Concorrência quebra o domínio absoluto de KTM e Yamaha
Redação MotoX.com.br - Eduardo Erbs - Fotos: Simon Cudby / Divulgação
Ken Roczen |
Após duas etapas dominadas pela KTM, na 450, e Yamaha, na 250, as terceira e quarta etapas do Lucas Oil AMA Motocross serviram para balancear um pouco os resultados na tabela, e apimentar o campeonato com as Suzukis e Kawasakis ocupando o lugar mais alto do pódio.
No nosso esporte, há varios
"experts" para teorizar o inicio do campeonato e arrumar uma desculpa para analisar o sucesso de uns e o fracasso de outros e eu, nessa coluna, explicarei também o meu ponto de vista.
James Stewart |
A dupla da Factory Red Bull KTM |
Glen Helen e Hangtown podem muito bem ser consideradas as duas pistas mais brutas da temporada. Quem já andou em Glen Helen, sabe que é impossivel acertar uma moto para trabalhar bem na areia e na base dura e desértica do traçado. Assim como Hangtown, onde o terreno vem mudando bastante nos últimos anos e os
braking bumps se parecem mais com paralelepípedos que poderiam muito bem ser usados como guias de calçadas. Então além do preparo físico dos pilotos, o ponto em que KTM e Yamaha realmente sairam na frente foi durante sessões de testes e a pré-temporada, onde conseguiram o melhor acerto do equipamento antes da concorrência.
Ou seja, trocando em miúdos, a ascensão de James Stewart e de certa forma de Trey Canard nas provas de Lakewood e High Point não foi um acaso. Além do fato destas pistas não receberem grandes mudanças em muitos anos, os times já tem coletado um bom número de dados de outros anos para melhor se prepararem para estas provas, além, é claro, das três semanas adicionais de testes.
Com isso em mente, acredito que daqui por diante veremos provas mais equilibradas, pois alguns fatos já podem ser consumados:
1. Jeremy Martin provou não ser imbativel,
2. Baggett deu uma de "El Chupacabra" em High Point - nós sabemos que o piloto sofre de deficiências com as largadas.
3. Cooper Webb provou ter bastante velocidade e em Lakewood mostrou que está pronto para batalha, até com o seu proprio
teammate.
4. Os franceses Marvin Musquin e Chris Pourcel estão voltando ao velho ritmo de prova e já batem na porta do pódio.
Marvin Musquin |
5. Jason Anderson e Justin Boggle também vêm melhorando a cada prova e querem mostrar o porque merecem o número 1 em suas motos.
6. James Stewart ainda tem gás no tanque para andar na frente com os melhores do mundo.
7. Trey Canard, se conseguir ficar sobre as duas rodas por toda a temporada, pode ver um título caindo no seu colo, como em 2010.
8. O duo da Factory Redbull KTM ainda tem a liderança no campeonato e nas casa de apostas, porém terá que trabalhar duro para vencer o campeonato
Alguns fatos, curiosidades e silly season
Arnaud Tonus |
A - Lakewood provavelmente será a última aparição de Justin Barcia a bordo da Factory Honda. O piloto foi submetido a uma cirurgia para reparar um problema no tornozelo e está fora do resto da temporada, provavelmente já de malas prontas em rumo a JGR - Yamaha.
B - Depois de Christian Craig anunciar aposentadoria no ano passado, o piloto disputará algumas provas este ano pela Factory Connection Geico Honda.
C - A
silly season continua com especulações. Desta vez por parte de Blake Bagget, que potencialmente poderia seguir os passos de Justin Hill na Red Bull KTM ou ainda Troy Lee Honda (ou KTM).
D - O sueco Arnaud Tonus, vice-líder do Mundial de Motocross MX2, é outro que está de malas prontas para os Estados Unidos, e fará parte da Pro Circuit Kawasaki.
E - Jeffrey Herlings é outro piloto que está com seu contrato com data de expiração próxima, apesar que de improvável sua saída da Factory Red Bull KTM, o piloto não escondeu que a Factory Honda lhe tem contactado e a oferta está feita.
X-Games
Ronnie Renner |
Tenho que confessar que a ida dos
X-Games a Austin me deixou com dois corações. Sinceramente a sede "improvisada" no meio de Downtown, Los Angeles, não era a ideal para evento, o que me tirou bastante a vontade de comparecer, porém depois de quase 10 anos morando aqui, fiquei um pouco triste de ver o evento ser deslocado para outro estado, mas o novo Circuit of Americas, é um autódromo de altíssimo nível, e pelo o que acompanhei pela TV, me parece uma ótima estrutura para o evento.
Agora sobre as provas, fiquei feliz com o meu amigo Ronnie Renner faturando o ouro no Step Up. No Enduro X, Taddy Blazusiak mais uma vez se mostrou imbatível - mesmo que Cody Webb se mostre cada vez mais rápido. E pela primeira vez na história do evento, eu concordei com a decisao no Best Whip, onde Tom Parsons acabou faturando o ouro. Também, mais uma vez, é impressionante ver Vicky Golden participando do evento.
Taddy Blasuziak |
PED
A sigla que abrevia Performance Enhanced Drugs, o que "aportuguesando" descreveriamos como "drogas para aumento de performance", é algo que cada vez escutaremos com mais frequência. Como reportei há uns dois meses, neste ano o Lucas Oil AMA Motocross adota uma politica anti-drogas.
Foto: wikipedia.org |
Conversei com um dos chefes de equipe em Hangtown sobre o assunto, ele me afirmou que até então, os testes não haviam iniciado, principalmente pelo fato da organização estar tentando educar mais os pilotos, para que não houvesse algum tipo de desentendimento e desapontamento, principalmente pelo comum uso e fácil acesso de suplementos alimentares que temos nos dias de hoje.
Sinceramente, não sei a que ponto que estamos neste momento, depois da quarta etapa, porém, eu li em três veículos esta semana que um piloto acabou sendo reprovado em um dos testes feitos pela FIM durante a temporada de Supercross. A essa altura, o nome ainda não foi divulgado, mas talvez esse seria o início de drásticas mudanças que poderão negativamente e positivamente influenciar o nosso esporte em um futuro bastante próximo.
Pra finalizar, acho que vale à pena fazer uma oração por Joel Roelants que sofreu uma grave queda no GP da Itália este final de semana. Até o momento os médicos ainda têm dúvidas se Joel terá recuperação total dos movimentos dos membros inferiores.
Frase da Semana
Our greatest weakness lies in giving up. The most certain way to succeed is always to try just one more time.
Thomas A. Edison