X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Minneapolis, Seattle e o X Games no Brasil
Publicado em: 24/04/2013
Clique e saiba mais

Um resumo do que rolou no mundo off road nos últimos dias
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Simon Cudby / Divulgação

Olá caros leitores! Devido a minha ausência na semana passada, nesta vou tentar falar sobre um pouco de tudo, talvez de uma forma um pouco resumida, sobre Minneapolis, Seattle e até um pouco dos X Games... então vamos lá!


Ryan Dungey em Minneapolis


Marvin Musquin
O Metrodome, em Minneapolis, está com seus dias contados, porém, por ter sido palco do AMA Supercross no passado, a Feld Motorsports resolveu dar uma última chance ao estádio este ano, trazendo novamente o evento à cidade que o viu pela última vez em 2008.

Ryan Dungey tem um histórico quase perfeito em casa, pois apesar de ter corrido no Metrodome antes e não ter vencido, em Millville, há umas duas horas dali, onde é disputada uma das etapas do AMA Motocross, ele nunca perdeu. Então agora, com mais experiência, Ryan fez o público de Minneapolis ir à loucura com sua segunda vitória da temporada, depois de uma das melhores brigas do ano com Ryan Vilopotto.

Na Lites, Marvin Musquin teve mais um dia brilhante, dominando os treinos, a qualificatória e a final! Em segundo veio Will Hahn, que ainda tem cinco pontos de vantagem para a final em Las Vegas. Blake Warthon foi o terceiro, depois de uma corrida, na minha opinião, um pouco controversa.

Curiosidades da prova:


David Millsaps

- A Pista: Minneapolis contou com uma das melhores pistas da temporada, com obstáculos grandes e criativos. Nós vimos, pela primeira vez no ano, uma pista dupla, dividida por blocos de espuma, em que os pilotos escolhiam o traçado desejado e se reencontravam na curva seguinte. Além disso, os Whoops estavam grandes e bem espaçados. Brilhante! Parabéns ao pessoal da Dirt Wurx!

- Josh Hill - que venceu esta prova em 2008 - ganhou sua classificatória, à frente de Chad Reed, e acabou terminando a prova na oitava colocação, sendo seu melhor resultado do ano.

- Chad Reed voltou às pistas depois da cirurgia no joelho e mesmo sendo dúvida para o final de semana, fez uma boa prova, terminando na quinta colocação.


Stewart deu adeus ao Supercross 2013
- James Stewart acabou machucando o pulso na Heat Race e, mesmo depois de largar na final, Bubba acabou abandonando a prova. Logo mais foi anunciado que está fora das últimas etapas, mas estará pronto para Hangtown.

- Contato: qual o problema com Blake Warthon? O piloto da Rockstar Suzuki, que no início da prova estava brigando pela segunda posição, parece que tem mais se preocupado em pilotar sujo, do que rápido. Depois de atacar o líder do campeonato Will Hahn, Warthon deu uma chega-pra-lá em Tyler Bowers, que deixou o piloto no chão, logo antes de uma seção de pulos. Tyler Bowers provavelmente é um dos maiores (se não o maior) piloto na Costa Leste, e quem sabe, ele terá um "presentinho" esperando por Warthon em Las Vegas.

- 10 Eleven Mods: Os pilotos da equipe não puderam correr em Minneapolis, pois, com problemas no caminhão, a equipe não chegou a tempo para a vistoria das motos e ficou fora da prova.


Blake Wharton


Seattle:


 Pista de Seattle

O imprevisível clima do noroeste americano, depois de dois anos de trégua, voltou a afetar o AMA Supercross com chuvas consistentes até a sexta-feira que antecedia a prova. Mas, mesmo com a pista coberta desde terça-feira, quando foi construída, e com a garoa que caiu durante o dia da corrida, o solo estava extremamente mole, formando canaletas profundas nas curvas e entrada dos saltos, o que veio a alterar um pouco os resultados finais da prova.


Largada Lites Oeste

Nas 450cc, Justin Barcia venceu sua segunda prova na temporada e Villopoto assegurou a segunda posição, com Dave Millsaps e Ryan Dungey logo atrás. Ainda sobre a prova, vale a pena comentar que Villo quase perdeu o controle de sua Kawasaki logo na largada e acabou derrubando Chad Reed, que abandonou a prova. E, em efeito dominó, acabou resultando na queda de Josh Hill e Ryan Dungey, que fez uma ótima corrida de recuperação.


Ryan Villopoto

Na Lites, Eli Tomac mostrou motivação e velocidade para vencer, porém, mais uma vez, acabou jogando-a fora quando virou para a frente com sua Geico Honda, entregando a vitória na mão do alemão Ken Roczen, com sua KTM 250SX-F. Com a terceira posição, veio o pole position Zach Osborne, seguido por TLD Honda, Cole Seely e Tyla Rattray.


Pódio Lites Oeste

Destaques: Entre as 250cc, além do primeiro pódio de Zach Osborne, Tyla Rattray, completou na quinta posição, Austin Politelli na sexta e Ryan Sipes, voltando às pistas em sétimo. Entra as 450cc, Mike Alessi e Broc Tickle tiveram uma boa prova, terminando na sexta e sétima posições, respectivamente.

As baixas: Além de James Stewart, Jessy Nelson, da TLD Honda, não se fez presente na etapa por ter machucado o cotovelo há uma semana em uma queda nos treinos. Quem também está de fora até o final da temporada é Matt Goerke, da BTO KTM, com um pulso quebrado.Trey Carnard tinha um ótimo início de corrida, mas acabou caindo para a oitava colocação, e é claro, Chad Reed, que mal chegou à primeira curva.


Pódio 450 Seattle

GPs: Depois de um final de semana dominante pela KTM na Itália, quando a fábrica austríaca obteve cinco dos seis lugares no pódio, este final de semana na Bulgária, Galtier Paulin repetiu o feito do ano passado e venceu a MX1, aproveitando o "incidente" com Cairoli na primeira bateria. Mas onde quero chegar mesmo é, se terá alguém para bater Herlings nas 250cc... além dele mesmo? Em todas as entrevistas que leio, o holandês se mostra extremamente confiante e agora até afirma que ultimamente tem tentado comparar o tempo de suas voltas com a MX1.


Sandro Dias


David Knight
X Games: Os X Games Brasil chegaram ao fim, e em meus olhos - sendo eles a transmissão da ESPN Americana - este foi o evento mais profissional e dinâmico da história de qualquer esporte radical no país. Realmente não sei como foram os jogos ao vivo e a transmissão na TV brasileira, porém, de um ponto de vista diferente do de vocês, o evento foi espetacular, bem organizado, e o melhor de tudo, foi a ênfase dos nossos "heróis" de medalha de ouro, Bob Burnquist, Letícia Bufoni e Pedro Barros. Além deles, fiquei impressionado com o avanço do Motocross Freestyle brasileiro, com manobras que até onde me lembro, estavam somente nos sonhos de nossos atletas.

Veja também:
- Matéria, resultados, fotos e vídeos do EnduroCross no X Games Brasil
- Matéria, resultados, fotos e vídeos do Moto X Freestyle no X Games Brasil

A ESPN daqui não parava de mostrar os brasileiros e seus backgrounds, imagens das cataratas e outros riquezas do nosso país. Morando fora há tanto tempo, é realmente gratificante ligar a televisão, tendo seis horas diretas de transmissão, recebendo só informações boas do Brasil. Foi uma das poucas vezes que nada estava ligado à corrupção, pobreza ou violência, e dando muito orgulho de ser BRASILEIRO.


Foto: Luis Vidales

Além disso, a estrutura também estava demais, com o half-pipe à beira das cataratas, uma das melhores pista de EnduroCross que eu já vi, o skate park, a mega rampa, tudo coisa de primeiro mundo.
Sinceramente, espero que os nossos dirigentes saibam usar este evento como exemplo para a Copa do Mundo e as Olimpíadas e, além disso, o país aprenda a dar valor a outros esportes que merecem atenção, verba e muito respeito. PARABÉNS BRASIL!

Braapcast: Depois de vários meses de hibernação o Braapcast voltará ao ar esta semana, para a alegria de uns e a tristeza de outros. Para ouvir o Braapcast é fácil, acesse www.braap.com.br  aperte o play, abra uma cerveja e sorria!

Kyle Goerge
, irmão de Matt Goerke da BOT KTM, sofreu uma seríssima fratura em uma das pernas no Supercross de Atlanta e, sem sua ajuda ele poderá perder a perna por falta de verba. A família e a namorada Mariah criaram um website que você pode facilmente doar qualquer quantia com um cartão de crédito, e mandar uma mensagem para Kyle.

A URL do website é www.gofundme.com/2maxhc, e é muito fácil contribuir. Vamos ajudar Kyle a recuperar sua perna e voltar a sorrir novamente!

Frase da Semana

If you’re in control, you’re not going fast enough.
Parnelli Jones












© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet