X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Editorial

Uma Breve Retrospetiva Sobre 2004 e a Expectativa em Anaheim
Publicado em: 08/01/05
Clique e saiba mais

Editorial 08 Janeiro



fotos: Supercross.com


2004 - Uma Pequena Retrospectiva

E 2004 já se foi. 2005 já começou. É, conforme a idade vai avançando parece que passa cada vez mais rápido! Hora de traçar novos planos, novas metas e olhar para o futuro com entusiasmo. Hora também de relembrar os bons (e maus) momentos do ano passado.

No Brasil tivemos um ano de maturidade no esporte. O Motocross se firmou como principal modalidade do motociclismo brasileiro com um campeonato nacional cada vez mais organizado e bem estruturado. Jorge Balbi Jr. foi mais uma vez o grande destaque não só por dominar o campeonato, mas também por pontuar na etapa final do AMA Motocross, algo impensável para os brasileiros até então. A 125 apresentou grande equilíbrio e uma nova geração que veio da 80 já brigando pela ponta. Kristofer Florenzano conquistou o título com méritos, apenas teve sua comemoração atrasada pelo tapetão graças aos recursos da equipe rival. A categoria Open foi a que mais cresceu com a entrada de mais grandes nomes como Milton Chumbinho Becker e Eduardo Saçaki além da participação de um número cada vez maior de pilotos. As categorias de base continuam a funcionar revelando novos talentos tanto na 60 como na 80.

Por falar em categoria de base tivemos também o segundo ano do Brasileiro de Motocross 50cc com quatro etapas e o encerramento com uma prova exclusiva para garotada em Mogi das Cruzes. Quem sabe no futuro tenhamos provas como o Loretta Linn´s nos Estados Unidos, a principal prova amadora de lá que reúne mais de 1200 pilotos todo ano e já revelou nomes com Jeff Emig, Ricky Carmichael, James Stewart e mais recentemente Mike Alessi entre outros.

Devido ao tamanho continental de nosso país a participação para pilotos privados em todo o Campeonato Brasileiro é cara e em muitos casos se torna inviável. Pensando nisso as Federações do Sul criaram o Campeonato Sul Brasileiro que em 2004 teve apenas uma etapa, mas já tem planos para crescer em 2005. Um exemplo que poderia ser seguido por mais Estados do país, principalmente no Nordeste que carece de um Campeonato forte.

Entre os Campeonatos Estaduais São Paulo continua como o mais "rico" em matéria de patrocínio e número de pilotos. Santa Catarina também merece destaque pela organização e a tradição de formar novos pilotos. Destaque também para os os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia.

Quem também cresceu muito em 2004 foi o Arena Cross, série que percorreu o Estado de São Paulo e em 2005, com a chegada da TV aberta em Rede Nacional promete crescer ainda mais.

Provas e campeonatos regionais também pipocaram pelo país. Aqui em São Paulo, onde acompanhamos mais de perto, tivemos mais uma boa edição do Campeonato Amador. Outros Campeonatos que merecem destaque foram a Copa Leste de Motocross e também a Copa Salto de Pirapora.

Novas Modalidades - O Veloterra, muito popular no Sul do país, vem aos poucos conquistando espaço nas demais regiões. Mas foi o Supermoto, embalado pelo sucesso no exterior, que vem chamando bastante atenção e em 2005 terá seu primeiro Campeonato Brasileiro.

Rally e Enduro - O Rally continuou a pleno vigor, empurrado principalmente pelo excelente Rally dos Sertões que a cada ano conquista mais espaço na mídia. Neste momento Jean Azevedo leva nossa bandeira brigando para figurar entre os "top 10" do Rally mais difícil do Mundo, o Dakar.

Já o enduro teve uma temporada meio morna. Depois do bom ano de 2003 animado com os Six Days em Fortaleza, a temporada de 2004 deu uma esfriada e contou com número reduzido de participantes. Já o Regularidade, que quase morreu há alguns anos vai aos poucos retomando a força e contou com boas provas durante o ano.

Freestyle - Foi um ano de evolução. Seguindo o pioneiro Jorge Negretti, várias equipes por todo o Brasil montaram suas estruturas e realizam shows semanalmente. No final do ano Negretti foi o responsável por trazer a modalidade de volta à TV com um excelente evento dentro do Ginásio do Ibirapuera.


MotoX 

Vamos falar um pouco sobre nós mesmos(!?!?).Comemoramos em 2004 um crescimento acima de 50% no número de visitas e "pageviews" mensais. Nunca cobrimos tantas provas como no ano passado. E o conteúdo editorial aos poucos volta a ser fortalecido com mais entrevistas e testes de motos.

Nosso time de colunistas e colaboradores também cresceu, inclusive essa semana o Dr. OffRoad publicou uma matéria interessantíssima sobre os cuidados com o coração.

Sabemos que temos falhas e muito ainda a melhorar, mas aos poucos procuramos cumprir nossos objetivos. Estamos trabalhando para viabilizar novas sessões e cada vez mais conteúdo para você.

A foto nos classificados, uma antiga reivindicação de nossos usuários, finalmente foi implantada. Desenvolvemos também um novo sistema de conteúdo que vai agilizar a publicação das matérias. 2004 foi ainda um período de transição com o sistema novo e o antigo funcionando paralelamente. Em 2005 todo o conteúdo virá no novo sistema, o que facilitará uma melhor distribuição entre as diversas sessões do site, além de possibilitar a implantação da busca por artigos.


Anaheim, Anaheim...


foto: Tony Scavo
Estamos a poucas horas de uma das provas mais aguardadas de todos os tempos. Na imprensa especializada internacional não se fala em outra coisa a não ser a esperada disputa entre Chad Reed, Ricky Carmichael e James Stewart. Você já fez sua aposta?

Para aumentar o supense e a expectativa o tempo está bastante instável na região e a previsão para esse Sábado é de chuva. (epa! esquecí de incluir o Tortelli e o Vuillemin na enquete...). Os treinos de sexta-feira também foram cancelados. O que significa que os pilotos terão pouco tempo de contato com a pista.

Algumas das frases publicadas durante a semana:

Carmichael: "Anaheim é apenas mais uma prova para mim. Definitivamente quero ir bem, mas meu objetivo é chegar em (Las) Vegas (final do Campeonato) ou talvez antes com o campeonato no bolso."

Ainda Carmichael: Sobre Chad Reed: "Quero vencê-lo. Especialmente porque ele me deu pau nas seis últimas provas de Supercross em 2003. Tenho minhas desculpas para isso, mas realmente estou esperando o desafio e tenho certeza que ele também."

Chad Reed: "Ano passado vencí, mas as pessoas questionaram porquê Ricky não estava lá. Sinto que este ano tenho algo a provar e acho que posso vencer, esteja o Carmichael lá ou não."

James Stewart: "Estou vivendo para 8 de Janeiro."

Kevin Windham: "Eu não mudei de equipe, não mudei de categoria e não fui campeão - cheguei perto, mas não fui. (por isso não estão falando de mim)

Jeremy McGrath: "Planejo largar na frente. Tenho que estar na frente em algum momento, melhor que seja na largada."

Jorge Balbi Júnior

Talvez o fato mais importante para os brasileiros seja a presença de Balbi em Anaheim. O piloto mineiro merece todos os créditos por investir do próprio bolso para correr atrás de seus sonhos. Poderia "confortavelmente" passar mais uma temporada aqui com todas as "regalias" e segurança de piloto da maior fábrica do país, mas ao contrário teve a coragem necessária para enfrentar o incerto e o desconhecido. Qualquer que seja o resultado de Balbi, ele merece antecipadamente nossos aplausos.

Na última vez que conversamos, (voltando da prova de Tubarão, SC) ele me disse não ter grandes expectativas quanto ao Supercross. Iria se inscrever em Anaheim e "sentir" a pista nos treinos. Caso não se sentisse preparado recolheria a moto e assistiria as provas, caso contrário seguiria em frente.

Disse também que gostaria de correr na categoria 125 lá, mas só se arrumasse esquema em alguma equipe. Se tivesse que correr por conta própria optaria (como efetivamente optou) pela categoria 250 com uma Honda CRF450, mais durável e de manutenção mais barata.

Anaheim, Últimas Notícias!!!

Quando estava finalizando este artigo as últimas sobre a abertura do americano é que a chuva não parou (e não deve parar). Parece que vai ser um festival de lama no estilo de Sevilha (Espanha) no final de 2003. A pista está toda coberta por plástico, mas a organização está pensando seriamente em não realizar os treinos diurnos e indicar, segundo alguns critérios de última hora (classificação do ano passado, ex-campeões, pilotos de fábrica, etc...) os 40 pilotos que disputariam o programa noturno. Essa medida seria tomada para evitar a destruição da pista, o que aconteceria caso os treinos e qualificatórias rolassem normalmente seguindo o regulamento.

Se isso se concretizar será devastador para a credibilidade do Campeonato, já que impedirá um batalhão de privados (incluindo Balbi) de tentar a sorte na prova. A opção pelo cancelamento ou adiamento da etapa parece distante, já que imprensa mundial está de olho nessa prova e jornalistas de todo o mundo estão no estádio para cobrir a prova.

Agora é esperar para ver...


Abraços e um ótimo 2005 a todos,

Lucídio Arruda






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet