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>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Temporada chega a metade com cinco vencedores diferentes
Publicado em: 07/03/2014
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Indianápolis marca o meio do campeonato
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - fotos: Simon Cudby / Fran Hoppen / Divulgação



Ryan Dungey

A décima volta da prova de Indianápolis, marcou oficialmente a metade do Monster Energy AMA Supercross, em uma das pistas mais difíceis e técnicas da temporada, com canaletas, seções de costelas e até uma parede, que foi usada para tentar deter os melhores pilotos do planeta. A pista foi se deteriorando desde a primeira sessão de treinos e acabou se transformando em um campo de batalha para a final das 450cc. Mesmo se tratando de um estádio coberto, ela não teve tempo para se secar, como em outras provas.


Ryan Villopoto
Durante as nove provas completadas até agora, vimos alguns pegas interessantes, como vimos em outras temporadas, via Reed x Stewart, Carmichael x Stewart, Dungey x Villopoto, mas acredito que é a primeira vez na história em que vimos cinco pilotos diferentes estarem no topo do pódio somente com a metade das etapas completas.

Mais uma vez, a pergunta que está no ar é se tem algo errado com Ryan Villopoto, ou ainda, se os outros pilotos estão mais competitivos do que nunca. Sinceramente, ninguém realmente sabe a resposta, talvez nem mesmo o próprio Ryan. Seja qual for o a razão de "somente" duas vitórias até então, não interessa o que vem acontecendo, estando dentro ou fora do pódio, parece que a sua liderança na pontuação não para de crescer. E repetindo - mais uma vez - o que Ricky Carmichael não se cansa de dizer, " o campeonato não é ganho nos dias bons, mas sim, nos dias ruins". Ryan Villopoto acaba transformando dias como o último sábado em dias gloriosos, com uma "mera" quarta posição, depois de uma queda logo na primeira curva.

Pontuação Geral do Monster Energy Supercross
1. VILLOPOTO 184
2. DUNGEY 161
3. ROCZEN 158
4. STEWART 154


James Stewart

Eu detesto usar a palavra "se" em uma sentença que fala sobre o passado de algum acontecimento dentro da pista, pelo simples fato de que (in)felizmente não podemos mudar o passado e a beleza do nosso esporte, e que não dependemos da má decisão de juízes ou replays para determinarmos nossos ganhadores. Quem cruza a linha de chegada primeiro é o óbvio vencedor, mas é claro que às vezes me pego pensando em alguns fatos talvez até irônicos desta temporada, e dentre eles, é que três dos pilotos que estão no Top 4 tiveram pelo menos um DNF este ano.

Mas, como seria "se" algum deles não tivessem sofrido alguns acidentes bizarros, como a queda de Stewart em Anaheim 1, ou a queda de Dungey em Anaheim 3, que o deixou com a embreagem quebrada?! Se somarmos entre 20 a 25 pontos a Dungey, Roczen e Stewart, as coisas poderiam estar bastante diferentes. Lembrem-se que em 2011 Villopoto acabou caindo em uma de suas classificatórias e na LCQ, ficando de fora da final por uma etapa, ou ainda 2012, quando sofreu uma torção no joelho em Seatle, mas já estava com o campeonato nas mãos. Quero chegar no seguinte: em oito provas restantes, muita coisa ainda pode acontecer.


Blake Wharton não completou a prova em Indianapolis

The Red Riders: A Factory Honda foi uma equipe dominante por décadas, desde os anos dourados de Johnny O'Mara e Jeff Stanton, passando por Jeremy McGrath e Ricky Carmichael, que a deixou pela Suzuki. Desde então, a American Honda não conseguiu conquistar nenhum título na classe principal e, infelizmente, neste ano as coisas não parecem estar melhorando, porém, Indy trouxe três pilotos Honda ao pódio, começando por Justin Boggle na 250 Leste, com o segundo pódio consecutivo, e na classe principal, Eli Tomac finalmente conseguiu driblar toda as dificuldades neste início de temporada, para subir no pódio com a segunda posição, a melhor da sua carreira na classe. Cole Seely, subiu de categoria neste final de semana, tomando a posição de Justin Barcia (e Trey Canard) para levantar a bandeira da fábrica, numa excelente e surpreendente terceira posição.


Mitch Payton

The PC Show: Às vezes, é difícil fazer previsões com somente três provas completadas, mas uma coisa é (praticamente) certa, o título da Costa Leste já está nas mãos de Mitch Payton. A única questão é: quem é que vai ficar com o título? Martin Davalos é, com certeza, o mais rápido, mas a consistência de Adam Cianciarulo já vem gerando dividendos ao novato, que conta com duas vitórias em três provas completadas.

"Santa joelheira...Batman!" - Pra quem não viu a espetacular queda de Ivan Tedesco, na LCQ, aí vai o vídeo dele sendo "engolido" pela roda traseira da Suzuki de Tevin Tapia:



Silly Season: Depois de duas temporadas um tanto fracas, como silly season, 2014 promete ser um ano espetacular, com grandes nomes já gerando especulação. O jornalista canadense Steve Mathes, que entre várias funções, é colunista do Racer X, apontou os seguintes possibilidades para a temporada 2015.

Ken Roczen para a RCH Suzuki. - Kenny traria a Red Bull consigo, e não é novidade para ninguém que ele tem uma certa afinidade com a Suzuki, e que Carmichael está atrás de um grande nome para poder conter a um título.

Justin Barcia para a JGR Yamaha. - Não é segredo nos pits que Bam Bam está insatisfeito com a performance da sua CRF 450R 2014.

Brayton para a Kawasaki.

Dean Wilson - Factory KTM, no lugar de Roczen ou ainda a Two Two Motorsports, pois há algum tempo, Reed declara que quer ter um segundo piloto sob a tenda da equipe.

Mookie em Daytona


O capacete de Malcolm Stewart deste final de semana
Para finalizar a equipe Troy Lee Honda anunciou que Malcolm Stewart compete no Supercross de Daytona neste sábado. Será a primeira vez que o piloto, atualmente sexto colocado na 250 Oeste, compete no supercross contra seu irmão James. O atleta competirá com um uniforme especial homenageando Peter Fonda e seu legendário filme Easy Ryder (Sem Destino).

Segue abaixo a animação do circuito que recebe os pilotos na única prova do campeonato não organizada pelo Feld Motorsports. A pista desenhada este ano mais uma vez por Ricky Carmichael costuma degradar bastante graças ao solo do local além de ser mais extensa e proporcionar finais até 50% mais longas que as menores pistas confinadas nos estádios.

A cronometragem e resultados em tempo real você pode conferir aqui mesmo no MotoX em http://www.motox.com.br/liveresults/amasx.aspx




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