X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

O primeiro espetáculo da temporada
Publicado em: 15/01/2015
Clique e saiba mais

Disputa entre Ken Roczen e Eli Tomac valorizou prova em Phoenix
Redação MotoX.com.br - Por Edu Erbs - Fotos: Garth Milan / Divulgação

A etapa no Arizona trouxe dois novos pilotos ao circulo de vitoriosos do Monster Energy AMA Supercross. Eli Tomac e Cooper Web subiram ao lugar mais alto do pódio com vitórias convincentes, após terem um sábado bem apagado em Anaheim.


Eli Tomac


Pódio 450 Phoenix
A pista de Phoenix, ao contrário de Anaheim, foi bastante técnica e, principalmente no início do dia, muito mais mole do que em outros anos, o que rapidamente transformou os paredões em canaletas. O aumento de umidade no terreno também ofereceu um pouco mais de tração do que nos outros anos, e o pessoal da Dirt Wurx não economizou no tamanho da seção de costelas que, com o 'espaçamento irregular', acabou dando trabalho para muito gente.

Outro fator que eu percebi, logo nas primeiras voltas, é que a pista exigiria muito preparo físico dos pilotos, principalmente entre as 250s, pois a linguagem corporal para contornar alguns obstáculos dava claros indícios do grau de dificuldade do traçado.

Veja também: Resultados, mais fotos e vídeos das corridas



Dean Wilson, Jason Anderson e Weston Peick

Entre as 450s, pudemos presenciar o primeiro espetáculo da temporada com a batalha entre Ken Roczen e Eli Tomac. Depois de fazer uma passada inacreditável em Roczen, que até então parecia ser imbatível, Tomac levou a melhor. Roczen foi, de certa forma, inteligente, pois sabia que até então tinha 25 pontos de vantagem sobre o adversário e decidiu não correr riscos desnecessários neste momento. Talvez seja uma impressão somente minha, mas Eli parece ser a 'kriptonita' do alemão e até o seu semblante no pódio é diferente quando a derrota é para Tomac.

Logo atrás, a briga pela última posição no pódio foi entre Weston Peick e Ryan Dungey. Com uma ultrapassagem nas últimas voltas, Dungey acabou levando a melhor, porém, Peick teve toda a atenção da mídia esta semana. Em primeiro lugar, é claro, pelo melhor resultado da sua carreira, mas também pelo fato que logo após ser ultrapassado por Ryan, ele acabou encavalando um triplo, o que resultou em uma fratura no pé, que necessitou de uma pequena cirurgia para inserir um parafuso e estabilizar o osso. Mesmo assim, Peick planeja alinhar no gate em Anaheim neste final de semana, pois ocupa a sexta posição no campeonato.


Largada 450

Jason Anderson também foi destaque na prova, pois depois de completar a primeira volta somente na 14ª posição, ele "atropelou" pilotos como Chad Reed, Justin Brayton e Andrew Short para terminar em uma respeitável sexta colocação.

Outro fator interessante entre as duas primeiras provas do ano, foi que em Anaheim 1, 20 dos 22 pilotos que alinharam no gate completaram 20 voltas, enquanto em Phoenix somente 17 chegaram ao mesmo número. Trocando em miúdos, teoricamente, uma pista mais fácil (A1) tem os tempos de volta bastante parecidos entre todos os pilotos, mas vemos menos ação e menos ultrapassagens, enquanto em uma pista mais técnica (Phoenix), assistimos mais ação e mais trocas de posição, o que no final das contas gera um melhor espetáculo para o público.


Jessy Nelson mantém a liderança na 250 Oeste


Malocolm Stewart
Entre as 250s, Cooper Web dominou absoluto e mostrou porque é um dos favoritos ao título. Malcolm Stewart contornou um início de noite difícil - com mais uma classificação via LCQ - conquistando o melhor resultado de sua carreira com a segunda colocação. Completando o pódio, veio Jesse Nelson, representando a Troy Lee Designs KTM, que com o terceiro lugar ainda garantiu a liderança do campeonato pelo menos até Anaheim II, neste final de semana.

Com um gate preenchido de tantos talentos e nomes como Justin Hill, Tyler Bowers, Webb, Nelson e Stewart, é o novato Aaron Plessinger que vem surpreendendo e recebendo bastante atenção da mídia, com duas ótimas quintas colocações, valendo a pena ressaltar que na primeira etapa ele teve que ultrapassar nove pilotos para chegar na posição.

O brasileiro Jean Ramos teve mais um dia difícil em Phoenix, com dificuldades durante todo o evento para acertar o equipamento. O alto grau de dificuldade do traçado acabou colaborando com isso e o piloto ficou de fora da final mais uma vez. Força Jean!




Frase da semana:
"Spending today complaining about yesterday will not make tomorrow any better".







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet