Curiosidades e observações sobre Phoenix
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - fotos: Garth Milan / Red Bull / Divulgação Monster
O Chase Field, em Phoenix, no Arizona, foi o palco da segunda etapa do Monster Energy AMA Supercross e, mais uma vez, não deixou a desejar
James Stewart |
A pista de Phoenix foi bastante técnica, com um solo bem escorregadio, costelas profundas e uma seção de três saltos triplos seguidos, que tiraram alguns pilotos de contenção do campeonato. Entre as principais baixas do dia, Zach Bell, da Geico Honda, acabou quebrando a clavícula, e Josh Grant, que também virou dúvida para a noite, e acabou não correndo. Ainda vale salientar que Eli Tomac enfrentou os treinos livres logo no início da tarde, mas acabou optando por ficar de fora desta prova, e provavelmente das próximas duas, para curar completamente seu problema no ombro, depois da queda em A1.
Reveja os vídeos:
Highlights 450SX
Highlights 250 SX Oeste
Quedas na repescagem 250
Queda de James Stewart no treino
Under the weather: Esta é uma expressão que usamos aqui nos Estados Unidos quando não estamos nos sentido bem, seja por uma gripe, ou um mal estar, e neste início da temporada, tem sido usada bastante por vários pilotos. Depois de Vilopotto se contentar com o quarto lugar em A1, por estar um pouco "under the weather" (resfriado), em Phoenix, Bubba Stewart confessou estar suando frio durante todo o dia, enquanto tentava lutar contra uma gripe. Já Ken Roczen, depois da corrida, declarou que teve algo como uma infecção alimentar na quinta-feira, que o deixou vomitando por todo o dia e que acabou desmaiando no próprio banheiro. Além disso, Cole Seely disse em sua entrevista no pódio que esteve lidando com problemas estomacais durante toda a semana.
Veja também: Resultados completos e mais fotos da etapa de Phoenix
Apesar das notícias de nevascas e temperaturas negativas recordes na maioria do país, aqui na Califórnia estamos tendo um inverno bastante ameno, com temperaturas bem altas se comparadas ao resto do país, mas é comum ver os pilotos usarem luvas em suas sessões de autógrafos para evitar o contato com germes e bactérias de outra pessoas.
De fora: Com o elevado nível de competição da costa oeste, dois pilotos ficaram de fora do
main event nas 250cc, que me chamaram atenção. O californiano Michael Leib, e o francês Valentin Teillet, da também francesa Bud Racing, que fez sua estreia no Supercross em Anaheim 1. Leib e Valentin acabaram indo pra LCQ e tiveram uma ótima largada, mas uma bandeira vermelha acabou mudando o destino dos dois pilotos, já que Leib acabou se enroscando na re-largada com outro competidor e Valentin acabou caindo sozinho com poucas voltas para o final.
Ken Roczen |
Aggressive or dirty?: No motocross há uma pequena linha que separa ser "agressivo" e ser "sujo". Nas duas últimas provas, testemunhamos algumas manobras que estão muito perto desta linha, e que gerou um pouco de polêmica e discussão. Na minha opinião, você pode ser agressivo sem encostar em um adversário, como por exemplo, a passada de Villo em Justin Brayton, ou ainda a histórica briga de Bubba Stewart e Villopoto no Monster Cup em 2013.
Mas, ao que eu estou realmente me referindo seria às duas passagens de Jason Anderson na última volta, sobre Cole Seely, e é claro, a Justin "Bam-Bam" Barcia, que ganhou esse apelido devido a sua "agressividade". Veja bem, a meu ver, Jason Anderson fez uma ultrapassagem agressiva, nas duas provas, e foi uma ultrapassagem nas últimas curvas para garantir a vitória da prova, e além disso, apesar de que em A1, houve um pouco de contato, o toque aconteceu quando os pilotos já apontavam suas motos na mesma direção.
Já Justin Barcia fez juz ao seu apelido neste final de semana, derrubando Ken Roczen - que já avisou que vai ter troco -, e tambem quando encostou a traseira da sua CRF na dianteira de Ryan Dungey. Tudo isso aconteceu nas primeiras voltas da prova e Justin acabou cansando e cometendo vários erros, que acabaram lhe rendendo uma mera quinta posição. Aos meus olhos - mesmo que vários de vocês possam discordar - Jason Anderson...é agressivo, e Justin Barcia é sujo!
Confira o vídeo onboard da disputa entre os dois:
Algumas considerações:
Ryan Dungey |
Ryan Dungey: A corrida era dele, assim como foi no ano passado, a grande diferenca é que este ano, Ryan não conseguiu se aproveitar da má largada de Villopoto e, com sua tradicional postura de acabar andando no mesmo ritmo do piloto que está a sua frente - Brayton neste caso - e acabou se contentando com a terceira posição.
Dean Ferris |
Dean Ferris: O australiano fez sua estreia no AMA Supercross em Anaheim 1, porém, tenho que destacar a performance do piloto em Phoenix, que acabou caindo na largada de sua classificatória, mas ainda conseguiu a classificação com uma ótima corrida de recuperação, que lhe rendeu a nona posição. Na final, Dean terminou em sétimo, nada mau para um piloto que começou a treinar supercross há menos de dois meses.
JGR Yamaha: Justin Brayton teve a melhor atuação de sua carreira desde do dia em que venceu a última bateria em Steel City, se eu não me engano, 2008. Brayton usou de sua ótima atuação sobre as monstruosas costelas de Phoenix, para assegurar o melhor resultado de sua carreira. Ninguém sabe qual o grau da contusão de Josh Grant até o momento, portanto, provavelmente o time debutará seu piloto reserva, Phill Nicoletti, em Anaheim 2.
PC Kawasaki: Não é mais segredo que Dean Wilson não estava em forma para Anaheim 1, depois de uma horrenda queda na quarta-feira que antecedia a prova. Mas, o que aconteceu com Dean em Phoenix? O piloto parecia estar em sua velha forma, vencendo a classificatória e pronto para dominar como esperávamos na pré-temporada, porém, mais uma vez, vimos ele não conseguir acompanhar o ritmo de Seely e Anderson e, mais uma vez, foi ultrapassado por Zach Osborne e ficou fora do pódio. Wilson é, com certeza, o principal piloto do poderoso esquadrão de Mitch Payton, e se as coisas continuarem do jeito que estão, poderão ficar mais um ano sem título algum.
The Rookie: Cooper Webb é a esperança das Yamahas na classe da baixa cilindrada. O piloto fez bonito e conquistou o holeshot, mas acabou a prova na sexta posição. Nada mau para o novato.
Chad Reed |
Reed: Dia medíocre para Chad Reed e sua Discount Tire Two Two Motrosports, com a nona colocação em Phoenix, que é um dos poucos estádios em que o australiano nunca venceu.
Josh Hill: Se o dia foi difícil para Reed, para Josh Hill, tudo parecia ficar bem mais "fácil", pois o piloto foi para casa mais cedo, depois de não conseguir classificar para a final em Phoenix.
Esse final de semana o campeonato volta para Anaheim. Interessante notar o circuito reformulado que conta com um túnel, obstáculo comum antigamente, mas cada vez mais raro nos dias de hoje.
Confira a pista da próxima etapa, Anaheim 2:
Essa coluna é dedicada ao piloto Eric Palante, de 50 anos, que acabou falecendo no quinto estágio do 11º Rally Dakar. O belga era pai de cinco filhos.