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> Colunas > Nutrição Esportiva

Nutrição e estratégias para aumento do foco durante a prática do motociclismo
Publicado em: 26/02/2018

Guia MotoX de Nutrição Esportiva - quinto capítulo
Redação MotoX.com.br - Por Bernardo Starling - Fotos: Honda Bavo


Ken Roczen

Inspirado pelo ótimo retorno de Ken Roczen após uma gravíssima lesão que chamou a atenção de todos, na última matéria vimos formas de melhorar e prevenir a recuperação de lesões. Novamente, uma queda de Roczen e também mais recentemente o incrível tombo de Tim Gajser, assim como o acidente com Cole Seely na etapa do AMA Supercross neste fim de semana, fazem com que o tema desta matéria seja de grande relevância.

+ Veja também mais de 30 artigos no Guia MotoX de Preparação Física

Quem já viveu uma rotina de treinos sabe o quão importante é o estado de concentração durante os treinos e provas, e ver pilotos deste nível (com milhares de horas de treinamento e protagonistas dos melhores campeonatos do mundo) cometerem erros, muitas vezes considerados bobos, nos mostra como o fator concentração é extremamente importante durante a pilotagem.


Tim Gajser

Em um estudo muito interessante, Bedolla e outros pesquisadores analisaram os tipos mais comuns de quedas durante três fins de semana de competição da MotoGP. Eles identificaram que além do "correr a frente" ser o motivo mais frequente de tombos, ocorre em média uma queda a cada 10 horas de pilotagem em nível profissional. Com certeza, o fato de estar andando no limite não deixa de ser o ponto mais importante neste número impressionante, porém como vimos claramente no caso de Roczen, a desconcentração lhe trouxe um grande prejuízo.

Dificuldades em classificar o fator preponderante nas quedas de esportes radicais fazem com que praticamente não exista estudos nesta área, porém uma variedade de testes são feitos com questionários e práticas que visam avaliar o nível de atenção de um participante frente a algum estímulo. Uma prática interessante e muito vista nos campos de futebol americano é mascar chicletes de nicotina. Cientificamente, tanto o uso da nicotina (mesmo em cigarros) quanto o fato de mascar chicletes eleva o nível de controle motor fino e a capacidade de foco dos participantes. Este aumento de foco tem sido demonstrando por estudos de atividade cerebral, onde o ato de mascar qualquer coisa estimula a parte frontal do cérebro, área esta ligada a concentração nos seres humanos.


Cole Seely

A cafeína também pode ser usada como um elemento para aumento da atenção durante as provas e treinos. O ideal é ir testando a dosagem mais adequada para cada desportista, já que alguns atletas podem ter efeitos de euforia ao utilizar doses elevadas. A utilização de teanina, um composto encontrado no chá, principalmente no chá preto, pode ajudar neste equilíbrio. Estudos utilizando a cafeína + teanina têm mostrado um aumento significativo em execução de tarefas que exigem a concentração do participante. Assim, o chá preto (em doses de 400ml) pode ser uma ótima estratégia.

Na parte alimentar, o fato de estar bem alimentado e com os níveis de glicose estabilizados se mostra essencial. Para isto a utilização de boas fontes de carboidratos (como frutas, aveia, batata-doce, milho, maltodextrina) uma hora antes da pilotagem se faz necessário. Além disto, uma alimentação equilibrada onde as vitaminas e minerais estejam adequadas são essenciais, já que a deficiência de alguns destes nutrientes levará a um quadro de falta de concentração geral.

Todas estas estratégias visam um melhor aproveitamento da alta capacidade de concentração adquirida pelos pilotos durantes os treinos e assim podem ser bons aliados se inseridos em sua rotina.



*Para mais informações sobre artigos e literatura utilizada neste artigo entre em contato pelo e-mail: contato@bernardostarlingnutricao.com.br

Bernardo Starling é ex-piloto, campeão mineiro de motocross e supercross, nutricionista pós graduado em nutrição ortomolecular e nutrigenômica, mestre e professor em bioquímica.

bernardostarlingnutricao.com.br
facebook.com/bernardo.starling.5
bernardo.starling (Instagram)

Referências:
BEDOLLA, John et al. Elite motorcycle racing: crash types and injury patterns in the MotoGP class. The American journal of emergency medicine, v. 34, n. 9, p. 1872-1875, 2016.

GIESBRECHT, Timo et al. The combination of L-theanine and caffeine improves cognitive performance and increases subjective alertness. Nutritional neuroscience, v. 13, n. 6, p. 283-290, 2010.

HEISHMAN, Stephen J.; KLEYKAMP, Bethea A.; SINGLETON, Edward G. Meta-analysis of the acute effects of nicotine and smoking on human performance. Psychopharmacology, v. 210, n. 4, p. 453-469, 2010.




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