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Off Season - Tudo que rolou na temporada fora de temporada
Publicado em: 01/12/2014
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Um giro pelo mundo fora das temporadas principais
Redação MotoX.com.br: Edu Erbs - fotos: Divulgação / Red Bull / Monster / Husqvarna

Mudanças de equipes, silly season, sessão de fotos, supercross na Europa e muitíssima instigação são os ingredientes que formam a "off-season". Geralmente dura dos Motocross das Nações, até os segundos que antecedem a queda do gate em Anaheim 1! Vamos falar de alguns fatos marcantes sobre o período fora das temporadas principais


Red Bull Straight Rithm

Em 6 de outubro, sábado após o Motocross das Nações, a Red Bull inaugurou o Straight Rythim, pela primeira vez em forma de competição. Muita gente tinha dúvidas sobre o sucesso do evento, mas o público compareceu e os pilotos deram um show. Foi legal ver pilotos como Dean Wilson, somente com dois dias de treinos com a Red Bull KTM, comparecer e fazer bonito. Outro destaque foi Malcolm Stewart que durante todo o dia foi um dos mais rápidos com a sua Seven MX Honda, sendo desbancado pelo irmão mais velho James, que acabou levando o troféu pra casa.


James Stewart

Os energéticos taurinos prometem trazer o evento novamente em 2015, e algumas ideias já pairam ao ar, tais quais um possível campeonato com três etapas, a introdução do evento no X-Games, ou ainda a chance de promover o evento e o esporte em uma avenida de uma grande cidade como Nova Iorque.


Jason Anderson

Voltando para a Europa, no dia 11 de outubro, em Estocolmo, Suécia, tivemos a primeira prova do calendário Europeu de Supercross, e como de costume, os americanos levaram a melhor. Em uma ótima jogada de marketing, a Husqvarna estreou oficialmente o seu time oficial Rockstar Husqvarna, no país de origem da marca, o que acabou pagando dividendos, com Jason Anderson dominando a noite, seguido por Mike Alessi.

Mais uma vez de volta aos Estados Unidos, a prova de maior prestigio da off-season, o Monster Energy Cup, acontecia em Las Vegas logo uma semana depois no dia 18, com o seu formato único, com uma largada que dividia os pilotos na primeira volta, e a "famooosa" Joker Lane.

Tenho que confessar, que nos últimos 3 anos, eu gostei da direção que o evento tomou, mas acredito que a edição de 2014 foi muito menos atraente que as anteriores.


MEC

Depois da tentativa frustrada dos dois últimos anos de ter dois gates de largada separados, a Feld decidiu usar um gate tradicional, mas que separava os pilotos em dois pelotões com um obstáculo logo nos primeiros metros da prova. O lay-out dava extrema vantagem para os pilotos que largavam por dentro. Além disso, a pista tinha pouquíssimos pontos de ultrapassagem (dois que eu me lembro) e nenhum tipo de obstáculo que poderia vir a separar os pilotos durante as corridas. Prova disso foram os treinos classificatórios, onde os 9 primeiros ficaram dentro do mesmo segundo!

Apesar de ser difícil analisar uma prova destas, e que no final das contas para os pilotos não vale quase nada, vale a pena ressaltar alguns pontos:

- Foi de cortar o coração a última bateria de Trey Canard, pois depois de tudo que o piloto já passou, ele merecia o "monster-million", mas o piloto provou que vai ser uma força em 2015.


David Millsaps

- Davi MIllsaps se deu bem bem faturando o primeiro lugar e U$100.000,00 pra casa, depois de um ano fora das pistas. Sinceramente eu contava com ele fora da briga pelo título em 2015, mas agora vou ficar calado, pelo menos até A1!

- Justin Hill também fez uma prova impressionante, competindo pela primeira vez em uma 450cc, o piloto deixou os seus companheiros de equipe, Dungey e Wilson, comendo poeira.

- Justin Barcia, vencedor da segunda edição do evento, ainda não pareceu 100% confortável a bordo de sua JGR Yamaha, e pra mim, foi uma das maiores decepções da noite.

- Nick Wey, Mike Alessi, Kyle Chisolm, Weston Peick e Jimmy Albertson foram alguns dos nomes que não se classificaram para a final.

Depois do MEC, tivemos a estreia do África Supercross, onde as estrelas norte-americanas Darrin Durham, Jake Weimer e Josh Hill eram os favoritos, com Hill levando a melhor. Depois do sucesso das provas em 2014, o Africa Supercross promete um minicampeonato de 3 etapas no ano que vem.


Eli Tomac

Mirando na direção norte, na Franca, nos subúrbios parisienses, que acolhe a prova de supercross de maior prestígio na Europa, o Bercy Supercross, que esse ano não aconteceu em Bercy. Com pilotos de respeito como Justin Brayton, Eli Tomac, Justin Barcia, Christophe Pourcel, Malcolm Stewart, Dylan Ferrandis e Jordi Tixier, a prova que tem sede provisória em Lilles para 2014 e 2015 não desapontou. Eli Tomac saiu coroado como o Rei de Bercy, depois de um final de semana praticamente perfeito.

Eli aproveitou a boa fase, e acabou saindo mais uma vez invicto em Genova na Itália, com seu compatriota Zach Osborne na segunda posição. O francês Christophe Pourcel acabou completando o pódio, vestindo a camisa da equipe francesa Bud Racing, mas o futuro do piloto ainda está incerto para 2015..

Silly Season:
Apesar da maioria das grandes equipes já terem seus times definidos para a próxima temporada, grandes nomes como Jake Weimer e Josh Hill ainda buscam uma vaga para competir em 2015.


Malcolm Stewart

Malcolm Stewart, depois de uma performance de respeito no Red Bull Straight Rythim, conseguiu uma vaga na Geico Honda para disputar a Costa Oeste de Supercross, já que Justin Bogle terá que mudar para a Costa Leste devido a problemas no ombro com os quais vem lidando desde o início da temporada passada.

Brett Metcalfe foi outro piloto de alto escalão que teve uma contratação tardia. O australiano deverá se juntar ao time Dirty Candy Graphics, que já conta com os pilotos Ronnie Stewart e Robert Lindt.

Nico Izzi retorna às pistas em 2015, a bordo de uma Yamaha tendo como principal patrocinador a marca de relógios Rockwell.

A equipe Motorsport.com/GPI Honda Racing anunciou a sua equipe para a próxima temporada, que contara com a volta as pistas do experiente Tommy Hahn, e ainda do sueco Frederick Noren, que surpreendeu muita gente neste verão a bordo da moto de Justin Barcia.


Steve Dixon esverdeou

Do outro lado do Atlântico vem uma grande surpresa do Mundial de Motocross: a equipe Steve Dixon, cujo proprietário eu entrevistei durante a etapa no Beto Carrero, trocou a Yamaha, marca que defendeu por mais de duas décadas, pela Kawasaki. O time passa a se chamar Dixon Monster Energy Kawasaki, continua com o apoio da Cosworth e ganha também o da Pro Circuit. Os pilotos: Max Anstie e Mel Pocock.

Mais

Em outras notícias, dia 19 de novembro a marca Spy Optics celebrou o aniversário do rei do Supercross, Jeremy McGrath na pista de Cahuilla Creek, aqui na California. Mais surpreendente que a competição de Nac-Nac's foi o anuncio inesperado da contratação de McGrath pela Kawasaki, que o intitulou como o novo embaixador da marca.


Jeremy McGrath, também de verde

Não posso garantir que uma coisa tem a ver com outra, mas ao meu entendimento, a Honda está fazendo uma restruturação em seu programa, que pode ser obviamente evidenciado por ações como a sua equipe no Rally Dakar, a contratação de Gaultier Paulin, os rumores sobre Jeffrey Herlings, mas a HRC terá novamente um maior envolvimento com a American Honda, e daqui por diante, a pesquisa e desenvolvimento das motocicletas e peças especiais, serão explorado e analisados tanto pelos Estados Unidos, Japão e a Europa, e quem sabe, os serviços de Jeremy como piloto testes da empresa não sejam mais necessários.


Exposição




Justin Barcia
Apesar de Eli Tomac ter sido dominante em Genova, foi Justin Barcia quem teve a maior exposição na mídia, devido a uma horrenda queda quando perseguia Christophe Pourcel pela liderança. Apesar de ter sido hospitalizado e ficado alguns dias em observação na Itália, Justin agradeceu o suporte dos fãs via mídias sociais e garantiu que estará pronto para largar em Anaheim no dia 3 de janeiro.

Endurocross

No sábado, dia 22 de novembro, fui até Ontario para conferir a final do campeonato americano de Endurocross, e mais uma vez me impressionei com a habilidade dos pilotos da modalidade.

Cody Webb, que corre pela equipe oficial Beta, só precisou da terceira colocação para garantir o seu primeiro campeonato na categoria e acabar com a invencibilidade do polonês Taddy Blazusiak.



Thank You

Final de semana passado celebramos o dia de Ação de Graças aqui nos Estados Unidos, então quero aproveitar o espaço, para agradecer a todos os pilotos que arriscam a suas vidas todas as vezem sempre que sobem em cima de uma moto, a certos dirigentes e amantes do esporte que ainda acreditam no futuro do motocross brasileiro, quero dizer muito obrigado pela oportunidade que eu tenho de poder escrever essa coluna, e a todos os leitores que me acompanham por todos esses anos.

Frase da Semana

'Be thankful for what you have; you will end up having more. If you concentrate on what you don't have, you will never, ever have enough."
Oprah Winfrey










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