X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Dr. Off Road

A Importância da Avaliação Médica do Motociclista
Publicado em: 05/01
Clique e saiba mais

Coluna Dr. Off Road - 4
Por: Dr. Alexandre Augusto Ferreira - Foto: Arquivo MotoX


O motociclismo off-road demanda grande esforço aos praticantes, por isso a importância de uma avaliação física

Após o lamentável fato ocorrido com o jogador de futebol Serginho do São Caetano, tem se discutido muito na mídia as razões que levaram um atleta profissional ter este fim trágico. Pensar que tudo não passou de uma infelicidade do acaso é ser muito ingênuo ou então muito irresponsável. Hoje no Brasil a medicina esportiva não perde em nada para nossos colegas lá fora, seja na competência e no nível profissional de nossos médicos, ou seja nos meios materiais com centros médicos e hospitais muitos bem estruturados para realizar todo tipo de avaliação que um atleta necessita, sendo assim não existe desculpa para o que ocorreu com o Serginho. 

Porém muito se tem falado dos atletas de futebol, dos riscos que estão sujeitos, quando na verdade toda atividade física mesmo aquela praticada por lazer requer cuidados quanto a uma avaliação física. 

No meu consultório existe uma procura grande de pessoas que querem iniciar atividade física, para todas sempre solicito uma bateria de exames e avaliação cardio respiratória, somente quando os exames estão prontos e não acusarem alterações que tragam risco eu os libero para a prática esportiva. 

No caso específico do Motociclismo muitas pessoas acham que pilotar uma moto não demanda muito esforço físico, que pelo fato do piloto estar sentado seu desgaste é menor que o de um jogador de futebol, pois engana-se quem pensa assim. Segundo uma pesquisa realizada pelo meu amigo e também articulista aqui no MotoX, o Professor Roberto César de Oliveira , o esforço físico que um piloto de motocross faz é semelhante ao de um jogador de futebol durante uma partida porém o piloto mantém seus batimentos cardíacos com uma freqüência elevada por muito mais tempo que um jogador, (esta pesquisa foi realizada medindo-se os batimentos cardíacos de pilotos de motocross durante etapa do campeonato paulista de 2002 ).

Isto quer dizer que o risco cardíaco para o atleta de motocross é igual ou maior que o de um jogador de futebol. Com estes dados fica fácil imaginar o quanto é importante para todos aqueles que participam de provas no motociclismo, seja motocross, enduro, cross country, motovelocidade etc.. ter uma avaliação completa com um médico especialista em medicina esportiva , mesmo para aqueles que realizam brincadeiras de final de semana é importantíssimo esta avaliação e não importa a idade jovem ou adulto, mas principalmente aqueles que passaram dos 30 anos. Estas avaliações devem ser realizadas pelo menos 1 vez por ano. 

Na literatura médica não se encontra muitas informações sobre morte súbitas em atletas das duas rodas porém o ano passado aqui no Brasil, durante o Six Days, tivemos um caso com um piloto da equipe Inglesa que sofreu um enfarte durante a prova quando o mesmo estava num trecho muito complicado que demandava muito esforço. Apesar de nossa equipe médica chegar rapidamente ao lugar onde se encontrava o piloto pouco se pode fazer devido a extensão do enfarte. No atendimento possuíamos todos os equipamentos à disposição, inclusive o disfribilador. 

Casos assim podem ocorrer em qualquer lugar e com qualquer atividade esportiva, e para evitar este tipo de problema é importante que se tenha as avaliações médicas em dia, somente assim podemos diminuir estes riscos. 


Um abraço.

Dr. Alexandre Augusto Ferreira
e-mail: dr.alexandreaugusto@terra.com.br

O Dr. Alexandre Augusto Ferreira, da Equipe Médica ASTRA, desde 1996 acompanha e presta atendimento aos pilotos nos Campeonatos Brasileiro e Paulista de Motocross.








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet