X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

A Day in the Dirt
Publicado em: 10/12/2013
Clique e saiba mais

Coluna do Erbs #40 - A Day in the Dirt, Silly Season as primeiras baixas do SX 2014
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs


Uma das muitas largadas do Day in The Dirt 2013 

No último final de semana de novembro se comemora aqui nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças, em que se celebra a vida, a família e as bênçãos. A Troy Lee Designs, pela 16ª vez, celebrou o motocross com mais uma edição do Grand Prix 'a Day in the Dirt'. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi realizado na grandiosa pista de Glen Helen e contou com mais de 800 inscrições, dentre elas, a minha.

O circuito era bastante longo, no estilo GP, onde a pista principal foi conectada à pista REM, por velozes partes off-road, que foram cortadas nos arredores do circuito, e ainda algumas retas de asfalto, fazendo uma longa volta, que variava entre a maioria dos competidores entre seis e sete minutos.

O 'A Day in The Dirt' é um evento sem igual, em que há corridas de side-cars, motocicletas antigas, e ainda se pode dividir a pista com ícones do esporte, como Cole Seely, Shane McElrath, Troy Lee, Robbie Madison, Ivan Ramirez, Kendall Norman, Jeff Ward, Jeff Matasievich e Doug Henry. Isso mesmo, Doug Henry! Nos treinos de sexta-feira, Doug Henry passou por mim como uma bala, em uma parte bastante acidentada do circuito, com sua Gaiola-YZ450F, o que pra mim, foi um momento bastante emocionante. Depois de saber tudo que este homem passou nas últimas décadas, desde as cirurgias com as três lesões que teve na coluna ou até por ter sua casa e pertences completamente queimados num incêndio. Doug é um verdadeiro herói!

Vídeo - A Day in the Dirt 2013:



Veja também:  mais um vídeo deste incrível evento no MotoX Connect Vídeos.

Falando em herói, vamos falar mais um pouco de Kurt Caselli. O falecimento de Kurt, que ocorreu há três semanas, está gerando uma grande repercussão na indústria e mídia americana. Acho importante ressaltar o trabalho que a FMF está fazendo. Liderados por Little-D, filho do fundador da companhia, a FMF, juntamente com a KTM, organizou um evento no dia 6 dezembro, em Glen Helen, para honrar e relembrar o legado de Kurt. Este evento serviu como um ponto de partida para o estabelecimento da Kurt Caselli Foundation, uma entidade idealizada pela própria família de Kurt e que conta com o apoio da KTM e da FMF. Ele visa gerar fundos para educação de ensino médio e para o desenvolvimento de equipamentos de segurança para competições off-road.

O evento gerou um público muito além do esperado, contando com milhares de pessoas e um oceano de motos, que contornou a pista de Glen Helen para homenagear o piloto. Godspeed Kurt!

Mudanças no SX:


Pista de Detroit - Clique na Imagem para ver mais pistas de 2014

No dia 6 de dezembro, a Feld Motorsports revelou ao público o design das 16 pistas onde serão disputados o Monster Energy AMA Supercross. Contrariando os rumores que surgiam após o Monster Cup, a Joker Lane não será adotada em nenhum dos eventos. O destaque vai para a pista de Detroit, que conta com uma curva que sobe até as arquibancadas.

A grande novidade da semana foi que a competição voltará a adotar as 'semi-races', além das heat-races, para compor a final, que agora contará com 22 pilotos. Basicamente, cada heat-race classificará quatro pilotos diretamente para a final. Os resto se enfrenta novamente na semi-race, em que os cinco primeiros de cada disputa garantem a vaga no show principal, e pra finalizar, o Last Chance Qualifier levará quatro pilotos à final.

Ainda não ouvi muito sobre a reação dos pilotos e equipes sobre a mudança, mas, com certeza, eu aprovo, pois quanto mais gates caírem durante uma noite, melhor.

Vídeo - Preview Oficial Monster Energy Supercross 2014:



Discount Tire Two Two Motorsports: Chad Reed finalmente fez uma declaração oficial sobre seu time esta semana, mostrando suas novas cores e patrocinadores.

French Invasion:

David Millsaps fora do início da temporada 2014
Depois de abrirem uma filial da Bud Racing aqui na Califórnia, a empresa francesa fará a estreia oficial no Monster Energy AMA Supercross com Valentin Teillet supervisionado por, nada mais, nada menos, que o ex-campeão mundial Jacky Vimond.

Canard down: Trey Canard sofreu uma fratura no braço esta semana e estará fora dos primeiros rounds do Monster Energy AMA Supercross. Trey foi submetido a uma cirurgia em que pôs uma placa de titânio no braço, o que acelerará a recuperação. A Factory Honda não tem pretensão de iniciar a competição com nenhum outro piloto substituto.

Millsaps x Hot Sauce: A segunda baixa da pré-temporada vem da Rockstar KTM. Davi Millsaps acabou perdendo a frente da moto durante os treinos em Pala, há duas semanas e, até poucos dias, era dúvida para o início da temporada. Nesta terça-feira, o time anunciou a entrada oficial de Ivan Tedesco, e que Davi Millsaps estará de fora por tempo inderteminado. Até então, não há notícias da gravidade da lesão no joelho do piloto.

Para piorar as coisas para a equipe Rockstar KTM, seu piloto na 250cc, Joey Savatgy, também se acidentou treinando e fraturou o pulso e algumas costelas.

Infelizmente, as notícias ruins não param por aí, pois Justin Bogle, da Geico Honda, caiu forte e acabou quebrando cinco vértebras e o omoplata. Apesar da fratura, o piloto não corre o risco de paralisia.

Factory KTM:


Marvin Musquin venceu o Supercross de Genebra

Nesta segunda-feira, a imprensa foi convidada à sede da empresa em Murrieta, aqui no sul da Califórnia para a apresentação oficial do time para 2014. Roger Decoster apresentou seu mais novo pupilo, o australiano Dean Ferris - confirmando os boatos pós-MXDN - além de, é claro, Ken Roczen, que estreará nas 450cc ao lado de Ryan Dungey. Marvin Musquin, para minha surpresa, competirá na Costa Leste, deixando o novato Ferris para a Costa Oeste, que começa em menos de um mês.

Roger deixou bem claras as pretensões de campeonato na Costa Leste, com Musquin, e o francês provou que está preparado, depois de ser coroado o rei de Genebra, na Suíça, batendo feras como Justin Brayton, Will Hahn e Malcolm Stewart. A corrida de Genebra marca o fim das grandes provas internacionais, e a volta dos pilotos AMA aos Estados Unidos para os preparativos finais para a abertura do Monster Energy AMA Supercross, dia 4 de janeiro, em Anaheim, na Califórnia.


KTM 450 SX-F Factory Edition

Assim como os pilotos, Roger teve o prazer de anunciar, que pelo terceiro ano consecutivo, a empresa lançará no mercado americano a 450 SX-F Factory Edition, que conta com vários updates, em comparação com o modelo standard, tais como a nova suspensão dianteira WP 4CS, mesa superior e inferior, link do amortecedor traseiro e pneus Dunlops MX52, que serão somente lançados oficialmente ao público no ano que vem.

A, também austríaca, Red Bull anunciou que para 2014, o Red Bull Straight Ryhthm estreará como uma competição que será televisionada e será parte do Red Bull Sinature Series, que conta com o RedBull Rampage e o US Open of Surf

Veja um vídeo do primeiro Red Bull Straight Ryhthm na MotoX TV.



Frase da Semana

"I learned that courage was not the absence of fear, but the triumph over it. The brave man is not he who does not feel afraid, but he who conquers that fear."
Nelson Mandela






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet