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>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Autoconfiança
Publicado em: 14/06/2013
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Marvin Musquin embala na 250 com a segunda vitória na temporada de motocross
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Cudby S./ Allisports.com/ Divulgação
  

High Point evidenciando os "altos e baixos" dos pilotos. Em destaque na foto, Ken Roczen


Marvin Musquin
Autoconfiança é algo que, infelizmente, não está disponível nas prateleiras dos supermercados ou dentro de um comprimido para ser ingerido. Porém, alguns indivíduos nascem com este ASSET ligado diretamente em seus cérebros e outras pessoas o adquirem com o tempo, uns mais lentamente que outros, ou por meio de experiências de sucesso ou por um acompanhamento técnico e psicológico.

Assista na MotoX TV:
Melhores Momentos de High Point

Acredito serem poucos os esportes em que a autoconfiança tem um papel tão grande como no Motocross. Uma vitória, uma ultrapassagem, um salto ou uma manobra arriscada podem trazer ao piloto um nível de autoconfiança que pode durar somente uma bateria, um dia ou, até mesmo, uma temporada inteira. Creio que a maioria de vocês, leitores, sabe do que estou falando.

Marvin Musquin é um ótimo exemplo para observarmos a diferença que a autoconfiança faz nas provas do piloto. Começando pela temporada de Supercross. Durante as duas primeiras provas, Marvin teve resultados medíocres, porém, na terceira, tomou vantagem dos erros dos seus adversários para ser o piloto mais rápido e dominante até o final da temporada. No entanto, os maus resultados das duas primeiras etapas lhe custaram caro, pois Will Hahn acabou levando o título por apenas dois pontos de margem no curto campeonato.


Francês está cada vez mais confiante

No Lucas Oil AMA Motocross, a história se repete. Depois de quatro consecutivos quartos lugares, Musquin repetiu a vitória no overall (assim como em Unadilla no ano passado), com dois segundos lugares em Muddy Creek. É válido lembrar que ele foi o primeiro piloto a bater a dupla Roczen e Tomac - até então, dominante em todos os eventos.


Clement Desalle esta semana correu em terras francesas pelo Mundial de Motocross
Em High Point, Musquin repetiu o feito, vencendo sua primeira bateria de Motocross nos Estados Unidos, com uma grande pilotagem na primeira bateria, principalmente nas últimas voltas, quando foi atacado por Tomac. Já na segunda corrida do dia, ele conquistou o holeshot e venceu de ponta a ponta, com muita autoridade, deixando para trás a pressão de seu companheiro de equipe, Ken Roczen, durante praticamente toda a prova. Com isso, Musquin não somente se consolida como o primeiro piloto da temporada a repetir uma vitória overall, mas também como um dos candidatos ao titulo.

Outro fator muito interessante é como o público americano tem dado mais respeito aos pilotos europeus. Iniciando pelo ‘massacre’ do time americano no mais recente Motocross das Nações, e agora com Clement Desalle e Kevin Stribjos, mesmo com equipamentos e formato de provas completamente diferentes do que estão acostumados, quebraram os Top 10 do AMA Motocross com certa facilidade. E, na segunda bateria das 250cc, vimos Marvin, Ken e Zach Osborne completarem o pódio. Três pilotos que são frutos dos GPs, quebrando aquela velha história do ‘por que os europeus têm tanta dificuldade em se dar bem por aqui?!'

Além deles, o sul-africano Tyla Rattray foi outro campeão mundial que subiu ao pódio esse final de semana, acabando na geral com a terceira posição nas 450cc, fruto de dois quartos lugares. Assim, foi o melhor piloto da Pro Circuit Kawasaki neste final de semana, já que Blake Baggett terminou somente na quinta posição e o piloto local Darrin Durham ficou na 14ª posição.
  

Europeus estão em destaque nos Estados Unidos 


Joey Savatgy em pega contra Martin Davalos
A pista
: a região de Mount Morris, no Estado da Pensilvânia, é conhecida pelo clima extremamente instável. Então, pilotos e equipes nunca sabem quais condições lhes aguardam no dia da prova. Fortes chuvas durante a quinta e sexta-feira antecedentes ao evento, cancelaram a corrida amadora da sexta para garantir as condições da pista para o sábado. Finalmente, no sábado, a chuva deu uma trégua, mas, mesmo assim, os treinos da manhã foram feitos em uma grossa camada de lama e as condições do circuito foram melhorando durante o dia. Nas primeiras baterias, os pilotos encontraram uma pista bastante melhorada, porém, com algumas partes bem lisas e com lama, formando canaletas longas e fundas, assim como no final de semana passado em Muddy Creek. Já na segunda bateria, a pista secou bastante, e parecendo totalmente diferente da primeira corrida, com um solo duro, que acabou diminuindo a escolha de traçados para ultrapassagens, o que não agradou a muitos pilotos. A pista também contava com um triplo em subida e um enorme duplo em curva, os quais foram importantes pontos de ultrapassagens, já que nem todos os pilotos conseguiam completar os dois obstáculos regularmente.

Rookies:
Com a notícia que Adam Cianciarulo estava mais uma vez fora da prova, ainda sofrendo dos efeitos de uma Salmonela, que contraiu antes do início da temporada, High Point trouxe à tona novos destaques entre os novatos. Jeremy Martin foi o melhor do dia com a sétima colocação na geral, porém, o foco foi o jovem Joey Savatgy, da Orange Brigade/FMF KTM Team, que ocupou a quinta posição na segunda bateria, com uma tocada brilhante.
  

Ryan Villopoto

Ryan Villopoto
: Se você procurar no dicionário Aurélio sobre ‘autoconfiança’, você provavelmente encontrará uma foto do piloto! Mais uma vez, Villopoto controlou a prova com autoridade, fazendo uma ultrapassagem um tanto agressiva em Dungey na segunda corrida, sendo praticamente o único a executar o grande triple-step-up na parte de dentro do circuito. Foi um pouco interessante como Villopoto usou um approach diferente na segunda bateria, sendo paciente em terceiro lugar, observando a briga de Dungey e Stewart pela liderança, antes de dar o bote nos dois concorrentes.

Justin Barcia: Alguns apontam Justin Barcia como o próximo a ficar no grupo da ponta. Na primeira bateria, Justin conquistou mais um de seus holeshots, para mais uma vez ser superado por Dungey e Villopoto. Na segunda prova, o piloto não conseguiu largar entre os primeiros como de costume e mostrou ter dificuldades para vir de trás e alcançar as posições da frente, terminando somente na sétima colocação. Alguns já dizem que Barcia tem mais velocidade que Dungey nas 450cc, porém, seu aspecto físico não está a par com o do atual campeão. Sinceramente, em minha opinião, Motocross é um esporte de muitas variáveis, além da velocidade e, acredito, assim como Barcia ficará mais rápido durante o ano, o mesmo acontecerá com Dungey e Villopoto. Não será assim fácil, como alguns imaginam, para o Barcia realmente brigar por vitórias durante a temporada.
 

James Stewart, entre Justin Brayton e Ryan Villopoto
  

Ryan Sipes
James Stewart
: será que Stewart contará com um pouco de sorte ainda este ano? Na primeira bateria, James veio de trás, fazendo ultrapassagens agressivas, mas acabou perdendo todos os seus tear-offs e foi obrigado a tirar os óculos. O fato lhe rendeu uma pedrada na região dos olhos e o tirou da prova. Na segunda bateria, o piloto parecia renovado, largando na frente e tomando a liderança da prova, como já foi costume; no entanto, no momento de disputar a liderança com Villopoto, sua Factory Youshimura Suzuki foi perdendo velocidade para mais uma vez obrigá-lo a abandonar a corrida. Desta vez, com o disco de freio dianteiro quebrado.

 K-roc: Ken Roczen abriu mais nove pontos no campeonato sobre Eli Tomac, somando 15 de vantagem na geral. Apesar de ainda parecer que Kenny precisar trabalhar um pouco mais no departamento físico, em relação às segundas baterias, a estratégia do piloto de se colocar na liderança logo nas primeiras curvas tem dado certo. Neste final de semana, na primeira rodada, o alemão veio de nono na largada para ser o primeiro colocado em quatro curvas. Realmente impressionante!

Entre os destaques do dia, além de Tyla Rattray nas 450cc, temos Josh Grant. O competidor vem dando indícios de recuperar a velha forma com boas largadas, além das quinta e oitava posições nas duas baterias. Ryan Sipes, mais uma vez, teve uma ótima atuação, com dois sextos lugares, enquanto Broc Tickle, depois de fazer o terceiro tempo nos treinos, acabou na décima colocação geral.
  

Chad Reed enfrenta problemas nesta temporada

Chad Reed: é difícil de acreditar, mas Chad Reed teve o melhor resultado do período, completando a prova somente na 14ª posição. Reed vem sofrendo com um vírus que contraiu logo antes do início da temporada, porém, não revela detalhes do problema. O australiano deixou bem claro que se tivesse mais um atleta no time, já estaria fora das pistas neste momento. Outro fato sobre o piloto são os rumores de uma possível negociação com a Yamaha para 2014, que não param de crescer. Já não é novidade para ninguém a insatisfação do piloto com seu equipamento em 2013.
  

"Low" Point para Nico Izzi

Izzi down: High Point foi um final de semana muito difícil para Nico Izzi. O piloto lesionou novamente o joelho que o tirou das pistas no final da temporada passada. Nico será submetido a uma nova cirurgia e está fora das pistas por tempo indeterminado.

WMA: a segunda etapa do campeonato feminino de Motocross também foi disputada neste final de semana. Com a então líder do campeonato, Courtney Duncan, de fora com uma lesão no pulso, Jessica Patterson dominou as duas baterias. Contudo, com a má sorte que teve em Hangtown na primeira etapa, Patterson ainda está 16 pontos atrás da japonesa Sayaka Kaneshiro, da American Honda. Com um breve campeonato de somente três etapas, Jessica, além de ganhar, precisa da ocorrência de maus resultados de Kaneshiro para conquistar mais um título para sua coleção.

Com uma semana de descanso (ou testes) para pilotos e equipes, a próxima parada do campeonato será em Budds Creek, no Estado de Maryland, onde em 2007, os Estados Unidos dominaram o Motocross das Nações, com o jovem Ryan Villopoto fazendo história com a vitória a bordo de sua 250F. Mais uma vez, temos a promessa da estreia de Adam Cianciarulo nos circuitos profissionais - e a grande dúvida é se o piloto terá o desempenho esperado por todos.

Frase da semana

"It sucks. Now I know how other people feel."

Mitch Payton, em relação ao fato de que depois de muitos anos poderá ficar sem nenhum título em 2013.







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