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Novas possibilidades no Mundial e os destaques nas últimas provas do AMA
Publicado em: 29/07/2014
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O que muda sem Herlings no  Mundial, Nações, Bastidores e o campeonato Norte-Americano
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Simon Cudby / Ray Archer / promotocross.com

Desta vez, vou fazer a coluna um pouco diferente, praticamente de trás para frente, falando primeiro de alguns fatos e curiosidades, depois das provas.


Antes de mais nada, é impossível não comentar sobre o incidente de Jeffrey Herlings. Como a maioria de vocês já sabem, o holandês fraturou o fêmur participando de uma prova que - ironicamente - seu chefe de equipe, Stefan Everts, organiza todo ano, como uma obra de caridade. Matematicamente, ele ainda tem chances de conquistar o campeonato, pois tem 102 pontos de vantagem sobre o seu companheiro de equipe, o francês Jordi Tixier, com um total de 150 disponíveis. Talvez eu esteja completamente errado, mas a este ponto acredito que, por mais bizarra que seja a situação, ainda apostaria no número 84 por alguns fatos:


Jordi Tixier

- A corrida pelo segundo lugar acabou. Agora (quase) qualquer um pode vencer pelo menos uma bateria da MX2, então veremos alguns pilotos brigarem mais assiduamente pela vitória, o que envolve, prêmios, bônus e highlights em seus currículos, além de muitas vezes garantir uma vaga em uma equipe boa para 2015. Confira no vídeo abaixo uma amostra do que foi a batalha na categoria em Locket.



- Mesmo que o título fique mais uma vez com a Factory KTM, rumores indicam que Tixier está de malas prontas para outra equipe em 2015 - provavelmente Kawasaki - e garanto que a fábrica austríaca não gostaria de ver o número 1 em outra moto na próxima temporada.


David Potjes
- Mesmo sendo o maior osso do nosso corpo, a recuperação de uma fratura no fêmur pode se sair mais rápida do que o imaginado, graças às placas de titânio que ajudam a estabilizar o osso lesionado. Com praticamente todo o mês de agosto sem GPs, não se assustem se vermos Jeff Herlings alinhar no gate no GP do México para garantir o seu terceiro título mundial.

- Tixier venceu o seu primeiro GP em Locket neste último final de semana, indicando que talvez eu não saiba de nada mesmo e todas as minhas previsões possam estar erradas!

Por falar em KTM a marca austríaca não perdeu tempo e essa semana contratou duas jovens estrelas em ascensão na Europa, anote os nomes. O holandês David Potjes, de apenas 16 anos, compete em 2015 no Europeu EMX250 e provavelmente em alguns eventos selecionados do Mundial MX2. Paul Jonass, 17 anos, da Estônia, já acumula dois títulos mundiais FIM Junior. De 85cc em 2011 e 125cc em 2013. Ambos assinaram contratos de cinco anos, sinal de que a marca trabalha a longo prazo para manter o domínio na Europa.


Paul Jonass

Nações


O alemão Ken Roczen anda muito pensativo nas últimas semanas
Ainda com olhos no outro lado do Atlântico, me pergunto o que a Federação Francesa tinha em mente quando anunciou a sua equipe do Motocross das Nações este ano. Apesar de toda admiração que tenho por Gaultier Paulin, o piloto esteve machucado pela maior parte da temporada. Além disso, ainda não entendi porque escolheram Dylan Ferrandis ao invés de Jordi Tixier, com obviamente maior sucesso nos GPs. Também sem comentários sobre nem cogitarem Christophe Pourcel e Marvin Musquin, que nitidamente vem ganhando mais velocidade a cada prova e acabou de vencer Washougal com extrema superioridade.

Ainda com o Nações em mente: o povo norte-americano está voltando a sorrir, pois aparentemente Ryan Dungey voltou atrás de sua decisão e será o capitão do time estadunidense que deve contar com Trey Canard e Jeremy Martin.

Também ouvi falar sobre Ken Roczen estar em cima do muro com a competição, pois o piloto deseja focar na sua preparação para o Monster Cup em outubro, sua estreia na RCH Suzuki.

Estados Unidos

Voltando aos Estados Unidos, posso destacar o final de semana difícil para a família Stewart com os dois irmãos de fora de Washougal. Malcolm, pela primeira vez em sua carreira profissional, ficou longe das pistas por conta de uma indisposição causada por extrema desidratação, e James Stewart, depois de misteriosamente não competir na segunda bateria em Milville, decidiu juntamente com a sua equipe, a Yoshimura Suzuki, ficar de fora da prova que antecede a semana de folga bem merecida.


Sem nenhum filho na pista, Big James passou o final de semana em casa

Falando em James Stewart... No final da semana anterior à prova de Washougal, finalmente a USADA (United States Anti-Doping Agency) divulgou os resultados dos testes anti-dopping coletados na terceira etapa do campeonato em Lakewood, no Colorado, e felizmente todos os 12 pilotos testados tiveram resultados negativos, incluindo James Stewart.

Agora falando em descanso merecido...O veterano Ivan Tedesco, este ano promovido de piloto de testes para os gates de largada, anunciou em Washougal que estará pendurando as botas permanentemente depois de 14 anos de carreira.


Ivan Tedesco

Por estar tendo performances claramente medíocres, para um ex-campeão como ele, o experiente Chad Reed anda longe dos tabloides ultimamente, porém o nome de Reed foi cotado nas últimas semanas pela sua quebra de contrato com a Dunlop e a nova parceria da Two Two Motorsports com a Pirelli, tudo isso intermediado pelo principal patrocinador da equipe, a Discount Tire.

A Geico Honda estará de casa cheia em Unadilla pois além de Bell, Tomac e Boggle, Zach Osborne voltará as pistas, enquanto Rj Hampshire e Jordon Smith serão promovidos aos rankings profissionais. Vale a pena prestar atenção na performance dos dois novatos, competindo pela última vez no maior campeonato de motocross amador do mundo, o Loretta Lynn's, no Tennessee, neste final de semana.

Campeonato

Agora com os olhos nas provas...quem leu a minha última coluna deve lembrar do que falei sobre as três provas do meio da temporada, Red Bud, Budds Creek e Millville, e o grande fator que elas representam para o resultado final do campeonato.


Jeremy Martin

Millville trouxe novidades no traçado e acabou sendo considerada a melhor pista do campeonato, já por antecipação. Definitivamente, correndo em casa, era hora de Ryan Dungey reagir, porém, apesar do piloto talvez até ter sido o mais rápido do dia, dois pequenos erros, um em cada bateria, lhe custaram a vitória e preciosos pontos para o campeonato.

Além disso, foi bastante claro para mim que Ken Roczen se sentiu "derrotado" pela primeira vez na temporada, principalmente após a singela quarta posição na segunda bateria...e também ficou claro que Eli Tomac, com a dominante vitória, veio para ficar e poderá ajudar a decidir o Lucas Oil AMA Motocross Championship.


Eli Tomac

A etapa de Millville foi igualmente decisiva entre as 250s, com Blake Bagget sofrendo falhas mecânicas em sua Monster Energy Pro Circuit Kawasaki pela segunda vez na temporada e praticamente dando adeus às suas chances de titulo em 2014. Ainda vale salientar: está ficando cada vez mais interessante a rivalidade dentro da Star Racing Yamaha entre Jeremy Martin e Copper Webb, dono da vitória na segunda bateria do final de semana, literalmente, ao lado da casa de Martin.


Marvin Musquin

Com fortes chuvas na quinta-feira, Washougal poderia ser a primeira corrida na lama da temporada, mas São Pedro deu uma ajudinha cessando o mau tempo e, em conjunto com o excelente trabalho de preparo da pista, a Red Bull KTM acabou levando a melhor nas duas categorias, com Marvin Musquin e Ryan Dungey dominando desde os treinos pela manhã. Com os resultados das duas baterias, Musquin pulou para a quarta posição no campeonato e Dungey tirou dez preciosos pontos de Ken Roczen. Repetindo o roteiro da prova de Millville, Tomac teve um papel importante para a pontuação do campeonato neste final de semana e Roczen não conseguiu disfarçar o seu desapontamento - com certeza, o alemão é o piloto que mais se beneficiará da pausa deste final de semana.


Fredrik Noren

Preciso destacar alguns pilotos nestas últimas etapas: a começar por Fredrik Noren, da Factory Honda, que a cada fim de semana melhora o seu desempenho, com nonas e oitavas posições respectivamente. Depois dele, Christian Craig, que resolveu sair da aposentadoria pra fazer algumas provas pela Geico Honda, com a décima segunda e décimas colocações nas últimas provas - o piloto agora parece mais confortável em cima da moto do que na época de piloto oficial da TLD Honda. Além dele, fico feliz ver Brett Metcalfe ocupar novamente lugares entre os top 5. O veterano vem lidando com uma lesão muscular nas costas, mas a sua recuperação se mostra nos sexto e quarto resultados.


Bret Metcalfe

Para finalizar, Tommy Weeck usou do seu conhecimento local pra terminar Washougal em décimo primeiro lugar, seguido pelo seu xará Tommy Hahn, também de folga da sua aposentadoria para fazer um teste para um possível retorno em 2015.




Frase da semana
"Before you diagnose yourself with depression or low self-esteem, first make sure you are not, in fact, just surrounded by assholes."
William Gibson








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