X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Indianapolis - Clima muda, mas temperatura continua alta
Publicado em: 21/03/2013
Clique e saiba mais

Provas da 11ª etapa mantiveram alto nível da disputa
Redação MotoX.com.br - Eduardo Erbs - Fotos: Divulgação / Simon Cudby
*Atualizada às 19h20


Pódio de Indianapolis


Assista na MotoX TV
A caravana do supercross saiu do clima semi-tropical floridiano para enfrentar o gelado  centro do país, em Indianapolis, que assim como Daytona, é uma das capitais mundiais da velocidade. E a prova realmente não decepcionou!

Nas 450s, Ryan Villopoto abriu ainda mais vantagem sobre Davi Millsaps e Ryan Dungey, vencendo a sua terceira prova consecutiva. Porém, desta vez, Dungey manteve-se perto do líder durante toda a prova, esperando por um erro, que Villo não cometeu! Completando o pódio, James Stewart que liderou a prova nas primeiras voltas, mas deixou a sua Suzuki morrer e acabou perdendo algumas posições.

Na quarta colocação, Millsaps - lutando contra uma lesão no joelho direito - a este ponto vê Villopoto se distanciando cada vez mais no campeonato e Dungey se aproximando a cada prova, se colocando mais uma vez em contenção ao título.

Assista 2 vídeos na MotoX TV:
- Melhores momentos da etapa
- Onboard com Ryan Villopoto


James Stewart


Marvin Musquin saindo da curva descompensada
A mudança de ares de Daytona para Indianapolis representou o retorno (após um fim de semana de folga) do pessoal da Dirt Wurx, que constroi as pistas, a não ser a da etapa passada. Eu particularmente gostei da pista de Indianapolis, que através dos anos intercalou solos bastante lisos ou com bastante tração. De acordo com os pilotos, em 2013 a pista contou com um bom mix dos dois tipos de terreno, com algumas seções bastante técnicas, como uma curva de 180 graus desnivelada, seguida por uma seção de pulos que exigia criatividade e audácia dos pilotos, e uma seção de costelas pequena, porém bastante profunda, que dificultou a vida de muitos.

Nas 250s, Marvin Musquin mais uma vez deu um show de pilotagem, vencendo a sua qualificatória e a final, depois de ocupar a última posição na largada, graças a dois blocos de espuma que se encontravam no meio da pista. Mavin, 'o Marciano', passou por 19 adversários durante a prova, incluindo Will Hahn o líder absoluto do campeonato que também foi afetado pelos blocos de espuma no início, e ainda contou com um pouco de sorte no final, quando Blake Warthon jogou fora a vitória com uma forte queda na seção de whoops.


Ryan Dungey

Esta é a segunda vitória de Musquin no AMA Supercross. Com certeza o piloto vem ganhando confiança a cada prova e agora mais do que nunca está na briga pelo campeonato. Em segundo lugar, o novato Kyle Peters soube aproveitar a vantagem de uma boa largada e subiu ao pódio pela primeira vez na carreira, logo a frente de Will Hahn, que assim como Musquin, fez uma excelente corrida de recuperação e ocupou o terceiro lugar.


Dean Wilson
'Deano': As últimas esperanças de campeonato pela Monster Energy Pro Circuit Kawasaki, foram por água abaixo quando Dean Wilson fez um movimento mal calculado - e um tanto desnecessario - em sua classificatória e acabou caindo forte logo na primeira volta. O escocês não largou na LCQ pois foi levado ao hospital para avaliações. Logo no domingo o piloto postou duas fotos no seu Instagram, a primeira com um colar cervical dizendo que a princípio tinha quebrado o ombro, algumas costelas, fraturado a coluna e 'dilacerado' o pulmão. Na segunda-feira, a mídia americana fez uma atualização das condições do piloto dizendo que a coluna não apresenta nenhuma fratura, mas o ombro necessitava de uma segunda opinião, pois, a princípio, os médicos não acharam nehuma lesão. Os problemas nas costelas e no pulmão foram confirmados posteriormente.  


TC41: A segunda "baixa" do evento foi Trey Canard, que saltou o pulo de chegada bem perto de Justin Barcia (veja no vídeo) e acabou caindo feio. Por alguns instantes de plena agonia, o piloto parecia estar tendo dificuldades em se mexer, com o braco direito preso embaixo de sua propria perna. Todos respiraram mais levemente quando o viram Trey andando de volta aos pits, sendo que o update do piloto na segunda-feira indica que ele não teve nenhuma fratura no acidente, mas uma concussão o deixará fora das próximas provas.


Wharton deixou uma vitória certa escapar e ainda por cima foi penalizado em quatro posições
Blake Wharton: Todas as estrelas pareciam estar alinhadas para a primeira vitória do ano do piloto texano da Rockstar Energy Suzuki, porém a seção de costelas fez de Blake Warton a sua última vítima, deixando-o no chão a meia volta da bandeirada. Como se isso não fosse suficiente, Blake foi penalizado com quatro posicões após a prova, por não re-entrar no circuito pelo mesmo lugar que saiu, ou melhor... que caiu, figurando nos resultados apenas na nona posição.

Destaques: Os destaques do dia, sem dúvida alguma, nas 250s foram Kyle Peters e AJ Cantazaro (apesar deste último ter sido superado por Will Hahn no final da prova), que souberam tirar vantagem da má largada dos favoritos para ocupar as posições dianteiras na maior parte da corrida. Nas 450s eu diria que Andrew Short e Weston Peick seriam os homenageados. 'Shorty' voltou praticamente à sua velha forma com a sétima posição competindo com a terceira moto diferente na temporada. Peick terminou a prova em décimo, depois de se classificar mais uma vez via LCQ.

Set-up: Com certeza a evolução mecânica e tecnológica que as motocicletas vêm sofrendo na última década são extremamente incríveis, mas é interessante ver como alguns pilotos andam sofrendo nesta temporada com o acerto de suas motos.


Chad Reed

Chad Reed, com certeza, é o maior exemplo disso. Mesmo usando alguns equipamentos (garfos de suspensão) do ano passado, o piloto ainda aparenta não estar muito confortável a bordo de sua Two Two Motorsports Racing.  Villopoto também parecia estar "brigando" um pouco com a sua KX-F 450 no início do campeonato, mas aparentemente alguns acertos na geometria da moto fizeram ele mais feliz e ultimamente quase imbatível. Eu acredito que Dungey também tem tido suas dificuldades. A maior prova disso é o fato do piloto ter estado fora das posições dianteiras nas classificatórias, mesmo sendo consistente, alcançando boas posições ao final das provas, e consequentemente no campeonato. Outro piloto que me chamou a atenção neste ponto foi Will Hahn, que quase sofreu um tombo forte durante a sua classificatória. Apesar de sua ótima recuperação na final, ele não parecia tão confortável sobre sua Geico Honda como nas provas anteriores.

Arenacross: Mesmo insatisfeito com as novas regras do evento, Tyler Bowers sagrou-se campeão do AX pela terceira vez este final de semana em Denver, Colorado. Vale a pena lembrar: ouviremos cada vez mais sobre o evento - também organizado pela Feld Motorsports - que em 2014 será a prova mandatória para os pilotos novatos que pretendem disputar o AMA Supercross.

Brett Metcalfe: Depois de uma seria contusão na perna no ano passado, Brett Metcalfe chocou a indústria esta semana declarando que está com as malas prontas rumo ao Canadá para disputar o Nacional de Motocross pela Leading Edge Kawasaki Racing. Antes da declaração, a expectativa era que o australiano voltasse às pistas em Hangtown, na abertura do Lucas OIl Motocross, provavelmente pela Valli Motorsports Yamaha.

GNCC: O Grand National Cross Country norte-americano começou com caras novas no pódio. Na categoria XC2, Zach Osborne, piloto da Geico Motorsports que busca se preparar para o AMA Motocross, terminou as duas primeiras provas na terceira e segundas posições respectivamente. Já Jessica Patterson correrá o campeonato inteiro - aproveitando que o WMX terá somente três etapas - e mostrou que brigará pelo título ao vencer a primeira prova da temporada em sua categoria.

Frase da Semana

“I’m not sure whether I’m an actor who races or a racer who acts.”
Steve Mcqueen







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet