X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

A Day in the Dirt
Publicado em: 04/12/2012
Clique e saiba mais

A Day in the Dirt, Sidi Boots and Silly Season
Redação MotoX.com.br. Por: Eduardo Erbs - fotos: Eduardo Erbs / Divulgação


Edu Erbs

Depois de algumas semanas de abstinência do teclado, devido a férias e outros compromissos pessoais, estou de volta para trazer algumas novidades aqui da Califórnia para os fiéis leitores do MotoX.com.br.


Day in The Dirt 2012 

Em primeiro lugar, quero falar sobre a minha primeira experiência na 15ª edição do Red Bull A Day In the Dirt. A prova que voltou ao circuito de Glen Helen, é primeiramente promovida pela Troy Lee Designs e o motoclube de Hollywood,  e agora conta tambem com a poderosa Red Bull, que faz a plástica e o marketing do evento. A pista -  que visava muito a segurança dos pilotos - foi esculpida, irrigada e tratada nos três dias de evento e com um "GP-style", contava com voltas de mais de seis minutos de duração, que cruzava a pista principal ligando-a com a pista R.E.M. além de ter seções off-road, duas pequenas seções de asfalto e a passagem por um túnel construído com tubos de concreto.


Jeremy McGrath


Jeff Ward
Mais que uma corrida, o ADITD, é uma grande comemoração, pois o evento é sempre realizado no final de semana do dia de Ação de Graças, contando com as mais variadas e criativas categorias e formatos de corrida. Por exemplo, temos a Two Stroke Revival Race, com motocicletas 2 Tempos dos anos 60, 70 e 80. Temos o Coupe de Grace que é a corrida de mais prestígio, com 90 minutos de duração, e ainda o Moto-a-Gogo Team Race, que levou mais de 150 times as íngremes subidas e descidas da pista, localizada em San Bernardino.

Sinceramente, nem vou falar de resultados, pois no A Day in the Dirt, eles não são muito importantes. Eu acredito que poderia escrever um livro sobre o final de semana, desde o fato de voltar a "competir" depois de  quase dois anos, ou ainda ver Jeremy McGrath andar na sua 1994 Factory CR250, ou ver lendas do esporte como Jeff Ward, Danny LaPorte, Mike Healy, Ricky Johnson, Jeff Matiasevich, ou ainda as feras da atualidade como Timmy Weigand, Ivan Ramirez e Kendall Norman.


O final de semana foi um completo sucesso, e o verão fora de época contribuiu para todos que prestigiaram o evento dentro e fora da pista. Mal posso esperar até o ano que vem!

Voltando o foco para a indústria, a Silly Season está praticamente no fim. Primeiramente, vale ressaltar que terminou a "novela" causada pelo rompimento da Jeff Ward Racing, fazendo o "filho-pródigo" Dean Wilson voltar à velha casa da Pro Circuit e, com ele, também se oficializou a permanência de Tyla Rattray, ambos competindo na classe 250 SX (antiga Lites-class) no Supercross e, provavelmente, indo para as 450cc na temporada outdoors.

Eu achei interessante que Dean Wilson acabou se divertindo com a sua saída da Jeff Ward Racing, fazendo graça, postando fotos dele mesmo como mendigo pedindo por uma vaga em uma equipe, ou ainda uma foto na Troy Lee Designs com uma camisa "photoshopada" da American Honda, além de publicar fotos de "scrubs" inacreditáveis, desvendado logo depois por esse video interessantíssimo no YouTube!



Esta semana tambem foi muito importante para outros pilotos que ainda pairavam em busca de um time, pois a Yamaha lançou uma nota oficial, afirmando a parceira com outras equipes satélites. A de mais destaque será a Velocity3 Racing, que conta com a experiência de Kyle Chisolm e Bobby Kiniry. O nosso amigo Alan Brown comanda o N-Fab Ti-Lube Yamaha que tem como piloto Phill Nicoletti, que disputará o motocross e o supercross pelo time à bordo de uma YZ450F. Os guerreiros da Ten-Eleven Mods também trocaram suas Hondas privadas pelo suporte da Yamaha, mantendo somente Alex Martin no time para 2013. A Valli Motorsports também põe todas as suas fichas em um piloto, Travis Baker para a Costa Oeste de Supercross, mas rumores indicam que Brett Metcalf completará o time no próximo verão para a temporada de motocross 2013.
 
Apesar dos grandes nomes já estarem definidos para 2013, alguns pilotos de respeito ainda buscam desesperadamente apoio para a próxima temporada. Com certeza, a queda de times como Langston-Witt Racing e Jeff Ward Racing ajudam a contribuir para a lista dos "indefinidos" para 2013 que tem nomes como Rob Marshall, Josh Hansen, Michael Leib e Chris Pourcell, que tem planos de voltar à Flórida assim que liberado pelo médicos, após suas lesões em Bercy.

Para completar a Silly Season, nesta segunda-feira, dia 3 de dezembro, o site americano Racer X publicou uma nota que Ivan Tedesco assinou com a Monster Energy Tedder Racing para 2013, tendo como companheiro no time Dakota Tedder.

O Mini-Os ou Winter Olimpics que é disputado anualmente em Gainsville Flórida, viu o brasileiro Enzo Lopes no lugar mais alto do pódio em suas respectivas classes, mas infelizmente a grande notícia do final de semana foi o falecimento de Jantz Grodzicki, de apenas 16 anos. Grodzicki era natural de San Diego na Califórnia e era conhecido não apenas pelo seu talento, mas por sua dedicação ao esporte fora das pistas. Toda a indústria, principalmente aqui no sul da Califórnia está em luto pela perda de Jantz. 

2013


Anaheim volta a sediar três provas em 2013


As meninas terão apenas três provas no Nacional de Motocross 2013
Anaheim 1, 2, 3!!!! Na sexta-feira, dia 30 de novembro, a Feld Motorsports anunciou o cancelamento da prova que marcaria a terceira etapa do AMA Supercross, em Los Angeles, no Dodgers Stadium e, de lambuja, anunciou a volta da etapa a Anaheim. A empresa comentou que a mudança foi feita devido a reformas que serão feitas no estádio durante o inverno para a temporada 2013 de baseball.
 
Sinceramente, essa notícia agrada aos gregos e a maioria dos troianos, pois nos últimos dois anos, a etapa em Los Angeles teve um número de espectadores muito abaixo do esperado.  Outro fator importantíssimo na mudanca do evento, é que faz minha viagem - que seria de quase uma hora a Los Angeles - se tornar um tanto mais agradável, pois com um pouco de sorte, saindo da porta da minha casa, eu chego a Anaheim em 15 ou 20 minutos... mudança aprovada!!! 

Outra mudança que me agradou bastante foi o "falecimento" das LITES-Class e o surgimento da 250SX-class. Eu entendo que a nomenclatura "Lites" seria em respeito às antigas 2 Tempos 125/250, para que não houvesse alguma confusão, mas não vemos estes modelos no AMA Supercross por algum tempo! Bom trabalho Feld Motorsports!

As mulheres: Desde o ano passado, o futuro das provas da WMA, estiveram um tanto incertos. Este ano a categoria foi reduzida para somente três etapas e será chamada de Women's Motocross Triple Crown. As provas serão realizadas no mesmo final de semana que as provas do AMA Motocross. As pistas escolhidas para a realização das corridas foram Thunder Valley, no Colorado, High Point na Pennsylvania e Southwick no Estado de Massachusetts.

Mundial de Motocross


Será que as novas regras serão benéficas ao Mundial de Motocross? Foto: Carolina Arruda

Indignação! Neste domingo, dia 2 de dezembro, tive a oportunidade de conversar com o piloto Michael Leib em uma pista privada aqui na Califórnia. Conversando com o piloto, ele me contou brevemente sobre a sua breve temporada no mundial de motocross - tomando o lugar de Zach Osborn por algumas etapas - e a frustração de ter sido contratado e descontratado pela CLS Kawasaki. Mas, o ponto que eu quero chegar é sobre as mudanças que a FIM vem fazendo no Mundial de Motocross. Primeiramente, de acordo com Leib, o aumento em 50% para a filiação dos pilotos para o Mundial de Motocross (que já era bastante caro) e também com a nova regra que une as categorias MX1 e MX2, nas provas fora da Europa (Brasil, Qatar, Tailândia e México), além do que o "apoio" que a organização dará às equipes principais, lhe parece simplesmente um jogo de marketing, pois não fará diferença quase alguma no custo que as equipes têm para viajar para outros continentes. 


Foto: Carolina Arruda

É um pouco difícil pensar como serão as provas misturando os pilotos da MX1 e MX2, e isso poderá causar um pouco de "drama" no campeonato, pois mesmo que muitas vezes os pilotos da MX2 viram tempos quase iguais aos da MX1, os motores menores sofrem um pouco mais na largada e também para fazerem ultrapassagens nas saídas de curva. Resumindo, fica difícil para um piloto da MX2 acompanhar os pilotos na MX1 - salvo algumas exceções como Ken Roczen nos MX das Nações. Bem... não adianta lamentar, as regras estão ditadas e agora teremos que ver como as coisas vão acontecer com o andar da carruagem.

Sidi Boots



 
No quinta-feira, dia 29, fui convidado pela companhia Motonation a participar do lançamento das novas botas Sidi Crossfire 2 e do mais novo capacete Vemar. Além de toda a imprensa especializada, alguns pilotos patrocinados pelas marcas estavam presentes, podendo-se destacar os de fábrica da KTM, Kurt Caselli e Ivan Ramirez, e os pilotos Husqvarna Cory Graffunder e Kyle Redmond.

O capacete Vemar chega ao mercado norte-americano com um design super-arrojado, com linhas agressivas e levando muito em conta o conforto do piloto e o peso do capacete. O grande destaque é a alta capacidade de ventilação por conta do novo design do EPS, com grandes canais para entrada e saída de ar.

As botas Sidi Crossfire 2 também vieram cheias de novidades, começando pelas novas cores e novos designs.  A parte frontal, que cobre os dedos do Modelo SRS ganhou um pouco mais de espaço e reforço. Foram adicionados dois canais extras para ventilação,  o formato do calcanhar foi redesenhado, assim como as presilhas e o "freio" traseiro.  Os populares pivots ganharam também um novo design, que garante a durabilidade do produto, valendo, é claro, ressaltar o sistema de troca de solados que pode ser feito no conforto da sua casa. Para mais informações visite o website: http://www.sidisport.com/eng/scheda.php?macro=2&id=51

Lançamento no Brasil

Neste dia 12 de dezembro, será realizado, no novo Centro Internacional de Negócios da Pro Tork, em Siqueira Campos (PR), o lançamento oficial da Troy Lee Designs Brasil. Além de toda a mídia especializada e futuros parceiros da marca,  o proprio Troy Lee e seu time estarão lá para oficializar o início das atividades da marca no país. Vale a pena conferir.



Frase da Semana
"Love is the feeling you get when you like something as much as your motorcycle"







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet