Pré-definições do campeonato
Redação MotoX.com.br - Por: Eduardo Erbs - fotos: Matt Rice / Promotocross.com / S. Cudby
Jeremy Martin |
Eu sempre acredito que não podemos tirar conclusões precipitadas após a primeira etapa de um campeonato - principalmente quando se trata de Glen Helen - porém, depois de Hangtown, o dueto Dungey/Roczen, da Factory Red Bull KTM, e o dueto da Star Racing Yamaha, Martin/Webb, podem ser considerados os plenos favoritos para vencer este campeonato.
Sinceramente, eu tinha minhas dúvidas se Jeremy Martin poderia vencer com tanta facilidade, como fez em Glen Helen, mas depois do domínio de Hangtown, estou plenamente convencido de que a Yamaha está pronta para acabar com a "seca" dos últimos dez anos e é a plena favorita para o título. Além de Martin, Cooper Webb também repetiu o segundo lugar da corrida anterior, mas a novidade do final de semana foi Chris Pourcel, completando a festa azul do pódio na terceira posição, com "apenas" a oitava colocação na primeira bateria.
Cooper Webb |
Christophe Pourcel |
Analizando a classe das 250cc, além da óbvia velocidade que os dois pilotos da Star Racing têm apresentado, na tabela de pontos, o que os difere mais do resto do grupo é a consistência nas quatro baterias do ano. Se pararmos para analizar os principais candidatos à vitórias, Blake Bagett sofreu uma falha mecânica na segunda moto em Hangtown. Jason Anderson não completou a segunda bateria em Glen Helen. Cole Seely não completou nenhuma das duas baterias em Hangtown, com problemas na sua Troy Lee Designs Honda. Justin Boggle foi "catapultado" de sua Geico Honda na segunda bateria deste final de semana. Além de, é claro, Dean Wilson, que se machucou em Glen Helen e está fora da temporada. O ponto onde quero chegar é que depois de quatro baterias completadas, Martin tem 100 pontos, Cooper Webb 88, Chris Pourcell está a 37 pontos da liderança com 63, e depois deles, Jessy Nelson, Marvin Musquin e Jason Anderson seguem com respectivamente 51, 50 e 49 pontos, o que, a grosso modo, soma somente a metade dos pontos que Martin tem, depois de somente duas etapas.
Jessy Nelson é o primeiro não Yamaha na classificação geral |
Espero que os principais times consigam descobrir um jeito de parar os meninos da Star Yamaha, logo logo, antes que o campeonato perca a graça.
Ryan Dungey |
Ken Roczen |
Dentre as 450cc, a história é quase a mesma, com o domínio - talvez não tão óbvio - das Red Bull KTMs, com Roczen dando um show de pilotagem e maturidade, assumindo a liderança das duas baterias e não olhando mais para trás, para tomar conta do number plate vermelho na semana que vem, no Colorado. Além de Dungey e Roczen, um piloto que merece destaque é Trey Canard, que conquistou seu segundo pódio consecutivo na temporada, com uma pilotagem quase heróica na segunda bateria, superando uma má largada, passando por pilotos como Malcolm Stewart, Short, Nicoletti, Weimer, Peick, Metcalf, Barcia, para passar somente por alguns milésimos de segundo atrás de James Stewart, na quarta colocação.
Falando em James Stewart, o piloto da Factory Yoshimura Suzuki não parecia o mesmo que dominou Hangtown em 2013. James Stewart alcançou a terceira posição na segunda bateria, mas, claramente, ainda parecia bastante insatisfeito com seu equipamento, depois de quatro baterias completadas.
Outro piloto que também me chamou atenção foi Jake Weimer, que ocupou as posições dianteiras no início da segunda bateria, mas que no decorrer de quatro etapas, se mantém constante entre os top 10, ocupando a oitava posição no campeonato, logo atrás de Weston Peick. Weimer é outro nome que tem sido bastante cotado nesta silly season, pois a Factory Kawasaki estaria liberando a ele para a temporada que vem, e dentre outras equipes o nome foi cotado possivelmente para a Rockstart Husqvarna 2015, que além de Weimer, poderia estar em negociações com Martin Davalos e Zach Osborne.
Pra completar a "silly" season desta semana, um website americano publicou que a Troy Lee Designs estaria em negociações com a KTM para 2015. Tenho que ver pra crer!
No próximo sábado, 7 de junho, o Lucas Oil AMA Motocross se dirige aos suburbios de Denver no Colorado para a terceira etapa do campeonato. Vale apena lembar que Denver é situada a mais de 1600 metros acima do nivel do mar e com o ar mais rarefeito, os pilotos e as máquinas terão suas performances afetadas, o que talvez poderá dar um pouco de rumo ao campeoanto, e se Deus ajudar, tomara que outro "fotógrafo" brasileiro maluco não cruze a pista na frente de nenhum dos lideres da prova! :)
Ja estão acompanhando o @braapcast no instagram? Não vacilem e acessem logo para fotos e notícias exclusivas (ou não)! Para descontrair um pouco o assunto mais estressante da semana nas competições brasileiras vocês também podem achar o braapcast pelas seguintes hashtags:
#cadeohelicoptero #helicopter #chopper #helicopterodepasseio #naotemhelicoptero #naocabeamaca #ligapromeuamigoquetemhelicoptero #helicopterodadilma #leandrosilvalevouembora #fechaasportasporquetamosemhelicoptero #cafundodosjudas #ondeojudasperdeuasbotas #perdeuasmeiastambem #semhelicoptero #semacesso #coitadodospilotos #ehpacabah
Frase da Semana
"The happiest people don't have the best of everything, they just make the best of everything"
Unknown