu a lógica no SuperEnduro, disputado já ao por do Sol. O atual campeão mundial da modalidade Billy Bolt liderou a prova e venceu a bateria de 13 voltas a frente de Mario Roman e Alfredo Gomez. O piloto local de apenas 18 anos Suff Sella surpreendeu alguns dos favoritos com a quarta posição, equanto o vencedor da Manhã Wade Young ficou com a quinta posição.

2º Dia - Yochananof Desert Prologue


Wade Young foi o mais rápido no segundo dia

O segundo dia apresentou aos pilotos um percurso de 18 km misturando cross-country com enduro extremo  cruzando o deserto e pedras. A expectativa inicial era de que a prova durasse cerca de três horas, mas as temperaturas próximas a 50º que resultaram numa tempestade de areia forçaram a organização a reduzir a prova para apenas uma volta.

Com as condições difíceis na região do Mar Morto, preparo físico e conservação de energia foram pontos chave na vitória de Wade Young, que trouxe o companheiro na equipe Sherco Mario Roman na segunda posição. Billy Bolt foi o terceiro colocado seguido de Graham Jarvis e do polonês Dominik Olszowy

3º Dia - Minus 400 Corrida Final


Disputa entre Billy Bolt e Mario Roman no Jardim de Pedras

Com a temperatura um pouco mais amena, mas ainda muito quente, o dia decisivo começou com Wade Young na frente em um percurso de aproximadamente 75 km. O sul-africano liderou a primeira metade da prova com Billy Bolt e Mario Roman na sequência. Após o posto de serviço os três saíram juntos e conforme o terreno foi ficando mais técnico, Young perdeu ritmo em relação aos outros dois e ficou para trás.

Foi na transposição do "Jardim de Pedras" que Roman fez a manobra decisiva e tomou a liderança de Bolt. Assumindo o comando da prova, o espanhol ainda conseguiu abrir uma vantagem de sete minutos.


Wade Young penou na fase final do evento

A fase da pedreira foi particularmente cruel com Young, que cometeu vários erros e perdeu posições para Graham Jarvis e Alfredo Gomez. O britânico, que começou a prova em modo de contenção, avançou na fase final onde os trechos mais difíceis fizeram a diferença, e comemorou o terceiro lugar em sua primeira competição após a lesão no joelho ano passado.


Mario Roman

Mario Roman: "Ah cara, foi incrível conseguir essa vitória. Que começo de temporada! No geral, a corrida foi muito boa para sua primeira edição. Todos os três dias foram difíceis com o terreno e o calor. Hoje foi uma batalha. Larguei em quarto e concentrei-me no meu próprio ritmo. Na parte mais técnica eu os alcancei e depois da parada de servoço continuei. Nas principais seções finais, fiz a diferença e ganhei!"


Billy Bolt

Billy Bolt: "Foi um começo de temporada muito exigente, com certeza. Depois de uma temporada completa de superenduro, eu estava um pouco despreparado para vir aqui. Considerando o pouco tempo que passei nos dois tempos antes de Israel, estou feliz com o segundo. No ponto de serviço, pude ver que os pneus de Mario e Wade estavam em melhores condições, então sabia que só precisava me segurar na chegada para garantir um resultado no pódio."


Graham Jarvis

Graham Jarvis: "Foi ótimo voltar às corridas e ainda melhor terminar no pódio. Foi um longo caminho de recuperação. A parte inicial da corrida de hoje foi rápida e eu não estava confortável para acompanhar os caras da frente - ainda fico pensando no meu joelho. Mas depois do ponto de serviço eu me acomodei e comecei a progredir. A seção de pedras no final foi a decisiva e eu fiz ultrapassagens para o terceiro."


Pódio com Billy Bolt, Mario Roman e Graham Jarvis


A próxima etapa acontece em seis semanas com o Xcross Hard Enduro Rally, na Sérvia entre 18 e 21 de maio.


Vídeos







Resultado Minus 400

P. Piloto Nome País Moto Pts
1 ROMAN Mario Espanha Sherco 20
2 BOLT Billy Reino Unido Hus 17
3 JARVIS Graham Reino Unido Hus 15
4 GOMEZ Alfredo Espanha GASGAS 13
5 YOUNG Wade África do Sul Sherco 11
6 KABAKCHIEV Teodor Bulgária Hus 10
7 OLSZOWY Dominik Polônia GASGAS 9
8 WALKNER Michael Áustria GASGAS 8
9 CYPRIAN David Rep Tcheca KTM 7
10 MORET Francesc Espnaha Rieju 6
11 SELLA Suff Israel KTM 5
12 FERNANDEZSERRA Marc Espanha GASGAS 4
13 GAKHELADZE Giorgi Georgia KTM 3
14 GOMEZ Sandra Espanha GASGAS 2
15 ZSIGOVITS Norbert Hungria KTM 1


Mundial de Hard Enduro Minus 400



Mundial de Hard Enduro Minus 400









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet