X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Coluna do Zanol

Nova equipe, novo país, novos desafios
Publicado em: 23/01/2008
Clique e saiba mais

Coluna do Zanol
Por Felipe Zanol - Fotos: Luiz Fernando Gondim


Felipe Zanol já está na Europa onde competirá pela equipe CRN-Motofundador


Durante a pré-temporada Zanol esteve na Espanha fazendo um curso de pilotagem na Everts MX School
Olá amigos do MotoX, contarei nessa coluna as novidades que tenho para 2008. Tive uma mudança muito grande em relação ao que estava programado para esta nova temporada. Após a ótima temporada que tive em 2007 correndo pela equipe Imocx Racing-Husqvarna, pela qual venci o Campeonato Brasileiro de Enduro, o Brasileiro de Cross Country, o Mineiro de Enduro e a Copa Pakato de Enduro, decidi não defender os títulos e partir para um novo desafio. 

Veja também: Felipe Zanol estréia com vitória no Português de Enduro

Depois de oito anos correndo como profissional no Brasil, resolvi correr o Campeonato Mundial de Enduro. Fui convidado pela equipe portuguesa CRN-Motofundador, para correr o Campeonato Português, o Espanhol e o Mundial de Enduro. Andarei com uma Yamaha YZ 450F na categoria E2 e terei como companheiro de equipe o Português Fernando Ferreira na categoria E1. 

O convite surgiu depois de correr as duas últimas etapas do Campeonato Mundial de Enduro na Eslováquia e na França em 2007, nas quais fiquei em 14º e 12º lugar respectivamente. Depois de muita negociação e várias possibilidades, consegui o apoio de algumas empresas nacionais para esse novo desafio (ASW, MR Pro, Print Press e Água Mineral Ingá) e consegui junto a CRN-Motofundador viabilizar minha permanência durante o ano. Gostaria de aproveitar para agradecer as pessoas que confiaram no meu trabalho e decidiram me apoiar em 2008 e principalmente ao Rui (CRN) e ao Tosé(Motofundador). A cidade que irei morar chama-se Guimarães e fica a 70 km de Porto, região norte de Portugal. 


O piloto brasileiro vai morar na cidade de Guimarães que fica a 70 km de Porto, região norte de Portugal


Mundial de Enduro, Campeonato Português e Espanhol, os novos desafios do penta-campeão brasileiro
Estou treinado forte para a abertura do Campeonato Português que acontece no dia 28 de janeiro na cidade de Gouveia. Ainda não me adaptei totalmente a moto, mas com a seqüência de corridas pegarei o ritmo. Infelizmente, durante os dez meses que permanecerei na Europa terei que deixar de ministrar os cursos de pilotagem que estava realizando há três anos, mas assim que tiver uma oportunidade retorno ao Brasil para ministrar cursos e quem sabe correr uma etapa do Campeonato Brasileiro. 

Encarei esse novo desafio como uma experiência pessoal e profissional única, pois há vários anos tinha o sonho de correr o Campeonato Mundial todo por uma equipe profissional como a que estou competindo. Sinto-me muito feliz de estar encarando esse novo desafio, mas um pouco triste por estar longe da família e dos amigos, sei que esse ano será tudo novo e espero conseguir bons resultados nas corridas aqui na Europa. As dificuldades aparecerão, mas quanto maior o desafio maior é a conquista.
A partir desse mês estarei atualizando meu site com informações sobre treino e corridas aqui na Europa, colocarei alguns vídeos também para que todos possam acompanhar minha rotina por aqui. 

Dakar 


Brasileiro está em fase de adaptação à sua nova moto, a Yamaha YZ 450F
Ao chegar a Porto (Portugal) no início de janeiro, fiquei sabendo de uma triste notícia sobre o motociclismo off road. Depois de 30 edições, pela primeira vez, um dos maiores eventos esportivos do mundo foi cancelado. O Rally Lisboa-Dakar que tinha sua largada prevista para o dia 5 de janeiro, teve que ser cancelado devido a ameaças terroristas e por uma forte pressão do governo francês (clique e confira mais detalhes). Não entendi como uma prova dessas proporções pôde ser cancelada no dia do prólogo sem maiores explicações. 

Os prejuízos são incalculáveis para equipes, pilotos e patrocinadores, pois a maioria se prepara o ano inteiro e investe tudo que tem para disputar o Rally. A organização afirma que os valores giram em torno de 22 milhões de Euros, mas acho que ultrapassa isso em muito. Acho que a organização tem que achar um forma de diminuir os prejuízos e encontrar uma forma segura de realização do evento no próximo ano.

Felipe Zanol é penta-campeão brasileiro de enduro, bi-campeão brasileiro de cross country e atualmente integra a equipe CRN-Motofundador em Portugal. Além dos vários títulos nacionais este piloto mineiro já competiu em 4 edições do ISDE (principal competição do enduro mundial), onde conquistou a medalha de prata.






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet