X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

A decisão dos títulos em Utah
Publicado em: 23/08/2013
Clique e saiba mais

Nosso colunista acompanhou ao vivo a prova no Miller Motorsport Park
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Eduardo Erbs


Largada no circuito de Salt Lake City


Assista na MotoX TV
Depois de décadas sem uma corrida 'outdoors', o Estado de Utah recebeu a penúltima etapa do AMA Motocross no último sábado. A prova foi uma das mais difíceis e mais importantes do calendário, principalmente pelo fato da pista nova ser um nivelador entre os pilotos, já que ninguém conhecia o traçado. Além disso, a altitude era de 4400 pés e a promessa de temperaturas perto dos 40 graus testaria a parte física dos pilotos e o acerto das motos. Eu estava lá para conferir de perto tudo o que rolava.

Veja também: Galeria de Imagens Salt Lake City

Realmente, achei a etapa bem organizada, e algumas nuvens ajudaram a manter as temperaturas um pouco abaixo do esperado, porém, apesar de ver algumas entrevistas on-line de certos pilotos, a vibração nos pits sobre a pista não era das melhores. Ouvi diretamente da boca de Roger DeCoster algo que eu traduziria como: "eu vim aqui para uma prova de motocross, e não supercross", disse referindo-se aos enormes saltos e seções de pulos que poderiam comprometer a segurança dos pilotos.



Eli Tomac
Eu entendo que a MX Sports está tentando algo diferente, com os padocks (que por sinal, não foram usados pelas equipes), com uma pista de acesso extremamente fácil, que oferecia arquibancadas e um telão para os espectadores, porém, ano vai e ano vem, e não é novidade para ninguém que, principalmente os pilotos e equipes, sempre acabam preferindo uma pista tradicional, com elevações naturais e um terreno mais constante.

Falando em terreno, há alguns anos, eu participei de um evento no local da prova (Miller Motorsports Park), onde eu pude acelerar no off-road, e em uma pequena pista de motocross situada dentro do local. No off-road, a fina areia do deserto criava uma nuvem de poeira imensa, em que era praticamente impossível seguir outro piloto de perto. No motocross, o solo compactado, cozido pelas altas temperaturas do local, era duro e liso como uma pedra. Com isso, eu diria que Marc Peters - construtor da pista -, ainda fez um ótimo trabalho com o solo, apesar de ter sido um pouco criticado pelo fato da pista ter ficado bastante inconsistente, com partes úmidas, outras bastante duras, e ainda seções 'naturais' e outras artificiais de areia, tornando bastante difícil a escolha de pneus e set up de suspensões.


Ryan Villopoto a caminho de mais um título


Roger "The Man" DeCoster
Durante todo o evento, era possível ver nuvens de chuva perto das montanhas nos arredores do circuito, e alguns pingos solitários chegaram a alcançar quem estava por lá. No entanto, o que poderia ter mudado o rumo da prova foi uma tempestade de areia durante a segunda bateria das 250cc. Acredito eu, que os ficais em algum momento chegaram a pensar em cancelar a prova, pois realmente, com saltos daquele tamanho, a segurança dos pilotos ficou bastante comprometida.

Todos esperavam Ryan Vilopotto ganhar o título por antecedência, mas poucos esperavam isso de Eli Tomac, gracas a uma má largada de Ken Roczen, e uma controversa ultrapassagem de Bagget sobre Roczen, logo depois do atual campeão cortar um pedaço de pista em uma das curvas.

Algo que me chamou atenção é que somente 30 pilotos largaram na bateria final das 450cc e somente 25 terminaram a prova. Entre as principais ausências, eu destacaria James Stewart e Chad Reed, além de Mike Alessi, que nem compareceu ao evento.

Algumas curiosidades:


Parece que a animação de Chad Reed ficou na temporada de Supercross


Davey Coombs
Chad Reed: um dos meus 'informantes' na equipe Honda comentou que, aparentemente, já nesta semana, Chad Reed estará de relações cortadas com a Honda USA, e já não participa da última etapa, levantando assim mais dúvidas sobre o futuro do piloto.

Alguns dizem que a Two Two Motorsports irá por água abaixo e o piloto somente pilotará em outra equipe, porém, o mais provável é que Chad apareça a bordo de uma Yamaha ou Suzuki para 2014. Prefiro nem mencionar os boatos dele pilotar uma KTM vestida de Husqvarna para o ano que vem.

Davey Coombs: O dono do portal RacerX e da MX Sports, organizadora do campeonato, é realmente um exemplo a ser seguido. Além de, talvez ser o homem com maior poder na mídia especializada norte-americana, Dave teria a 'última palavra' sobre qualquer aspecto no campeonato. Mas, durante a prova, você pode encontrá-lo circulando pela pista em um UTV, com luvas e ferramentas na mão, checando a ação de perto e sem medo de por a mão na massa quando for preciso.


James Stewart

Bubba Stewart: O piloto de fábrica da Suzuki declarou que estará fora da última etapa em Lake Elsinore, devido a uma contusão nas costas sofrida em Salt Lake City.

JG33: Outro que não apareceu na etapa foi Josh Grant, por uma emergência familiar, depois de seu filho pequeno ser mordido seriamente por um cachorro, poucos dias antes da etapa.

Ken Block: O piloto de rali e estrela dos populares vídeos Gymkhana abriu as portas de sua garagem em Park City, na quinta à noite, para receber mídia, pilotos e convidados. Ken também estava presente no sábado, dia da prova.


Weston Peick

Weston Peick: Não consigo lembrar qual piloto REALMENTE privado chegou tão perto de um pódio nos últimos anos. Depois de passar pela Austrália e várias corridas regionais em busca de fundos para as etapas da Costa Oeste do AMA Motocross, Weston passou raspando no pódio, com um par de quinto lugares, que lhe deram a quarta colocação na geral, depois de ter problemas para ligar sua Suzuki durante todo o dia. Será que Weston tem vaga garantida em um time em 2014?


MXGP:


Clement Desalle
Clement Desalle estragou a festa de Antonio Cairolli, quando acabou vencendo o GP da Bélgica, para o delírio do público belga. Mas a notícia do dia foi a ausência de Jeffrey Herlings, depois de ter sofrido uma forte queda quando brigava pela liderança com Dean Ferris, no sábado, durante a classificatória.

A 'silly season' europeia continua pegando fogo, e o que sabemos de novo é que Roman Febre foi confirmado na Husqvarna em 2014, já que sua atual equipe, a KTM Silver Action, se tranformará no Husqvarna Factory Team no próximo ano.

Já Glen Coldenholf estreará em amarelo a temporada 2014, pois sua equipe, Standing Construct KTM, fará a transição para as Suzukis no próximo ano.

MXoN:

1 - Depois do desfalque de Ryan Vilopotto no Nações, foi a vez de Jeff Herlings ficar de fora do time holandês ao quebrar a escápula na qualificatória da Bélgica.

2 - Chad Reed é outro que twitou esta semana que estará fora do time para 2013, pois não está 100% para competir. Além disso, como comentei antes, o futuro dele está ainda um tanto incerto. O piloto KTM Todd Waters foi o escolhido para representar o time, que também contará com Brett Metcalf e Dean Ferris

3 - O time inglês ainda não está definido, mas tudo indica que Jake Nichols, Tommy Searle e Shawn Simpson serão os escolhidos.

4 - Team Brazil: Nesta quinta feira, recebi a ótima notícia que o Brazil terá um time para o MX das Nações, mais uma vez liderado pelo Cacau e com os pilotos Rafael Faria, Hector Assunção e o meu amigo Anderson Cidade. Com certeza, fiquei feliz pelo fato de termos um time no evento, e ainda gente com raça que está fazendo a coisa acontecer, mas ainda me dói o fato de que não sermos organizados, unidos e competentes o suficiente para levar o que temos de melhor, sem levar em conta o orgulho, patrocínios e razões pessoais.
 

Saiba mais em: www.aimexpousa.com
Indústria: Entre os dias 16 a 20 de outubro, a cidade de Orlando, na Flórida, receberá a AIMExpo, que é a maior feira americana do motociclismo, onde você poderá conferir todos os lançamentos 2014 de motocicletas, peças e acessórios. Se você tem aquelas férias vencidas, Orlando é o lugar perfeito para toda a família, com atrações para crianças, adultos e, agora, para os amantes das motocicletas. Não perca!



Frase da semana:

It's just a job. Grass grows, birds fly, waves pound the sand. I beat people up."
Muhammad Ali














© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet