O que acontece depois de Las Vegas... e em 2015?!
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Simon Cudby e Divulgação
Mudanças para o próximo ano começam a surgir: entre elas a presença feminina dentro das disputas do supercross e testes anti-doping
Metlife Stadium foi sede da penúltima etapa da temporada de Supercross |
Justin Boggle, campeão do Supercross 250 Oeste |
A etapa de East Rutherford, próxima a New York, marcou o início da reta final da temporada 2014 do Monster Energy Supercross, mesmo que a última etapa tenha acontecido somente
em Las Vegas, neste sábado (3).
Com a infelicidade de Martin Davalos fraturar os dois tornozelos - acidente ocasionado por uma falha na corrente de sua Monster Energy Pro Circuit Kawasaki durante um treino em uma pista pública aqui na Califórnia - Justin Boggle aproveitou a oportunidade para celebrar o seu primeiro título como profissional.
É claro que muita gente abdicaria desse campeonato, uma vez que ninguém esquece a má sorte da Pro Circuit Kawasaki, que dominou completamente o pódio das duas primeiras provas da temporada, mas aos poucos perdeu todos os seus pilotos. Porém poucos lembram: Boggle estava escalado para competir na costa oeste, mas no dia nove de dezembro, com menos de um mês para o campeonato começar, o piloto teve uma horrenda queda, quebrando cinco vértebras e uma escápula. O fato obrigou o time a contratar Blake Warthon para competir no seu lugar. Contrariando as expectativas, Boggle teve uma recuperação estelar e acabou levando a taça pra casa.
O único campeonato que foi decidido em Las Vegas foi a costa leste das 250s, onde Jason Anderson acabou levando a melhor sobre Cole Seely, mesmo com uma prova apagada e a sexta posição na corrida.
Vídeo Supercross East Rutherford:
Voltando a falar sobre a etapa de East Rutherford... Foi um tanto interessante o fato da Feld Motorsports, organizadora do campeonato, deixar bem claro a importância de voltar a realizar uma prova naquela região, pois Nova York sendo uma das capitais financeiras americanas e mundiais, todo o investimento em marketing e promoção da prova poderia gerar um bom retorno a longo prazo para o esporte em forma de publicidade e patrocínios. A Feld não escondeu que para usar o mesmo estádio do Superbowl, o topo dos investimentos de marketing, acabou saindo do final de semana no vermelho.
Depois de vencer a rodada final do Supercross em Las Vegas, Ryan Villopoto confirmou uma cirurgia no joelho que o deixa de fora da temporada de Motocross |
Um fato que me desagradou foi a confusão do título e localização do evento. Pra entenderem melhor: o estádio fica localizado em uma área chamada East Rutherford, localizada no Estado de New Jersey, porém foi construído pela cidade de New York e durante a temporada do futebol americano serve de casa para o NY Jets e o NY Giants, dois times de New York.
Agora acabado o campeonato, vamos parar de falar um pouco das corridas, é hora de comentar algumas curiosidades que estão acontecendo fora das pistas.
- A MX Sports, empresa promotora do Lucas Oil AMA Motocross Championship, anunciou na semana passada o envolvimento da USADA (United States Anti-Doping Agency) para testar os pilotos durante todo o campeonato, já nesta temporada. Já se iniciaram nos pits rumores sobre alguns pilotos que poderiam ser prejudicados pelo programa, mas os nomes não poderiam ser revelados.
- Há varias semanas fofocas sobre uma possível cirurgia no joelho de Ryan Villopoto vêm crescendo, o que ligeiramente gerou uma lista de possíveis contratações para o assento do piloto. O campeão, menos de dois dias após a final do Monster Energy AMA Supercross, tuitou que estava fazendo exames para averiguar as condições do seu joelho. Os resultados determinariam seu futuro para o Lucas Oil AMA Motocross Championship. Poucas horas depois, a Monster Energy Factory Kawasaki confirmou a operação e a contratação de Brett Metcalfe para assumir a vaga do piloto - como o esperado.
- Com a ida de Metcalfe a Factory Kawasaki, Josh Hill, que teve seu contrato encerrado com a RCH após o supercross, pode estar de malas prontas para o Canadá, onde assumiria a vaga do australiano na Leading Edge Kawasaki.
Jason Anderson |
- Outro boato praticamente confirmado é a estreia da Factory Husqvarna na temporada 2015 do Supercross. Apesar dos papéis ainda não estarem oficialmente assinados, a Rockstar Energy KTM deverá defender a bandeira do time no próximo ano e o atual campeão da costa leste das 250s, Jason Anderson, deverá liderar o time nas 450cc.
- Falando em Rockstar Energy KTM, Davi Millsaps terá a sua estreia na temporada 2014 em Glen Helen a bordo de sua 450 SX-F. Não é motivo para desespero se o piloto não tiver a mesma atuação de sua temporada 2013, pois muita gente reconhece que ele não estaria completamente satisfeito com o time e talvez com seu equipamento. As más línguas dizem que Chad Reed tentou contratar o piloto para a Two Two Motorsports, mas Davi também seria o principal candidato a vaga de Jake Weimer na Factory Kawasaki para a próxima temporada.
- Com a possível ida de Justin Barcia a JGR Yamaha em 2015, Cole Seely estaria de mudança para a Factory Honda em 2015, por conta de sua boa atuação nas provas que substituiu Trey Canard nas 450s.
- A atleta Vicki Golden está prestes a fazer história em 2015, pois conseguiu o direito de participar do Monster Energy AMA Supercross, depois de se classificar via o "Ricky Carmichael Road to Supercross" e de bons resultados na campeonato americano de Arenacross.
Vídeo Vicki Golden:
- Eli Tomac encerrou a temporada com pouca sorte, pois foi forçado a ficar de fora da última etapa do supercross depois de quebrar a clavícula durante os treinos na semana que antecedeu a rodada em Las Vegas. O piloto espera recuperação completa até o início do motocross no próximo dia 24.
- James Stewart também não contou com muita sorte em Las vegas, pois um problema na suspensão dianteira de sua Yoshimura Suzuki o deixou de fora da prova, liberando a terceira posição do campeonato para o alemão Ken Roczen, da Factory Red Bull KTM.
James Stewart abandonou a prova de Las Vegas por causa de um problema na suspensão da sua Suzuki |
Frase da semana
"There are too many guys that are really fast on thursdays, but not as many on saturdays".
Edu Appel