X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Unadilla, Locket, X-Games, MXDN e as mudanças nas equipes
Publicado em: 13/08/2013
Clique e saiba mais

Unadilla, Locket, X-Games, MXDN e as mudanças nas equipes
Redação MotoX.com.br - Edu Erbs - Fotos: M. Rice, S. Cudby, A. Schaaf, S. Gutierrez


 


Ryan Villopoto
Unadilla é uma das paradas mais clássicas de toda a temporada americana, tanto do motocross quanto do supercross. Sempre lembrada pela Trans-AM Series de décadas atrás, a pista conta com um padrão considerado "europeu" de traçado, que sofreu mudanças para este ano, agradando a maioria dos competidores. Porém 'Dilla é uma pista extremamente técnica, o que assusta pilotos como James Stewart e Michael Byrne, donos de um histórico negro com o circuito.

Durante as provas, Ryan Villopoto e Eli Tomac estenderam as suas lideranças no campeonato, enquanto seus principais rivais, o dueto da Red Bull KTM Roczen e Dungey, tiveram resultados um pouco abaixo do esperado, ambos na terceira posição. Os destaques do dia ficaram por conta de Jake Weimer que segurou Ryan Dungey para terminar a segunda bateria na terceira colocação, o melhor resultado da temporada; também Jeremy Martin com o seu segundo pódio consecutivo está tomando as honras do melhor novato da temporada.

- Adam Cianciarulo: o piloto da Monster Energy Pro Circuit Kawasaki saiu da pista logo na primeira curva da primeira bateria e deu uma de espertinho retornando ao circuito no final da segunda curva, uma boa cortada na pista, que lhe rendeu uma punição de dez posições no final da prova.




Shane McElrath
- Graduados: o Loretta Lynn's acabou, mas as carreiras de pilotos como Matt Bisceglia e Shane McElrath acabaram de começar nos rankings profissionais. Matt, que representa a Geico Honda, acabou a prova na 20ª posição e Shane, integrante da Troy Lee Designs Honda, terminou a prova em 18º. Nada mal!

- Ryan Dungey: o competidor da Factory Red Bull KTM não teve um final de semana brilhante em Unadilla. Encerrou em terceiro na geral, deixando assim o seu rival Villopoto com uma mão no troféu desta temporada. Como comentei anteriormente, Ryan é o único piloto da fábrica que não tem contrato assinado para 2014 e há rumores que a RCH Suzuki estaria fazendo uma séria oferta a ele. Apesar de minhas apostas na escolha pela KTM, a parceira entre Dungey e a RCH poderia fazer sentido pela amizade de Ricky Carmichael, dono da equipe, e o piloto, além da motocicleta Suzuki, que o atleta pilotou pela maior parte de sua carreira.

-Millsaps in Orange? Há algum tempo se escuta um rumor que a Rockstar Suzuki, dona de um grande sucesso no AMA Supercross 2013, estaria mudando suas cores para o próximo ano. Agora está praticamente confirmado que, para 2014, o time estará vestido de laranja com o apoio da Factory KTM.




Pista de Southwick será salva, mas não faz parte do calendário nacional 2014
Enquanto isso, a mesma equipe vem sendo castigada por lesões nesta temporada do motocross e acabou contratando Michael Leib para as duas últimas etapas em Tooele e Lake Elsinore. Já perdi a conta do número de equipes que Leib representou este ano!

- The sandbox: depois da famosa pista de Southwick anunciar o fechamento de suas portas após a etapa do AMA Motocross este ano, esta semana circulou a notícia de que os donos da propriedade acharam um novo inquilino que assegurará o futuro do motocross no local. Quem assinou o contrato foi Michael Grondhal, um dos sócios da Geico Honda e proprietário de maior rede de academias de musculação do mundo, a Planet Fitness.

-Enzo Lopes: o piloto brasileiro da Orange Brigade, time amador com o apoio da Factory KTM, continua fazendo história para o motocross brasileiro e com certeza merece destaque. Depois de terminar o Loretta Lynn's no pódio, Enzo estava de malas prontas para a Europa, para o Mundial Júnior de Motocross. O website Vurbmoto acompanhou o competidor de perto, dando destaque ao garoto via mídias-sociais desde o seu treino com a lenda Stefan Everts até um incrível holeshot em uma das baterias no mundial. O brasileiro encerrou a prova na 11ª posição.


Pepê Bueno

- Pepê Bueno em Glen Helen: na quinta-feira (08), entre nomes como Ken Roczen, Josh Grant, Brock Tickle, Jake Weimer e Blake Bagett, estava a fera brasileira Pepê Bueno treinando. O piloto que acabou de voltar de Loretta Lynn's, onde completou uma das provas da classe 250B na sexta posição e enfrentou problemas em sua RM-Z na outras baterias. Pepê contou que pretende participar das etapas finais do brasileiro de motocross em 2013, além do Mini Olimpics na Flórida. Para o próximo ano, os planos são mais radicais: possibilidades de mudar de marca e treinador, também está na lista competir nos principais campeonatos amadores americanos tais como o Mammoth Motocross, Loretta Lynn's e Mini O's, sem deixar de incluir algumas etapas do brasileiro de motocross.


Tem congressista querendo regulamentar o marketing dos enegéticos
- Gimme energy: no dia 31 de julho, houve uma audiência no senado americano, comandada pelo senador Ed Markey, para tentar regular o marketing dos energéticos que poderiam ser direcionados a população juvenil. Representantes da Red Bull, Monster e Rockstar estavam presentes na sessão. Além disso, programas como o Monster Army e capa da revista Red Bulletin com Enzo Lopes foram usados como argumento do senado sobre o marketing feito para crianças e adolescentes, comparando as marcas e suas campanhas promocionais com as feitas pela indústria do tabaco.

Achei um tanto interessante reportar o acontecido. Estes produtos, sejam eles benéficos ou não, injetam milhões de dólares no esporte, dando apoio para centenas de organizadores e pilotos ao redor do mundo, algo que com certeza a modalidade não pode perder.

-MXdN: com os principais campeonatos na sua reta final e o Motocross das Nações à vista, alguns países já deram a largada anunciando os seus times para a competição que acontece na Alemanha nos dias 28 e 29 de setembro.

1 - Team USA: Roger Decoster declarou em uma recente entrevista que o time será anunciado logo (possivelmente no próximo final de semana em Salt Lake City), mas que a principio ele está contando com Ryan Dungey, Ryan Villopoto e Eli Tomac, porém nesta segunda-feira (12/08), o site americando Racer X publicou que possivelmente Ryan Villopoto estará de fora do time por ter que se submeter a uma cirurgia no tornozelo adiada por mais de um ano. Justin Barcia seria o principal candidato para a vaga.
2 - Team Australia: o time australiano ainda não está confirmado porém Chad Reed "tuitou" um dia desses que espera a sua convocação e gostaria de ter como colegas de time Dean Ferris e o veterano Brett Metcalf.
3 - Team New Zealand: Cody Cooper, Rhys Carter and Kayne Lamont terão como chefe de equipe o veterano Josh Coppins.
4 - Team Belgium: este é um dos times que pode surpreender na competição, com Clement Desalle, Ken De Dycker and Jeremy Van Horebeek


O time alemão campeão em 2012

5 - Team Germany: Ken Roczen irá liderar o time da casa, mas pelo o que eu sei Marcus Schiffer estará fora de ação para a prova e Nagl no momento está em tratamento por conta do vírus Epstein Barr, então ainda é incerto para a prova.
6 - Team Brasil: pelo o que entendo o time do Brasil ainda não está confirmado e a única "meia certeza" seria a confirmação de Antônio Balbi, enquanto os outros integrantes da equipe ainda são grandes pontos de interrogação, já que o time Honda, assim como nos últimos anos, não tem interesse em participar da competição. O triste disso tudo é que, ano vai e ano vem, a história se repete mais um vez, mostrando o descaso dos dirigentes e "cartolas" do nosso esporte com a principal disputa do motocross mundial.
 
X-Games


foto: Scott Clarke / ESPN

A super-final dos X-Games de verão aconteceu durante os dias 1º a quatro de agosto aqui em Los Angeles...e dentre alguns acontecimentos, eu gostaria de destacar:

1 - Vicky Golden is a bad-ass! A piloto residente aqui da California realmente surpreendeu! Apesar de ter abusado um pouco da sorte para garantir a terceira medalha de ouro no Women's Moto-X, competir com as feras do freestyle no Best Whip e sair de lá com uma medalha de bronze não é pra qualquer um.


Ronnie Renner no salto em altura
2 - O "concurso de popularidade" também conhecido como Best-Whip, em que os espectadores votam na melhor entortada via twitter, finalmente tem um novo vencedor! Depois de Jeremy "Twitch" Stenberg dominar os eventos anteriores com os seus 89 mil seguidores, Josh Hansen acabou vencendo o evento, que na minha opinião, pela primeira vez na história do evento, foi merecido!

3 - Depois do best-trick ser abolido da competição, o Moto-X voltou para a alegria dos mais aficcionados como eu. Fiquei feliz pela performance de Josh Hill que quase levou a vitória, fiquei também feliz por Chad Reed aparentar estar se divertindo depois de um ano tão dificil, e fiquei "feliz" - pela terceira vez - de ver que Jason Lawrence continua sendo o mesmo piloto sem-graça (e sem sucesso) dos últimos anos.

4 - Saindo um pouco do MX e indo para o skate, foi muito legal mais uma vez o Brasil ter medalhistas como Letícia Bufoni, Luan de Oliveira e principalmente Bob Burnquist, que apesar de não ter conseguido a defesa do ouro, levou o bronze pra casa com um nariz quebrado e um tornozelo - daí eu me pergunto...será que o tal do Neymar faria o mesmo??

5 - A espanhola Laia Sanz dominou pela terceira vez no ano o Enduro-X feminino, porém dias antes do evento a piloto participou do Baja Beach Bash comandado por Cameron Steel na península da Baja Califórnia no México. Um amigo presente no evento comentou que é realmente impressionante o nivel de pilotagem de Sanz, que pode ser conferido neste video de uma das competições do evento.



- A edição de 2013 dos X-Games de verão marca a última parada do evento na Califórnia, agora de mudança em 2014 para a cidade de Austin, no Texas.

MXGP - Loket:

A República Checa foi o último palco dos GPs, em Loket, e acabamos por aprender algumas coisas com o evento:


Jeffrey Herlings

1 - Jeffrey Herlings é bicampeão mundial, com três etapas de antecipação, mas o obejtivo do piloto é quebrar mais um recorde e ser o primeiro piloto da história dos GPs a vencer todas as provas de uma temporada.

2 - Tony Cairoli ficou fora do pódio pela primeira vez este ano, com uma corrida cheia de erros que lhe rendeu uma contusão na mão, porém ainda tem uma vantagem de 90 pontos sobre Clement Desalle. Dependendo das combinações de resultados dos dois pilotos, o italiano poderá conquistar o seu sétimo título mundial neste domingo (18) na Bélgica.

3 - Aleksandr Tonkov foi o primeiro piloto oficialmente confirmado para defender o time oficial da Husqvarna em 2014. O time e o atleta firmaram um contrato de três anos.


Dylan Ferrandis assinou com a CLS Kawasaki

4 - Dylan Ferrandis é outro piloto que estaria deixando a Bud Racing Kawasaki para se aliar a Tommy Searle na Monster Energy CLS Pro Circuit Kawasaki para a próxima temporada.

Neste próximo sábado (17), a cidade de Tooele no estado de Utah receberá a penúltima etapa do Lucas Oil AMA Motocross. Uma das novidades desta etapa é que a pista foi construída no miolo do autódromo Miller Motorsports Park e as equipes usarão o padock coberto como pit lane. Além disso a altitude do local e as temperaturas mais altas da temporada testarão o preparo físico dos pilotos.


Miller Motorsports Park 

Ryan Villopoto pode ser  coroado campeão com uma etapa de antecipação, se repetir dois primeiros lugares nesta etapa. Será que Dungey poderá detê-lo e estragar sua festa do rival?






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet