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>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Um treinador, dois candidatos ao título
Publicado em: 05/02/2015
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Ken Roczen deixa de treinar com Aldon Baker que segue trabalhando com Ryan Dungey
Redação MotoX.com.br - Por Edu Erbs - Fotos: Simon Cudby, Garth Milan e Divulgação


Largada da categoria 450 em Anaheim 3 em um interessante gate elevado

Pode-se dizer que Supercross é um dos esportes mais imprevisíveis do planeta. Com as altas penalidades que pequenos erros podem custar, ainda mais quando contamos com um pelotão de competidores de alto escalão como o que temos nesta temporada, o AMA Monster Energy Supercross vem dando um espetáculo a cada final de semana e lentamente o campeonato vai tomando forma, deixando claro quem veio pra ficar e quem está somente de passagem.

Um fator importantíssimo diz respeito às pistas e, mais do que nunca, o pessoal da Dirt Werx está dando um show esse ano, com muita criatividade e precisão.

Nas duas últimas provas, Oakland e Anaheim 3, não foi diferente. Oakland, além de um traçado técnico, é conhecido pelo terreno bem mais macio do que todas as outras etapas californianas e, por isso, é uma das favoritas para os pilotos que tem como base a costa leste, que apresenta um solo um tanto mais arenoso e macio do que os lados de cá. Devido a esta característica, Oakland foi apontada pelos pilotos como a prova mais dura do ano, devido às canaletas e aos buracos de frenagem espalhados por toda a pista.


Trey Canard brilhou com a vitória em Oakland

Veja também:
- Resultados, mais fotos e vídeos das corridas de Anaheim 3
- Resultados, mais fotos e vídeos das corridas de Oakland


Em Anaheim 3, Cole Seely estreou no pódio com a segunda posição da categoria 450
Em Oakland, mais uma vez os vencedores foram um pouco ofuscados por outros eventos que aconteceram durante as provas. Mas, com certeza, a vitória de Trey Canard foi muitíssimo merecida, e Malcolm Stewart aproveitou as encrencas de Cooper Webb para vencer pela primeira vez em sua carreira profissional.

Porém, como eu disse antes, os vencedores mais uma vez não foram o centro das atenções, mas sim o "atropelamento" feito por Tyler Bowers em Cooper Webb, e o erro de Ken Roczen, que encavalou um triplo e apesar de não ter tido nenhum tipo de lesão, perdeu pontos preciosos e a liderança do campeonato para Ryan Dungey.

Em Anaheim 3, a pista foi marcada por um interessante gate de largada, que foi elevado a um pouco mais de dois metros de altura, duas sequências de costelas, uma de areia, que foi palco de belas batalhas e, é claro, um pouco mais de drama entre as 250s.

Durante a final das 250s, Zach Osborne ficou preso no gate de largada devido a um problema no equipamento e depois de cinco voltas (e aparentemente inúmeras revisões feitas pelos oficiais) o diretor da prova resolveu fazer uma nova largada, deixando muita gente furiosa. Cooper Webb se mostrou bastante insatisfeito com a decisão, porém, o piloto acabou vencendo mais uma vez, com Jessy Nelson na segunda posição e o novato Aaron Plessinger subindo ao pódio pela primeira vez em sua carreira.

Dois concorrentes, um treinador


Ken Roczen (94) e Ryan Dungey (5) curiosamente dividiam o mesmo treinador até alguns dias atrás

Chega de provas. Vamos falar um pouco do que está acontecendo aqui nos bastidores do campeonato de maior prestígio no Mundo.

Depois de alguns boatos circulando nos pits pelas últimas semanas, o "divórcio" de Aldon Baker e Ken Roczen foi finalmente consumado. O alemão voltou a sua antiga rotina, tendo seu pai como treinador, o que muitos apontam como um grande erro do piloto.

É engraçado como a decisão de Roczen gerou um efeito dominó, que acaba envolvendo outros pilotos, pois com a abertura na agenda de Baker, um amigo que conhece bem os Dungeys, me disse que Ryan tomou o posto de piloto principal de Baker, e que a este ponto, o piloto está recolhendo seu acampamento da fazenda de Ricky Carmichael, na Flórida. Provavelmente o local será a nova base de Ken Roczen, já que Carmichael deixou bem claro que não concorda com a teoria de Baker de treinar pilotos de times diferentes, que são competidores diretos ao mesmo tempo.


Roczen desistiu da parceria com Aldon Baker e voltou a sua antiga rotina, tendo seu pai como treinador

Enquanto a poeira baixa, Ryan Dungey treina provisoriamente nas dependências de Davi Milsaps, mas os rumores indicam que o atleta estará de mudança pra Baker's Factory, que era a antiga instalação de Ryan Villopoto.

Bem, ao meu ver, acredito que cada pessoa se adapta a certos treinamentos de forma diferente, e muita gente apontou que o estilo "general" de Aldon Baker não funcionaria com Kenny por muito tempo, pois o piloto é conhecido por seus hábitos alimentares que nem sempre condizem com o habitual de um atleta do seu nível. Porém, eu concordo com a maioria das pessoas que dizem que Kenny cometeu um erro, pois se paramos pra pensar, nenhum treinador na história do esporte tem um currículo que chegue aos pés de Baker, que foi diretamente responsável por atletas como Carmichael, Villopoto e James Stewart.

Vídeo:



Outros fatos interessantes das últimas semanas:


Lesão no joelho tirou Dean Wilson do restante da temporada
- Dean Wilson sofreu a ruptura de dois tendões do joelho, enquanto treinava na semana passada, e está fora da temporada 2015.

- O mesmo triplo que estragou com a temporada de Kenny, tirou Broc Tickle da prova de Oakland. O californiano também ficou de fora em Anaheim 3 devido a dores que vem sentindo nas costas, mas promete voltar a rotina normal em San Diego.

- Falando em San Diego, este final de semana a etapa do AMA Monster Energy Supercross será realizada pela primeira vez no Petco Park, bem no centro da cidade. Um fato curioso é que até então, todas as provas deste ano foram realizadas em estádios de baseball, já que o antigo estádio onde era sediada esta etapa era sempre marcada como a primeira etapa em estádios de futebol.

- Brett Metcalfe há algumas etapas vem correndo com rodas dianteiras e traseiras de cores diferentes, e isso é devido a Factory Connection estar emprestando uma suspensão de fábrica para o piloto, que anteriormente era usada em uma Honda, estando aí a razão do cubo dianteiro vermelho na Suzuki do piloto.

Frase da semana:
"Life was a lot easier when black-berry and apple were just fruits"







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