Dupla da KTM segue na briga pelo título no início da segunda metade da temporada
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Simon Cudby / promotocross.com / Ray Archer / Monster Energy / Sarah Gutierrez
Ken Roczen, Ryan Dungey e Eli Tomac no pódio em Budds Creek |
Ryan Dungey venceu em Budds Creek, mas a diferença para Roczen na classificação permaneceu a mesma |
As provas de Red Bud e Budds Creek marcaram o início da segunda metade do Lucas Oil AMA Motocross Championship, com recorde de público e uma bela festa que comemorou a independência norte-americana. As duas corridas, que são consideradas as provas mais "americanas" do circuito, podem ser destacadas também entre as favoritas dos pilotos, seja pelo cenário ou, principalmente, pelo terreno que oferece um pouco mais de tração do que a maioria das provas anteriores.
Red Bud estreou com novidades no traçado, que perdeu em torno de 13 segundos com relação ao ano passado e ganhou um novo salto triplo na subida apelidada de "Hammer of Thor", além, é claro, do
LaRocco's leap, com seus 130 pés de extensão. Este ano, devido à profundidade das canaletas, Christophe Pourcel foi o único da classe 250 a encarar o salto durante todo o dia, porém, isso aconteceu nos treinos, enquanto ainda não valia nada.
Ryan Dungey teve, na minha opinião, a pior e a melhor prova de sua temporada, respectivamente. Em Red Bud, foi até triste ver o piloto não conseguir atuar como de costume, e não conseguir passar Carnard e Tomac nas baterias. Apesar da terceira colocação não soar tão ruim, ele perdeu pontos preciosos para Ken Roczen naquele dia. Já em Budds Creek, Dungey parecia um piloto renovado, que por pouco não alcançou o concorrente na primeira bateria e venceu a segunda com autoridade, dando sinais de que ainda está na briga pelo título.
Trey Canard ocupa a terceira posição no campeonato |
Ken Roczen apresentou sinais de cansaço em Budds Creek |
Já Ken Roczen foi um pouco ao contrário. Em Red Bud, teve sua melhor performance da temporada, depois de uma má largada fora dos Top 10 na primeira bateria, veio de trás para vencer a prova com certa facilidade. Acabou repetindo a performance na segunda bateria. Porém, em Budds Creek, sendo sem dúvida a prova mais quente e úmida do ano, o alemão apresentou alguns sinais de fadiga, como no ano passado, com Dungey ameaçando a sua vitória na primeira bateria, e Tomac quase lhe tirando a segunda posição na bateria final. Com certeza, não há nada de errado com uma segunda posição, mas esta foi a primeira vez na temporada que Roczen apresentou sinais de cansaço e exaustão, como já em temporadas passadas.
A próxima parada da competição é em Millville, na "casa" de Ryan Dungey, prova que ele dominou por muitos anos, e que também acabou com a temporada de Ken Roczen no ano passado. Alguns especialista teorizam que, na maioria dos anos, quem se sobressai nestas três corridas (Red Bud, Budds Creek e Milville), provavelmente terminará o campeonato no topo do pódio. Se esta teoria estiver correta, a prova deste fim de semana será extremamente decisiva para o futuro do campeonato.
A performance de Trey Canard e, principalmente, Eli Tomac, realmente me impressionou. Com nomes como James Stewart e Chad Reed tendo dificuldades dentro e fora das pistas, é muito bom para os espectadores e para o próprio campeonato termos pilotos diferentes no mix das posições dianteiras.
Disputa pelo título na 250 está cada vez mais acirrada |
Já entre as 250s, a batalha está cada vez mais acirrada, com Jeremy Martin ainda no controle da liderança do campeonato e Blake Bagget tentando, de todo jeito, entrar na briga pelo seu segundo titulo na categoria. Assim como Tomac na 450, outros pilotos estão entrando no mix das posições ponteiras da categoria, com Marvin Musquin conquistando o segundo lugar em Red Bud e Jason Anderson um par de terceiros lugares, depois de vencer a primeira bateria de sua carreira em Budds Creek.
Bastidores
Rumores sobre o futuro de Ryan Villopoto continuam |
Deixando um pouco as provas de lado, vamos falar dos bastidores, começando com o futuro de Ryan Villopoto. Depois de uma viagem de duas semanas na Europa, os rumores começaram a florar sobre o paradeiro do multicampeão para 2015. É claro que mais uma vez, aquela velha conversa que Villo quer conquistar o Mundo veio à tona, com a possibilidade do piloto disputar os GPs no ano que vem, pois o calendário é menor que o americano, e o piloto não precisaria ter um treinamento tão rigoroso... blah blah blah blah! Sinceramente, eu acho que isso é extremamente difícil de acontecer, por vários motivos e, apesar de todo o respeito que tenho pelo piloto, acho que não seria fácil assim destronar o King Tony Cairoli correndo em casa. Outros rumores apontam mais diretamente para uma possível aposentadoria do piloto, pois há indícios de que Villo tenha posto seus dois centros de treinamento na Califórnia e na Flórida à venda.
Ouvi dizer que Larry Brooks estará de volta ao circuito em 2015, chefiando um time que competirá à bordo de Yamahas, e patrocinado pela Chaparral Motorsports, aqui da Califórnia. O piloto mais cotado para a vaga seria Justin Brayton.
Matt Goerke, que provavelmente não será renovado pela BTO Sports KTM, deixa uma grande brecha no time, que vem sendo bastante cotada para a temporada do ano que vem. Entre os principais candidatos estão Jake Weimer e também Justin Brayton, que já teve algum sucesso no passado a bordo da marca austríaca.
Com "King Kenny" garantido para 2015, a RCH também esta até o momento com uma vaga aberta para o ano que vem. Eu imagino que boa parte do orçamento seja destinado ao bolso de Roczen, mas espero que o bom trabalho de Weston Peick lhe renda dividendos e a equipe mantenha o piloto californiano para a próxima temporada.
Gautier Paulin muda de cores na próxima temporada da MXGP |
A notícia mais chocante da semana em termos de "Silly Season", com certeza vem do velho continente, com a ida de Gautier Paulin para a Factory Honda em 2015, provavelmente tomando o posto do russo Evgeny Bobrishev na equipe.
Motocross das Nações 2015
Tony Cairoli vai disputar o Motocross das Nações na categoria MX2 |
Finalmente, os rumores das equipes no Motocross das Nações começaram a aparecer, com a Itália fazendo o "Holeshot", anunciando o time que conta com Davide Guarnieri, David Phillipaerts e a chocante decisão de por
Tony Cairoli na MX2, o que talvez possa vir a surpreender e a nos proporcionar um show, mas que primeiramente eu acho um erro da parte tática da equipe italiana.
Aqui nos Estados Unidos também já se ouviu falar de tudo. Com Villopoto de fora, mais uma vez, a lógica aponta que Ryan Dungey comandaria o time, porém, o piloto está de casamento marcado para o fim do ano e, provavelmente, estará fora da competição em 2014. Depois de algumas conversas que levantam a hipótese do time ficar de fora da competição este ano, me parece que Trey Canard vai assumir a liderança do time, que potencialmente teria Eli Tomac ao seu lado, e o futuro campeão das 250s este ano, que poderia ser Jeremy Martin, Blake Bagget ou Cooper Webb.
Jeremy Martin e Blake Bagget são possíveis candidatos a vaga da MX2 na equipe norte-americana |
E agora as perguntas que não querem calar. E o BRASIL??? Será que estaremos na Letônia este ano? Se estivermos lá, quem serão os nosso representantes?
Frase da semana
"The fool don't think he is wise, but the wise man knows himself to be a fool."
- William Shakespeare