X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Dr. Off Road

Motociclismo: esporte de alta performance exige cuidados dos praticantes
Publicado em: 08/02/2008
Clique e saiba mais

Coluna Dr. Off Road 9 - Motociclismo: esporte de alta performance exige cuidados dos praticantes
Por Dr. Alexandre Augusto Ferreira - Fotos: Maurício Arruda / Arquivo MotoX


Uma avaliação médica deve ser feita todo ano com profissional capacitado, que deve ser um cardiologista 

Todo começo de ano surgem no consultório diversas pessoas que buscam por orientação médica para participar ou se iniciar em uma atividade física. Estas pessoas desejam praticar seu esporte predileto com segurança e querem orientações de como fazer isto da melhor maneira possível sem ter que sofrer lesões ou passarem por problemas mais sérios. Procuram por informações que vão desde o tipo de vestuário e calçado mais adequado até orientações específicas como a utilização de suplementos alimentares e adequação física, porém o foco principal destas consultas é sempre a avaliação sobre sua saúde e condição física e como preservá-la praticando a atividade esportiva que gosta. Cada esporte possui características próprias que acabam por definir um padrão que o atleta deve seguir de treinamento e condicionamento físico. 

No motociclismo não é diferente, além de sua capacitação técnica para conduzir a moto, o piloto também tem que se adaptar a um treinamento físico intenso para agüentar o grande esforço físico que é submetido durante uma prova, seja ela off-road ou de pista. Por estas razões os pilotos profissionais de motocross, motovelocidade, rally e enduro são considerados atletas de alto rendimento e como tal precisam de atenção especial com seu treinamento físico e com sua saúde. 

Já faz 12 anos que acompanho o circuito nacional de motocross e motovelocidade, além de diversas provas regionais de motociclismo e posso dizer que não são muitos os pilotos profissionais que buscam por um suporte principalmente com acompanhamento de um médico. Pude observar melhor esta condição quando a Confederação Brasileira de Motociclismo começou exigir dos pilotos atestado médico. Foram poucos os pilotos que realmente se dispuseram a fazer uma avaliação física completa com exames específicos para determinar a capacidade funcional do coração e sua condição física. Também observei que muitos pilotos, principalmente aqueles que correm em provas regionais ou somente em algumas etapas do circuito nacional, nunca fizeram qualquer tipo de avaliação médica para saber se tem algum problema de saúde que pode se agravar ou surgir com o esforço físico. 

Estudos realizados durante competições de motocross indicam que os pilotos mantém uma freqüência cardíaca alta durante toda a prova, em um patamar muito próximo de sua freqüência máxima. Para conseguir manter estas condições sem ter problemas o piloto necessita de uma preparação física específica, pois a competição exige do mesmo uma excelente capacidade cardiovascular. 


Nunca ultrapasse seus limites busque sempre aperfeiçoar a técnica porém com segurança
Porém não são somente os pilotos que competem profissionalmente que necessitam de cuidados especiais com a preparação física e a saúde. Muitas pessoas utilizam a moto como lazer, e como diversos atletas de outras modalidades, praticam seu esporte preferido nos finais de semana. No caso das motos são pessoas que participam de eventos amadores de motocross, enduro ou então passeios em trilhas onde às vezes é difícil até andar a pé. A grande maioria nunca procurou um médico para fazer uma avaliação ou fez exames para determinar se existe algum risco em fazer esforços físicos. 

Muitos estudos apontam os riscos de se praticar qualquer atividade física sem uma avaliação adequada por profissional médico. Existem diversos registros de casos de mortes súbitas que acometem atletas de final de semana sendo que a grande maioria foi ocasionada por problemas cardiovasculares que poderiam ter sido diagnosticados em exames simples solicitados durante uma avaliação médica. No motociclismo profissional existem poucos casos relatados sendo que um dos mais recentes que me lembro ocorreu em 2003 no Brasil, eu participava da equipe médica do Six Days, e o piloto inglês Matt Bowden de 38 anos morreu de parada cardíaca após sofrer um infarto quando percorria um trecho muito difícil da prova. 

Para evitar problemas mais sérios todo piloto seja profissional ou amador deve ter em mente que a prevenção e os cuidados com a saúde são primordiais para o seu bem estar e que isto pode ser conseguido com a ajuda de profissionais da área médica e do desporto (médico, nutricionista, preparador físico, técnico, psicólogo, fisioterapeuta etc..)

Algumas dicas importantes:
- A avaliação médica deve ser feita todo ano com profissional capacitado que deve ser um cardiologista. Os testes ergométricos de esforço e exames laboratoriais são os mais solicitados, porém alguns centros especializados possuem exames mais complexos que mensuram a capacidade aeróbica através da analise de espirometria durante o exame ergométrico além de dosagem de lactato. 

- Quanto maior a idade maior é o risco de ter problemas que estão relacionados com os esforços físicos, principalmente em pessoas acima dos 30 anos. 

- Alimentação é um fator muito importante para um atleta de alto rendimento, deve ser balanceada e adaptada as necessidades do piloto, principalmente durante às competições, sendo assim a orientação de um nutricionista se torna muito importante. 

- A capacidade física que o piloto adquire se deve principalmente ao tipo de treinamento que realiza. Um preparador físico para acompanhar e orientar os treinos vai melhorar e muito o rendimento do atleta. Evite adaptar treinamentos de outros pilotos ao seu, cada pessoa é diferente da outra, o que pode ser bom para ele não é bom para você. 

- Qualquer lesão ou machucado pode se agravar com o tempo se não for bem cuidado, não deixe de procurar auxílio médico quando ocorrer algum trauma mesmo que você não ache a lesão importante, é mais fácil tratar um trauma recente que uma lesão crônica. 

- Nunca ultrapasse seus limites busque sempre aperfeiçoar a técnica porém com segurança. Sempre utilize os principais equipamentos de segurança seja nos treinos ou em provas. 

- Sempre priorize a sua saúde ela é fundamental para seu bem estar seja na prática esportiva ou no convívio social, evite usar qualquer tipo de droga para melhorar seu rendimento, pois as conseqüências são sempre desastrosas. 

- Comece o ano de 2008 diferente procure seu médico e faça um check-up.


Abraços,

Dr. Alexandre Augusto Ferreira
e-mail: dr.alexandreaugusto@terra.com.br

O Dr. Alexandre Augusto Ferreira, da Equipe Médica ASTRA, desde 1996 acompanha e presta atendimento aos pilotos nos Campeonatos Brasileiro e Paulista de Motocross.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet