X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Entrando na reta final
Publicado em: 11/04/2013
Clique e saiba mais

Campeonato se aproxima da fase final com domínio de Ryan Villopoto
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Divulgação / Simon Cudby


Pódio 450 em Houston


Assista na MotoX TV
Houston marca o início da reta final da temporada 2013, agora restam só quatro etapas no calendário do AMA Supercross 2013. Apesar das coisas estarem um pouco monótonas na 450, com Ryan Villopoto tendo domínio absoluto das últimas cinco provas, o piloto da casa, Blake Wharton garantiu o fator novidade no pódio com uma prova bastante agressiva na 250 Leste, conquistando sua primeira vitória na temporada.

A pista bastante técnica, com um terreno quase perfeito, talvez tenha sido uma das melhores combinações da temporada. Além da tradicional seção de areia, uma seção de whoops bem longa, profunda e com espaçamento desigual, criou dificuldades para pilotos como Justin Barcia acertarem a sequência nos primeiros treinos.

Na 450 Villopoto mais uma vez roubou o show, vencendo com certa tranquilidade. Ryan Dungey confirmou a boa performance das últimas provas para terminar em segundo e encostar em Millsaps - 4 pontos - que terminou em quinto logo atrás das Factory Honda com o dueto Trey Canard e Justin Barcia.


Ryan Villopoto


David Millsaps
Na Lites, Marvin Musquin parecia estar em mais uma noite especial. Foi o mais rápido nos treinos e venceu sua classificatória com bastante tranquilidade. Na final, porém, foi fortemente atacado por Wharton depois de passá-lo pela liderança. Os movimentos agressivos do adversário fizeram o francês recolher o time e deixar a ponta com Wharton. Mais tarde Musquin tentou atacar novamente, mas caiu e perdeu a posição para Wil Hahn, que agora segura a liderança na pontuação com oito pontos de vantagem.

De fora: Os planos de Chad Reed de voltar em Houston não se concretizaram, apesar do piloto passar bem e se recuperar rapidamente da pequena cirurgia no joelho. Com a ausência, o australiano perdeu a quarta posição na tabela para Justin Barcia.

Kyle Peters é outro que fica de fora até o início do Motocross. Ele sofreu uma forte queda nos treinos antes do feriado e vai ficar um tempinho de molho, mesmo com um comunicado afirmando que não sofreu nenhuma fratura.


Blake Wharton usou todas as suas armas para vencer em Houston

Justin Hill, o último piloto da Pro Circuit Kawasaki, confirmou a fratura no rádio, e também está fora do campeonato. Na Geico Honda a baixa fica por conta do novato Zach Bell, aquele do vôo sem asas em Arlington, que também não corre mais no supercross desse ano.

De Malas Prontas: Depois da decepção com Arnaud Tonus fora das primeiras provas do Mundial de Motocross, a CLS Kawasaki buscou em terras yankees ajuda para voltar à ponta da competição. Assinou com Jimmy Decotis, que tem conseguido resultados consistentes na costa leste do AMA Supercross.


Tyler Bowers, o campeão do Arenacross fez bonito no Supercross

Já Michel Leib que assinou e depois foi "dessassinado" pela mesma CLS Kawasaki antes do início da temporada, também fez as malas para a Europa onde competirá por um time satélite da Suzuki nas temporadas 2013 e 2014. O anúncio de Leib surpreendeu pois o piloto recusou outras ofertas estrangeiras (inclusive brasileiras) para correr atrás dos seus sonhos no conforto de sua casa.

Destaques do dia: Andrew Short caiu logo na primeira curva e de 18º finalizou na sétima posição. Josh Hill foi outro que impressionou em oitavo. Na 250 o novo contratado da Pro Circuit, Tyler Bowers, fez bonito. Se destacou nos treinos e terminou a prova em quarto, com Gavin Faith em quinto e PJ Larsen - que era dúvida para a etapa - em sétimo.


Andrew Short

Após ter tuitado que não participaria da prova em Phoenix, PJ Larsen acabou pegando carona de última hora na moto cedida pela Rock River Yamaha, com motor e suspensões da Eleven-10 Mods.


James Stewart
Decepção: A decepção do dia ficou mais uma vez por conta de James Stewart. Caiu forte em uma canaleta danificando o freio dianteiro de sua Factory Suzuki, que o impediu de terminar a prova. Mike Alessi também confirmou a má temporada indo mais cedo para casa depois de uma violenta queda nos woops - como de costume!

Pancadaria: Broc Tickle e Andrew Short estão em pé de guerra! Depois da quarta alteração entre os dois, Tickle soltou o verbo em Houston. Short, que já queboru o dedo mindinho num dos encontros com o adversário, não declarou muita coisa. Para ele foi apenas uma ultrapassagem mais forçada, algo normal na categoria. A seguir cenas do próximo capítulo... :)

Pro Circuit: a equipe de Mitch Payton contratou temporariamente o tri-campeão do Arenacross Tyler Bowers, que, como comentei acima, completou a prova em quarto. Muitas interrogações ainda pairam sobre a equipe: o atual campeão Blake Baggett ainda não treina enquanto recupera uma lesão no pulso. Com todas as baixas, ganham força os rumores de que Adam Cianciarullo debutaria profissionalmente em meados de maio no circuito de Hangtown.

Ressuscitando: A Páscoa é a comemoração do milagre da ressureição de Jesus Cristo, e nesse espírito pascoalino tive o prazer de conversar com um dos donos da equipe JDR KTM. Acabei descobrindo que felizmente a equipe não fecha as portas completamente. Provavelmente tira férias do motocross esse ano para se recompor, mas tem planos sólidos para 2014 graças a alguns de seus atuais patrocinadores e da KTM, que tem grande interesse em manter o time satélite funcionando.

Temos ainda 4 etapas pela frente onde muita coisa pode acontecer. A próxima prova é em Minneapolis, Minnesota, depois de alguns anos em pausa. Será que correndo em casa Ryan Dungey pode quebrar a sequência de Villopoto? Depois disso o circo volta à costa oeste, com as etapas de Salt Lake City e Seattle. Deixando os estádios cobertos para trás os eventos voltam a ficar vulneráveis a imprevisibilidade climática, que já trouxe até neve em Salt Lake e muita chuva e Seattle, cidade que mesmo com bom tempo deve apresentar um pista macia, com canaletas por todos os lados. Isso é só para lembrar que muita coisa ainda pode acontecer.

Frase da Semana

Aerodynamics are for people who can’t build engines.
Enzo Ferrari






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet