X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Foi dada a largada para o AMA Motocross
Publicado em: 24/05/2013
Clique e saiba mais

Temporada começa em alta temperatura em Hangtown
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Simon Cudby / Kardas/Troy Lee Designs / Kawasaki US e Divulgação 


Ryan Villopoto começou dominando a temporada de Motocross

O AMA Motocross abriu mais uma temporada neste final de semana, na 45ª edição do Red Bull Hangtown Classic, nos arredores de Sacramento, localizada no norte da Califórnia (clique aqui e confira os resultados). As temperaturas que chegaram perto dos 30°C, trouxeram um público recorde de 25 mil pessoas para assistir ao espetáculo, que pode ter sido o início de uma das melhores temporadas da história, principalmente entre as 250cc.

Assista 2 vídeos da abertura do AMA Motocross na MotoX TV:
- Melhores Momentos de Hangtown
- Hangtown Remastered by RacerX

O circuito de Hangtown é construído em uma montanha de terreno bastante árido, que com o passar do dia e o abuso das motocicletas se torna bem acidentado, principalmente nas freadas das curvas. Porém, pude notar uma certa diferença na preparação da pista, que me pareceu um tanto mais arenosa que no passado, fazendo com que ficasse um pouco mais lisa, com menos canaletas e menos acidentada do que outros anos.


Ryan Dungey vai ter trabalho para manter o número 1

Assim como em todos os anos, acho um pouco dificil prever uma temporada julgando pela primeira corrida - a de Supercross foi prova disso - no entanto, quando temos um campeão mundial, e o atual tri-campeão do supercross dominando as provas, com até certa tranquilidade, nós sabemos que suas vitórias não são simplesmente um acaso.


Malcolm Stewart brigava com Andrew Short quando levou a pior
Nas 450cc, o resultado se repetiu nas duas baterias, com os Ryans puxando o pelotão, seguido por Stewart e Canard. Na Lites, Ken Roczen surpreendeu, mostrando mais maturidade dentro da pista, passando por pilotos como Musquin, Baggett e Tomac para liderar as duas provas e vencer com convicção. No pódio, acabaram "empatados" em pontos Blake Bagget (3-2) e Eli Tomac (2-3), seguidos por Marvin Musquin na quarta colocação nas duas baterias.

Destaques: Apesar dos resultados não mostrarem... os dois destaques do dia na minha opinião são Malcolm Stewart e Darrin Durham. Malcolm, que recém-assinou com a Troy Lee Designs Honda, brigou por toda a prova com Andrew Short pela sexta posição, até os dois se chocaram e Malcolm levar a pior com a quebra da bomba d'agua da sua CRF450, com duas voltas para o final. Durham, que vem sofrendo com lesões por mais de um ano, era dúvida para a prova até poucas semanas atrás, mas fez uma excelente prova, terminando a primeira bateria na sexta posição. Porém, uma forte queda na segunda bateria o tirou da prova para ter atendimento médico. Pelo que sei, o piloto largará em Thunder Valley. Além deles, Ryan Sipes, que toma o lugar de Davi Millsaps nas 450cc, também fez bonito, acabando em sexto no geral.

Rookies: Enquanto todos aguardavam a tão esperada estreia de Adam Cianciarulo - que acabou não se realizando devido a algum tipo de enfermidade - Cooper Webb com a quinta posição na primeira bateria e Joey Savatgy entrando nos Top 10, com a nona posição overall, acabaram fazendo bonito. Porém, o melhor novato da corrida foi Jeremy Martin, acabando com o oitavo lugar no geral.


Ken Roczen feliz da vida com seu troféu de Hangtown

Not so good: Quando temos surpresas na frente, é inevitável que alguns favoritos não tenham as performances esperadas. Dentre eles, destaco Dean Wilson em 14º, Justin Brayton em 18º, Mike Alessi em 8º e Josh Grant em 24º, entre as 450cc. Na categoria de mais baixa cilindrada, posso citar Blake Warthon em 13º, Cole Seely em 15º e Martin Davalos em 17º.


Ryan Sipes substitui Davi Millsaps na temporada de motocross
Chad Reed: O veterano proprietário e piloto da Two Two Motorsports tuitou no sábado à noite, que teve um dos dias mais difíceis de sua carreira, depois da décima posição na primeira prova. Chad desistiu na segunda bateria, por conta de uma enfermidade que o piloto sustentou durante toda a semana.

Preston is Back!: O veterano Travis Preston resolveu "despendurar" as botas neste fim de semana para correr a abertura do campeoanto pela JGR Racing. O piloto acabou na 17ª posição, depois dos 15º e 18º em suas respectivas baterias.

Back in town: A prova também foi marcada pela volta de muitos pilotos, que na maioria, estavam de fora por conta de fraturas. Entre eles podemos destacar: Blake Baggett, Jeremy Martin, Justin Hill, Justin Bogle, Darryn Durham, Alex Martin, Zach Bell, Nico Izzi e Jessy Nelson nas 250cc; e Dean Wilson, Michael Byrne, Nick Wey, Gareth Swanepoel, Josh Grant e Les Smith nas 450cc.

WMA: Hangtown também foi sede da primeira etapa da tríplice coroa, que se resume no campeonato feminino de motocross. Sem Ashely Fiolek, que parou de competir, e Tara Gieger, que disputava o X Games em Barcelona, tudo apontava para uma fácil vitória para Jessica Patterson, no entanto, ela não contava com a novata piloto da Nova Zelândia, Courtney Duncan, que roubou a cena, com uma YZ125, e venceu as duas baterias com certa facilidade! Mariana Balbi terminou as duas baterias na sétima colocação!
 

James Stewart é o terceiro na 450, atrás de Villopoto e Dungey


Blake Warthon foi um dos pilotos que decepcionou na primeira etapa
Rocky River Yamaha: A equipe Rocky River Yamaha não participará da segunda etapa no colorado, devido à quebra do seu caminhão, que até este momento espera por uma peça para poder continuar na estrada. O time garantiu presença na terceira etapa no Tennessee.

No Brasil: Algo que me deixou muito feliz neste final de semana. Primeiramente, o fato de finalmente termos uma corrida do Mundial no sul do país, pertinho da minha casa, sem chuva... ou melhor... quase sem! Além da corrida do Brasil ser apontada como uma das melhores da temporada passada, o fato da FIM anunciar o MX das Nações no Beto Carrero, em 2017, foi algo excelente!!! Tomara que a Copa do Mundo e as Olimpíadas não deixem o Brasil "quebrado" como muita gente está pensando, e que, além disso, o cenário do motocross nacional esteja em uma melhor posição para brigarmos de igual para igual com os melhores times do motocross mundial.

Neste final de semana, será realizada a segunda etapa da temporada, em Thunder Valley, no Colorado. O principal destaque desta prova é a altitude, que ultrapassa os 1600 metros. Para completar, a largada em subida, o que faz times e pilotos modificarem os acertos das motocicletas, além de testar a preparação física dos pilotos, devido ao ar rarefeito das montanhas. Fiquem de olho nos pilotos locais Andrew Short e Eli Tomac, que podem vir a surpreender neste final de semana.

Frase da semana:

"Racing is a matter of spirit not strength."
- Janet Guthrie






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet