Um giro pelo mundo fora das temporadas principais
Redação MotoX.com.br: Edu Erbs - fotos: Divulgação / Red Bull / Monster / Husqvarna
Mudanças de equipes, silly season, sessão de fotos, supercross na Europa e muitíssima instigação são os ingredientes que formam a "off-season". Geralmente dura dos Motocross das Nações, até os segundos que antecedem a queda do gate em Anaheim 1! Vamos falar de alguns fatos marcantes sobre o período fora das temporadas principais
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Red Bull Straight Rithm |
Em 6 de outubro, sábado após o Motocross das Nações, a Red Bull inaugurou o
Straight Rythim, pela primeira vez em forma de competição. Muita gente tinha dúvidas sobre o sucesso do evento, mas o público compareceu e os pilotos deram um show. Foi legal ver pilotos como Dean Wilson, somente com dois dias de treinos com a Red Bull KTM, comparecer e fazer bonito. Outro destaque foi Malcolm Stewart que durante todo o dia foi um dos mais rápidos com a sua Seven MX Honda, sendo desbancado pelo irmão mais velho James, que acabou levando o troféu pra casa.
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James Stewart |
Os energéticos taurinos prometem trazer o evento novamente em 2015, e algumas ideias já pairam ao ar, tais quais um possível campeonato com três etapas, a introdução do evento no X-Games, ou ainda a chance de promover o evento e o esporte em uma avenida de uma grande cidade como Nova Iorque.
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Jason Anderson |
Voltando para a Europa, no dia 11 de outubro, em Estocolmo, Suécia, tivemos a primeira prova do calendário
Europeu de Supercross, e como de costume, os americanos levaram a melhor. Em uma ótima jogada de marketing, a Husqvarna estreou oficialmente o seu time oficial Rockstar Husqvarna, no país de origem da marca, o que acabou pagando dividendos, com Jason Anderson dominando a noite, seguido por Mike Alessi.
Mais uma vez de volta aos Estados Unidos, a prova de maior prestigio da off-season, o
Monster Energy Cup, acontecia em Las Vegas logo uma semana depois no dia 18, com o seu formato único, com uma largada que dividia os pilotos na primeira volta, e a "famooosa" Joker Lane.
Tenho que confessar, que nos últimos 3 anos, eu gostei da direção que o evento tomou, mas acredito que a edição de 2014 foi muito menos atraente que as anteriores.
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MEC |
Depois da tentativa frustrada dos dois últimos anos de ter dois gates de largada separados, a Feld decidiu usar um gate tradicional, mas que separava os pilotos em dois pelotões com um obstáculo logo nos primeiros metros da prova. O lay-out dava extrema vantagem para os pilotos que largavam por dentro. Além disso, a pista tinha pouquíssimos pontos de ultrapassagem (dois que eu me lembro) e nenhum tipo de obstáculo que poderia vir a separar os pilotos durante as corridas. Prova disso foram os treinos classificatórios, onde os 9 primeiros ficaram dentro do mesmo segundo!
Apesar de ser difícil analisar uma prova destas, e que no final das contas para os pilotos não vale quase nada, vale a pena ressaltar alguns pontos:
- Foi de cortar o coração a última bateria de Trey Canard, pois depois de tudo que o piloto já passou, ele merecia o "monster-million", mas o piloto provou que vai ser uma força em 2015.
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David Millsaps |
- Davi MIllsaps se deu bem bem faturando o primeiro lugar e U$100.000,00 pra casa, depois de um ano fora das pistas. Sinceramente eu contava com ele fora da briga pelo título em 2015, mas agora vou ficar calado, pelo menos até A1!
- Justin Hill também fez uma prova impressionante, competindo pela primeira vez em uma 450cc, o piloto deixou os seus companheiros de equipe, Dungey e Wilson, comendo poeira.
- Justin Barcia, vencedor da segunda edição do evento, ainda não pareceu 100% confortável a bordo de sua JGR Yamaha, e pra mim, foi uma das maiores decepções da noite.
- Nick Wey, Mike Alessi, Kyle Chisolm, Weston Peick e Jimmy Albertson foram alguns dos nomes que não se classificaram para a final.
Depois do MEC, tivemos a estreia do
África Supercross, onde as estrelas norte-americanas Darrin Durham, Jake Weimer e Josh Hill eram os favoritos, com Hill levando a melhor. Depois do sucesso das provas em 2014, o Africa Supercross promete um minicampeonato de 3 etapas no ano que vem.
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Eli Tomac |
Mirando na direção norte, na Franca, nos subúrbios parisienses, que acolhe a prova de supercross de maior prestígio na Europa, o
Bercy Supercross, que esse ano não aconteceu em Bercy. Com pilotos de respeito como Justin Brayton, Eli Tomac, Justin Barcia, Christophe Pourcel, Malcolm Stewart, Dylan Ferrandis e Jordi Tixier, a prova que tem sede provisória em Lilles para 2014 e 2015 não desapontou. Eli Tomac saiu coroado como o Rei de Bercy, depois de um final de semana praticamente perfeito.
Eli aproveitou a boa fase, e acabou saindo mais uma vez invicto em Genova na Itália, com seu compatriota Zach Osborne na segunda posição. O francês Christophe Pourcel acabou completando o pódio, vestindo a camisa da equipe francesa Bud Racing, mas o futuro do piloto ainda está incerto para 2015..
Silly Season:
Apesar da maioria das grandes equipes já terem seus times definidos para a próxima temporada, grandes nomes como Jake Weimer e Josh Hill ainda buscam uma vaga para competir em 2015.
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Malcolm Stewart |
Malcolm Stewart, depois de uma performance de respeito no Red Bull Straight Rythim, conseguiu uma vaga na Geico Honda para disputar a Costa Oeste de Supercross, já que Justin Bogle terá que mudar para a Costa Leste devido a problemas no ombro com os quais vem lidando desde o início da temporada passada.
Brett Metcalfe foi outro piloto de alto escalão que teve uma contratação tardia. O australiano deverá se juntar ao time Dirty Candy Graphics, que já conta com os pilotos Ronnie Stewart e Robert Lindt.
Nico Izzi retorna às pistas em 2015, a bordo de uma Yamaha tendo como principal patrocinador a marca de relógios Rockwell.
A equipe Motorsport.com/GPI Honda Racing anunciou a sua equipe para a próxima temporada, que contara com a volta as pistas do experiente Tommy Hahn, e ainda do sueco Frederick Noren, que surpreendeu muita gente neste verão a bordo da moto de Justin Barcia.
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Steve Dixon esverdeou |
Do outro lado do Atlântico vem uma grande surpresa do Mundial de Motocross: a equipe Steve Dixon, cujo proprietário eu
entrevistei durante a etapa no Beto Carrero, trocou a Yamaha, marca que defendeu por mais de duas décadas, pela Kawasaki. O time passa a se chamar Dixon Monster Energy Kawasaki, continua com o apoio da Cosworth e ganha também o da Pro Circuit. Os pilotos: Max Anstie e Mel Pocock.
Mais
Em outras notícias, dia 19 de novembro a marca Spy Optics celebrou o aniversário do rei do Supercross, Jeremy McGrath na pista de Cahuilla Creek, aqui na California. Mais surpreendente que a competição de Nac-Nac's foi o anuncio inesperado da contratação de McGrath pela Kawasaki, que o intitulou como o novo embaixador da marca.
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Jeremy McGrath, também de verde |
Não posso garantir que uma coisa tem a ver com outra, mas ao meu entendimento, a Honda está fazendo uma restruturação em seu programa, que pode ser obviamente evidenciado por ações como a sua equipe no Rally Dakar, a contratação de Gaultier Paulin, os rumores sobre Jeffrey Herlings, mas a HRC terá novamente um maior envolvimento com a American Honda, e daqui por diante, a pesquisa e desenvolvimento das motocicletas e peças especiais, serão explorado e analisados tanto pelos Estados Unidos, Japão e a Europa, e quem sabe, os serviços de Jeremy como piloto testes da empresa não sejam mais necessários.
Exposição
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Justin Barcia |
Apesar de Eli Tomac ter sido dominante em Genova, foi Justin Barcia quem teve a maior exposição na mídia, devido a uma horrenda queda quando perseguia Christophe Pourcel pela liderança. Apesar de ter sido hospitalizado e ficado alguns dias em observação na Itália, Justin agradeceu o suporte dos fãs via mídias sociais e garantiu que estará pronto para largar em Anaheim no dia 3 de janeiro.
Endurocross
No sábado, dia 22 de novembro, fui até Ontario para conferir a final do campeonato americano de Endurocross, e mais uma vez me impressionei com a habilidade dos pilotos da modalidade.
Cody Webb, que corre pela equipe oficial Beta, só precisou da terceira colocação para garantir o seu primeiro campeonato na categoria e acabar com a invencibilidade do polonês Taddy Blazusiak.
Thank You
Final de semana passado celebramos o dia de Ação de Graças aqui nos Estados Unidos, então quero aproveitar o espaço, para agradecer a todos os pilotos que arriscam a suas vidas todas as vezem sempre que sobem em cima de uma moto, a certos dirigentes e amantes do esporte que ainda acreditam no futuro do motocross brasileiro, quero dizer muito obrigado pela oportunidade que eu tenho de poder escrever essa coluna, e a todos os leitores que me acompanham por todos esses anos.
Frase da Semana
'Be thankful for what you have; you will end up having more. If you concentrate on what you don't have, you will never, ever have enough."
Oprah Winfrey