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>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Ar rarefeito, novo circuito e invasão estrangeira
Publicado em: 06/06/2013
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O que o AMA Motocross trouxe na passagem por Thunder Valley e Muddy Creek
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Simon Cudby / Allisports.com / Divulgação


O AMA Motocross em alta altitude no Colorado


Pódio da 450 em Thunder Valley
O circuito de Thunder Valley, no Colorado, recebeu a segunda etapa do Lucas Oil AMA Motocross. A pista é conhecida pela largada em subida, sendo a única onde os pilotos saem em primeira marcha. A altitude de mais de 1600 metros é outro grande teste para as condições físicas dos competidores. E as motos, perdendo em torno de 10% de potência devido ao ar rarefeito, são preparadas com gasolinas especiais, pistões de alta compressão e maiores entradas de ar.

Fora da pista, o cenário deste ano mudou bastante com a vegetação ainda verde, nos arredores do circuito, pelo fato da corrida ser disputada mais cedo que nos anos anteriores. Dentro da pista, algumas partes do traçado mudaram de consistência, com vários caminhões de areia despejados no circuito, principalmente na primeira curva e na reta dos boxes, o que foi um pouco criticado pelos pilotos.


Ryan Villopoto

Assista aos vídeos do AMA Motocross em Thunder Valley e Muddy Creek na MotoX TV:
- Melhores Momentos de Thunder Valley
- Melhores Momentos de Muddy Creek
- As quedas em Muddy Creek

Onboard:
- Na pista com Kevin Strijbos
- Na pista com Ryan Villopoto
- Na pista com James Stewart

Nas provas, Ryan Villopoto, mais uma vez, mostrou superioridade, passando por Justin Barcia e Ryan Dungey, para garantir a vitória nas duas baterias. James Stewart se enroscou com Jake Weimer na primeira bateria, porém, na segunda, acabou na terceira colocação, assim como em Hangtwon.


Zach Osborne


Eli Tomac
Entre as 250cc, a vitória ficou com o piloto da casa, Eli Tomac, que depois do segundo lugar na primeira bateria, venceu de forma dominante a segunda. No entanto, seu triunfo ficou um tanto ofuscado pela mídia, depois da passada de Zach Osborne por Ken Roczen na última volta, o que rendeu o primeiro pódio no motocross norte-americano para o piloto da Geico Honda e levantou muitas dúvidas sobre o aspecto físico do alemão.

Muddy Creek, no Tennessee, marcou o início da temporada em pistas da Costa Leste, o que agrada a maioria dos pilotos, pelo fato dos terrenos serem mais macios, com mais tração e com mais opções de traçado.

Muddy Creek também é a primeira das duas novas paradas da temporada, sendo que uma pista nova para (quase) todos, se torna um bom equalizador, fator que muitas vezes poderia trazer surpresas aos resultados finais. Antes da prova, Zach Osborne era apontado como favorito, por ter crescido a apenas 20 minutos do circuito. Esta também seria uma oportunidade perfeita para o veterano Mike Brown assegurar por mais um ano o numeral 3, porém, a data entrou em conflito com a Baja 500, que é disputada na Baja Califórnia, no México.


Circuito de Muddy Creek estreou no calendário

A pista em si rendeu opiniões bastante variadas. Alguns pilotos criticaram muito, porque em algumas partes, ela estava bastante estreita, o que dificulta a ultrapassagem e diminui a chance de novos traçados. Além disso, foi irrigada demasiadamente durante os treinos e as primeiras baterias. Com isso, a pista apresentou uma grossa camada de lama, problema que tentaram contornar com cepilho (aparas de madeira) em algumas partes, mas esta combinação acima do "cimento", não agradou a muitos pilotos. Ken Roczen comentou que a pista tinha um estilo bastante europeu, assim como Unadilla, se parecendo com as que sediam a maioria dos GPs, com canaletas longas e profundas, o que favoreceu o estilo de pilotagem de pilotos como Marvin Musquin, e também os visitantes Clement Desalle e Kevin Strijbos, que se destacaram na prova.


Ken Roczen pela primeira vez no campeonato viu o companheiro de equipe terminar na frente


Marvin Musquin
Red Bull KTM: Pela segunda vez na história, o time alaranjado dominou completamente a prova com dois dos seus pilotos (Dungey e Musquin) no topo do pódio, e Roczen, com a vitória em uma bateria, acabando na terceira posição.

Ryan Dungey, com sua velocidade e consistência, acabou com a sequência de vitórias de Ryan Villopoto, usando a calma e o preparo físico para superar Justin Barcia na segunda bateria, vencendo o overall.

Marvin Musquin, que até então ocupou todos os quartos lugares disponíveis, provou para todos, que está ali para brigar pelo campeonato e deve ser reconhecido como um dos favoritos ao título, ao lado de Roczen, Tomac e Baggett.

Roczen, mais uma vez, dominou a primeira bateria, porém, novamente deu indícios de cansaço na segunda, cometendo vários erros, sendo que um deles, bizarramente, abriu completamente o pé direito de sua bota, tirando o equilíbrio e a base do piloto durante boa parte da prova, o que realmente eu imagino que tenha o atrapalhado bastante.


Ryan Dungey  acabou com a sequência de vitórias de Ryan Villopoto

Ryan Villopoto: O piloto, nativo do Estado de Washington, cometeu dois erros durante a segunda bateria, o que lhe custou o overall do dia. RV, cada vez mais, vem sendo denominado como o próximo Ricky Carmichael, pelo seu estilo agressivo e "wide-open", em que, várias vezes parece um pouco fora do controle, andando um pouco acima do seu próprio limite. Sinceramente, eu acredito que ninguém tem a velocidade dele neste momento, e será bastante difícil batê-lo no mano-a-mano. No entanto, a história da carreira de Villopoto não nega que ele pagou bastante caro pelos riscos que toma, toda vez que o gate cai. Mesmo assim, em 2013, esses riscos estão lhe rendendo dividendos.


Factory Honda: Os Red-Riders, Justin Barcia e Trey Canard tem tido provas consistentes entre os Top 5 neste início de temporada. Apesar disso, um erro de Trey Canard na primeira bateria, em Muddy Creek, custou muito caro, pois sua CRF450R foi atropelada por vários pilotos, forçando ele a fazer um pit-stop. Canard garantiu somente a 29ª posição na primeira bateria. Justin Barcia mostrou que está se adaptando bem às 450cc, largando na frente nas duas corridas, ameaçando as vitórias de Dungey e Villopoto, para terminar o segundo final de semana consecutivo no pódio, ocupando um sólido terceiro lugar no campeonato. Além disso, ele é apontado como um dos únicos pilotos que poderia ameaçar a vitória de Villopoto, já que suas largadas estão impecáveis.


Clement Desalle e...
Invasão estrangeira: Os belgas Clement Desalle e Kevin Strijbos aproveitaram a ida ao Brasil pra fazer um pit-stop em terras americanas, para competir na segunda e terceira etapas do AMA Motocross. Com o apoio da patrocinadora Rockstar, os pilotos usaram as motos da Rockstar Suzuki, porém, trouxeram as suspensões e pneus que correm no mundial. As estrelas do Mundial de Motocross fizeram bonito com o sexto e nono lugar em Thunder Valley, e o sexto e sétimo lugares em Muddy Creek.

Dean-O down: O escocês Dean Wilson teve um final de semana produtivo em Thunder Valley, com a décima colocação, mas durante esta última semana, o motor da sua KX450F Pro Circuit Kawasaki explodiu na entrada de um pulo durante os treinos, deixando o piloto novamente com uma contusão no ombro, o mesmo que o tirou da temporada passada. Dean será submetido a outra cirurgia e está fora da competição.

Oklahoma: Depois do desastre do furacão que passou a menos de uma milha da casa de Trey Carnard, muitos pilotos usaram o butt-patch #OklahomaStrong, mostrando suporte às vítimas da região. Pilotos e equipes se mobilizaram para ajudar. James Stewart, por exemplo, usou uma gear exclusiva com cores da bandeira do Estado, que depois seria leiloada para arrecadar fundos para os necessitados. A Troy Lee Honda também está leiloando roupas e capacetes personalizados no e-bay.


...Kevin Strijbos foram direto do GP Brasil para os Estados Unidos

The TV Show: Não é novidade que a MXSports, que organiza o campeonato, vem lutando a cada ano para que ele tenha mais prestígio e fisgue novos patrocinadores. Com certeza, o fato das duas corridas serem transmitidas ao vivo, é um grande passo na direção certa, só que com isso, os intervalos entre as baterias ficaram bastante curtos (35min.) para os pilotos, que mal podem se recuperar da primeira, o que pode resultar no defict do resultado de alguns na segunda prova.


Cooper Webb (175) é o novato que todos estão de olho na 250
Os novatos: Apesar de Jeremy Martin ter tido melhores resultados na geral nas duas primeiras etapas da temporada, Cooper Webb é o novato que todos estão de olho, principalmente, depois do terceiro lugar na primeira bateria de Lakewood, onde nas últimas voltas, ultrapassou nada mais, nada menos que o bicampeão mundial Marvin Musquin. Em Muddy Creek ele também fez bonito, liderando o início da primeira bateria e brigando pelas primeiras posições com Roczen, Osborne, Musquin e Tomac. O piloto foi o melhor novato do dia, terminando com a décima colocação geral, depois dos resultados 5-15.

Slower is faster: Fator interessante é que as 250cc viraram tempos mais rápido do que as 450cc durante todo o dia! Mesmo nos treinos onde a pista estava muito pesada, Josh Grant virou 2:04.073, enquanto Ken Roczen voou baixo, girando em 2:01.979. Impressionante!

Set-up: Mesmo com semanas (ou meses) de preparação, nós sabemos que não há treino algum que consiga imitar as condições de pista e de pilotagem como no dia da corrida. E, estando no início do campeonato, times e pilotos ainda estão buscando o melhor desempenho de suas máquinas. Achei bastante curioso como a JGR Yamaha está usando uma roda dianteira de 20 polegadas (normalmente são 21), e James Stewart tem a sua Factory Youshimura Suzuki equipada com um estabilizador de direção, que normalmente é utilizado para as altas velocidades de ralis e outras competições off-road.


James Stewart equipou sua Suzuki com um estabilizador de direção

The smoker: Rob Marshall, que competiu as duas primeiras provas a bordo de uma KTM 450SX-F, apareceu em Muddy Creek com uma KTM 250SX 2 Tempos. O piloto fez bonito, se classificando para as finais, mas o seu dia terminou mais cedo, quando aterrissou na moto de Trey Canard, que acabou com uma séria contusão no ombro.

Na segunda bateria das 450cc, após a largada, logo na primeira curva, vimos muitos pilotos no chão, o que mexeu bastante com os resultados finais do dia, mas aí vão alguns destaques do final de semana:


Blake Baggett, que segue em recuperação de uma lesão no pulso, passou perto do pódio em Muddy Creek
- Justin Boggle, da Geico Honda, largou na frente e esteve no "bolo" pela primeira vez este ano, terminando a segunda bateria na sexta posição.

- Blake Baggett voltou a ser esperança de título para a Pro Circuit Kawasaki, que com dois terceiros lugares, passou raspando no pódio com a quarta colocação na geral, apresentando sinais de melhora de sua lesão no pulso.

- A estrela de Mike Alessi voltou a brilhar em Muddy Creek, com resultados sólidos (6-5), depois de uma emocionante batalha com Bubba Stewart na segunda bateria.

- Josh Grant, Phill Nicoletti e Ryan Sipes terminaram na sétima, oitava e nona posições, na primeira bateria de Muddy Creek, porém, o fato de eles estarem envolvidos no acidente da primeira curva da segunda bateria, afetou bastante suas posições finais na geral (13-14-15).

Neste dia 8 de junho, a cidade de Mt. Morris, no Estado da Pensilvânia, receberá a caravana de equipes e pilotos. O foco deste final de semana estará nos pilotos da Pro Circuit Kawasaki, pois Blake Baggett teve uma prova histórica no ano passado. A etapa deve também marcar a estreia de Adam Cianciarulo no circuito profissional.

Frase da semana:

"You don't suffer, kill yourself and take the risks I take just for money. I love bike racing".
Greg Lemond






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