X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

O campeonato é ganho ou perdido nos seus dias ruins
Publicado em: 01/05/2013
Clique e saiba mais

Villopoto conquista o tricampeonato na 450 e as surpresas de Roczen e Tomac na briga pelo título da 250 Oeste
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Simon Cudby / Divulgação


Assim como nos anos anteriores, a penúltima etapa do AMA Supercross, em Salt Lake City, Utah, trouxe surpresas ao final do campeonato, e coroou Ryan Villopoto com seu terceiro título consecutivo na carreira, entrando em um seleto grupo formado por Bob ‘The Hurricane’ Hannah, Ricky ‘The Goat’ Carmichael e Jeremy ‘The King’ McGrath.


Ken Roczen
Mesmo com a coroação de Villopoto, a maioria das manchetes sobre o final de semana, vem relacionada à classe 250cc. Primeiramente, é claro pela M3*DA, que o tal do Ken Roczen fez este final de semana, e depois disso, a ‘incapacidade’ de Eli Tomac de tomar vantagem do que poderia ser a corrida de sua carreira, ou pelo menos... do campeonato!

Pra quem não assistiu à prova na íntegra, Roczen mais uma vez dominou os treinos, mas teve duas quedas durante a qualificatória e ocupando a 14ª posição, com pouco mais de três voltas para o final, ele desistiu da corrida, e resolveu se ‘poupar’, pondo todos os seus 20 pontos de vantagem na linha, tentando se classificar via LCQ. O que Roczen talvez não conseguiu equacionar, é que a sua desistência lhe deu a última escolha na posição do gate de largada, combinada com a reta da largada mais curta da temporada (e talvez da história) deixou mais uma vez o alemão no chão logo na primeira curva e sem chance de alcançar uma das duas primeiras posições que lhe colocariam na final.

Na minha opinião, Ken Roczen (que fez aniversario nesta segunda-feira, 29) tomou uma decisão no mínimo imatura, de um garoto mimado, que teve até então uma temporada quase perfeita, e que encontrando um pouco de adversidade pela primeira vez no ano, jogou tudo para o alto, pois achava que sua invencibilidade duraria para sempre. Como diz Ricky Carmichael: "o campeonato é ganho nos seus dias ruins". E, se ele pudesse prestar um pouco de atenção nesta temporada, Kenny saberia que motocross é um esporte em que você nunca pode desistir, que tem que lutar até o fim, e não dar chance para os adversários. Exemplos não faltam, a 16ª posição de Villopoto em Anaheim, Ryan Dungey em Anaheim 3 em segundo na sua LCQ, depois de problemas com o seu amortecedor e acabou ganhando a prova, ou ainda a vitória de Musquin em Indianapolis, vindo da última posição.


Eli Tomac

Para a sorte do piloto, Eli Tomac estava em um dia bastante difícil, começando pela décima posição nos treinos, a má largada e o quinto lugar na classificatória. Na final, o piloto caiu da segunda posição para a nona em poucas voltas. Tomac teve um pouco de sorte, ganhando uma colocação devido à queda de Zach Osborne. Ele lutou nas últimas voltas, recuperando duas posições e terminou na sexta colocação, somando 15 pontos, ficando somente cinco atrás de Roczen. A seção de costelas foi o calcanhar de Aquiles do piloto da Geico Honda. Quando abordado sobre a prova, o piloto não culpou ninguém a não ser a si mesmo pela má performance. Mas ainda assim, eu acho bastante estranho o desenrolar do dia para o piloto, como se ele estivesse escondendo alguma coisa, talvez uma queda durante os treinos na semana, uma contusão ou sérios problemas com o set up da sua moto.

Neste final de semana, em Las Vegas, se Tomac vencer a prova, Roczen terá que ficar na segunda posição para garantir o titulo. Se o alemão ficar em terceiro, os pontos ficarão empatados, mas o título vai para o americano pelo maior número de vitórias.

Agora que eu pude dividir um pouco da indignação que me assombrava desde sábado à noite, eu posso voltar a minha tradicional coluna!


Ryan Dungey 


Malcolm Stewart
A pista me lembrou um pouco a de Seattle da semana passada, sendo bastante travada, sem obstáculos grandes, porém com uma seção de costelas bem desafiadora, que fez diferença nos resultados finais da prova, como poderia citar Eli Tomac! Ao meu entendimento, tanto a pista de Seattle como a de Salt Lake têm essas características devido às variações climáticas da região e, prova disso foi a corrida embaixo de neve há dois anos. Já este ano, o calor fez a pista secar rapidamente, fazendo a poeira subir durante os treinos, deixando a pista um tanto escorregadia, pondo Villopoto no chão duas vezes. Milsaps e Roczen foram os mais rápidos.

Entre as 250cc, os destaques ficaram, sem dúvida alguma, por conta de Jason Anderson, que venceu sua primeira prova da carreira, defendendo as cores da Rockstar Energy Suzuki. Eu ainda gostaria de destacar a ótima atuação de Malcolm Stewart, que venceu a primeira classificatória da carreira, e terminou a prova na quarta colocação. A Troy Lee Honda também se redimiu esse final de semana, com Cole Seely terminando na segunda posição, e Christian Craig em quinto.

Entre as ‘big-bikes’, sem dúvida alguma, Ryan Villopoto roubou o brilho da velocidade de Davi Millsaps, e a primeira vitória do ano para Ryan Dungey em uma classificatória. Apesar dos dois se apresentarem mais rápidos que Villo durante o dia, RV pulou na frente logo na largada e assegurou o campeonato com a vitória, seguido por Millsaps e Dungey.


Jason Anderson superando Malcolm Stewart

Algumas novidades da semana:


Com o joelho lesionado, Millsaps ainda não sabe se corre o Motocross
- Rumores indicam que Eli Tomac estará alinhando entre as 250cc em Hangtown, mesmo que no início do ano, os planos indicavam que ele faria uma estreia antecipada nas 450cc na temporada de motocross.

- Com as baixas da Pro Circuit Kawasaki, o garoto Adam Cianciarulo está cada dia mais cotado para sua estreia em Hangtown, sendo flagrado nas pistas aqui na Califórnia testando com a equipe. Mitch Payton ainda revida um pouco quando se toca no assunto, mas logo saberemos se o piloto estará pronto em três semanas.

- Joey Savatgy, da JDR KTM, também anunciou que irá alinhar em Hangtown, a bordo de uma KTM, porém, até agora não poderia revelar os detalhes do time. Mesmo assim, estou certo que isso é fruto da parceira entre a FMF e a JDR, que pretende manter o time vivo durante a temporada, somada à vontade da fábrica austríaca de manter o piloto em laranja, depois da boa primeira temporada.

- Malcolm Stewart, que ainda tem um futuro incerto para o verão, anunciou que está conversando com alguns times e que estará presente em somente algumas prova do motocross, porém, não sabe ainda a bordo de qual marca.

- Davi Millsaps ainda é dúvida para Hangtown, por causa da sua contusão no joelho, obtida algumas semanas atrás, durante os treinos. A equipe diz que depois de Vegas, eles farão uma avaliação no joelho e, caso o piloto não possa competir, eles buscarão outro atleta para substituí-lo.

- Josh Hill vem aprimorando seus resultados a cada semana e, este fim de semana, teve seu melhor resultado da temporada, conquistando a sétima colocação. Ricky Carmichael, com certeza, deve estar feliz com o avanço do piloto!


Os piloto começam a olhar para o início da temporada do Motocross

Braapcast: Se você ainda não ouviu ou não conhece o Braapcast, acesse www.braap.com.br e aperte o play! Neste Braapcast de número 6, falamos sobre o projeto de isenção de impostos nas motocicletas, conversamos com Leandro Silva sobre seu centro de treinamento, e também com o piloto Rafael Zenni. Vale a pena conferir!

A fabulosa cidade de Las Vegas receberá as feras do supercross este final de semana para coroar mais dois campeões. Nas 250cc, ao invés de classificatórias, teremos direto às finais das duas Costas, que serão decididas entre a Geico Honda e a Factory Red Bull KTM. Na Costa Leste, Wil Hahn lidera sobre Marvin Musquin por cinco pontos, e na Costa Oeste, Ken Roczen lidera sobre Eli Tomac pelos mesmos cinco pontos. Então, muita coisa ainda poderá acontecer.

Frase da Semana
Never run out of real estate, traction and ideas at the same time. 
autor desconhecido 



 







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet