X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

The Magic Man
Publicado em: 14/02/2013
Clique e saiba mais

David Millsaps mais líder do que nunca no AMA Supercross
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Eduardo Erbs


David Millsaps comemora a segunda vitória na temporada e a liderança isolada
foto: Divulgação Suzuki


Assista na MotoX TV
Davi Millsaps, apelidado como "The Magic Man", obteve sua segunda vitória do ano, no Qualcomm Stadium em San Diego, ampliando sua vantagem para 19 pontos sobre Ryan Dungey, que acabou a prova na terceira posição e ocupa o segundo lugar no campeonato. Entre eles, ficou Justin Barcia, que depois de algumas corridas sem sucesso, voltou a brigar pela ponta. As seguintes colocações foram ocupadas pelos campeões James Stewart, Chad Reed e Ryan Vilopotto, respectivamente.

Na Lites Class, Eli Tomac pôs um freio à sequência de Ken Roczen, que apesar de terminar somente a 0.020 segundo atrás de Tomac, não pareceu ter um dia tão brilhante como nos últimos dois finais de semana, mas ainda tem uma confortável liderança com 17 pontos de vantagem, a apenas três corridas até a final do campeonato.


Chad Reed ainda não encontrou a vitória e enfrenta problemas com a vizinhança na Flórida


Ryan Villopoto
Com as chuvas de sexta-feira, as condições da pista para o sábado eram bastante duvidosas, mas o pessoal da Dirt Wurx realmente surpreendeu. A pista teve de ser irrigada antes dos primeiros treinos. O layout, de certa forma, me lembrou um pouco o trajeto da semana passada, em Anaheim, pois os obstáculos não me pareciam tão técnicos como os de outras etapas (Oakland e Phoenix), porém, as costelas, assim como as do ano passado, eram bastante profundas, juntamente com um piso extremamente escorregadio, e muitas curvas de 90 graus, dificultaram bastante as ultrapassagens - com certeza, isso afetou o resultado final da prova.

Chad Reed, dono de seis vitórias, teve uma boa largada e ameaçou a liderança de Millsaps nas primeiras voltas da prova, até perder a frente da sua Two Two Motorsports Honda e acabar caindo, finalizando na quinta posição. Reed também foi destaque de um noticiário na Flórida, esta semana, por suas desavenças com seus vizinhos reclamando do barulho das motocicletas e karts em sua propriedade. Mesmo Reed tendo um alvará, que regula o uso de determinado número de motocicletas durante certas horas e dias da semana, os vizinhos do piloto estão brigando na justiça para embargar a propriedade do ex-campeão, que, de acordo com eles, não obedece às regras emitidas pela cidade de Dade City, na Flórida.

Ryan Vilopotto, mais uma vez, acabou errando e deu adeus ao pódio, dividindo a terceira posição na geral com Trey Canard, 27 pontos atrás de Davi Millsaps. Se as coisas continuarem deste jeito e Villo não reagir logo, suas chances para o tricampeonato podem ir por água abaixo.
Josh Hill voltou às pistas em San Diego, depois de ficar de fora das cinco primeiras etapas, com uma concussão e uma fratura na mão, obtidas nos treinos em Anaheim 1. Hill acabou vencendo a LCQ sobre Kyle Partridge, terminando a final na 18º posição.


Eli Tomac


Jason Anderson
ET1: Não sei se todo mundo viu o que eu vi ou se estou ficando louco, mas, aparentemente, ninguém - da direção da prova - deu muita atenção à passada de Eli Tomac em Jason Anderson pela vitória, porém, claramente, naquela curva, tinha pelo menos dois ou três bandeirinhas com bandeiras amarelas, que ao meu entendimento, significam "CUIDADO - TEM ALGUÉM CAÍDO POR ALI - ULTRAPASSAGEM PROIBIDA", mesmo assim a corrida seguiu adiante. Tomac não foi penalizado, a posição do piloto foi mantida e, até então, ninguém reclamou da manobra. Será que estou louco ou simplesmente não sei as regras do esporte? Mas, enfim, Tomac acabou voltando a velha forma com a vitória, no entanto, ainda tem um déficit de 17 pontos de Ken Roczen. Pelo que tudo indica, o veremos a bordo de uma 450cc para algumas provas da Costa Leste.

A Kawasaki está oficialmente fora da Kraniak Racing, com isso a possibilidade de vermos Andrew Short a bordo de uma KX-F 450 é praticamente inexistente. Shorty terminou a prova na nona posição e agora divide a sexta no campeonato com Justin Barcia.

Na minha opinião, os pilotos de mais destaque neste final de semana foram Jason Anderson e Kyle Cunningham, ambos das 250cc. Anderson repetiu seu melhor resultado na carreira com a terceira colocação, depois de liderar as primeiras voltas da prova. Já Cuningham segurou Eli Tomac, para vencer a primeira classificatória de sua carreira, terminando a prova final na quinta posição.


Ken Roczen

Pela segunda vez na história do esporte, durante a classificatória das 450cc, tivemos a largada em linha, depois que o diretor da prova estendeu a bandeira vermelha para que o piloto Jarred Browne pudesse ser atendido corretamente, depois de sua queda que lhe deixou desacordado. De acordo com as regras da AMA, se a corrida tiver três voltas completas, porém menos de 90% do número total de voltas completado, a corrida será reiniciada, com uma largada em linha, com a ordem dos pilotos de acordo com as posições de quando a prova foi interrompida.


Christian Craig
Para aqueles que assistiram pela internet ou pela TV, a novidade desta etapa foi Kevin Windham, ao lado de Ralph Sheehen e Jeff Emig, fazendo os comentários da prova, já que Ricky Carmichael está ocupado promovendo o campeonato americano de Arena Cross, lembrando que em 2014 será mandatário que todos os pilotos novatos participem de pelo menos dois eventos antes de começarem suas carreiras no Monster Energy AMA Supercross.

Jason Lawrence, depois de praticamente dois anos de reclusão em Nova Jersey, reapareceu na Califórnia para fazer alguns testes e reatar alguns laços que poderiam trazer sua carreira novamente à tona. Quem sabe? Jason disse que pretende voltar às pistas para o Motocross neste ano, mas ainda está em fase de negociações com alguns patrocinadores e times.

San Diego marcou o fim da fase "californiana" do campeonato, onde pilotos e equipes levantam acampamento para a Costa Leste do país, com a primeira parada em Dallas, no Texas, no bilionário Cowboys Stadium. A classe das 250 West sofre uma pausa de nove semanas até retomarem suas atividades para as três corridas finais do campeonato, em Seattle, Salt Lake City e Las Vegas. Enquanto isso, os favoritos Dean Wilson, Marvin Musquin e Will Hahn estreiam no campeonato 250 East em 2013, em busca de um título inédito em suas carreiras.

Apesar de termos seis etapas cumpridas, na visão de muitos pilotos, o campeonato muda bastante quando chega à Costa Leste, por motivos tais como a maioria das provas serem em estádios cobertos e climatizados, a terra mais úmida que gera uma melhor tração, além da diferença no formato dos estádios (baseball na Califórnia versus futebol americano no Leste), o que contribui com o formato das pistas, com mais curvas de 180 graus, promovendo mais pontos de ultrapassagem.


Jean Ramos

Brasil: Com a ausência de Balbi, fora por algumas semanas pela lesão obtida na queda em Anaheim 3, Jean Ramos foi o único brasileiro dentro da pista neste final de semana. Infelizmente, esta foi a prova de despedida de Jean. O piloto marcou o 13º tempo nos treinos e a 14ª colocação na final, sendo o melhor resultado em sua carreira no AMA Supercross. O nosso Jean, com pouquíssimo tempo para se preparar e, ainda com pouca experiência em Supercross, surpreendeu a muitos, andando na frente de nomes já consagrados como Max Anstie e Tyla Rattray. Foi destaque em alguns websites americanos como o Racer X. Parabéns Jean!!! Até o próximo ano!!


Clique na Imagem para mais fotos de San Diego

Fotos: Eduardo Erbs

Frase da semana
Pain is nothing compared to what it feels like to quit.
Desconhecido.


Imagens Relacionadas:
Christian Craig
Eli Tomac
Cole Seely
Ken Roczen
Joey Savatgy
Martin Davalos
Jean Ramos
Eli Tomac
Ken Roczen
Eli Tomac
Jessy Nelson
Zach Osborne
Ryan Dungey
Chad Reed
Ryan Dungey
Ryan Villopoto
David Millsaps
James Stewart
Trey Canard





© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet