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Observações Monster Energy Cup
Publicado em: 27/10/2012
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Coluna do Erbs #15 - Monster Energy Cup
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Eduardo Erbs


Como não é mais novidade para ninguém, no dia 20 de outubro, foi realizada no Sam Boyd Stadium, em Las Vegas, a segunda edição do Monster Energy Cup, que oferecia a fantástica soma de U$ 1 milhão para o piloto que faturasse as três principais provas da noite.


Justin Barcia
Entre os destaques da prova, estavam os campeões de 2012, Ryan Dungey, Eli Tomac e Justin Barcia, que iniciou oficialmente sua carreia nas 450cc pela American Honda. Além deles, muitos olhos estavam voltados para Chad Reed e Ryan Villopoto, ambos se recuperando de serias lesões, obtidas durante a temporada do Supercross.

Entre as principais ausências do evento, poderia destacar James Stewart, o alemão Ken Roczen, que se recupera de uma cirurgia no pulso, Marvin Musquin, o BTO Sports Team, além de Kevin Windham e Blake Bagget, que deixaram a prova logo nos treinos vespertinos, devido a quedas que lhe resultaram em uma concussão e um pulso quebrado, respectivamente. Pude ouvir da boca do pai de Bagget que a sua fratura é pequena e que, provavelmente, o piloto estará novamente nos treinos em 4 quatro semanas. Vale apena ressaltar que Bagget estreou o seu novo número 4 - de peso nos rankings americanos.

O evento:

Ricky Carmichael inventou, inovou e definitivamente se redimiu do circuito do ano passado. Em primeiro lugar, gostei do fato de que o evento deixou de tentar criar um circuito híbrido de Motocross e Supercross misturados, tentando reinventar a roda e, algo que no passado, chegaram a chamar de Supercross-des-Nations!


 Não existe evento da Monster sem...


...as animadas Monster Girls
Ao invés, a Feld Mostorsports, empresa que organiza o evento, assumiu uma postura mais "americanizada" de criar uma pista de Supercross um pouco diferente das convencionais, que permitia que os pilotos corressem com qualquer máquina que se sentissem confortáveis, além de ter novidades como telecomunicação entre pilotos e equipes durante as provas, e a criação do Joker Lane, que era parada obrigatória a todos. Apesar de eu estar um pouco apreensivo com a idéia, acabei aprovando por aumentar o grau de suspense durante toda a prova.

Ainda posso destacar que a reta com lombadas de areia e a adição da curva "talladega" completaram o charme do circuito. A largada que era dividida em duas partes, também é algo que agrada aos meus olhos, pois apesar de gerar um pouco mais de "risco" aos pilotos, traz um pouco de nostalgia à prova, já que não vemos este tipo de largada desde 2005.

O que faltou na pista? Quase nada, a não ser os famosos e imperdoáveis "woop-de-doos" ou mais conhecidos como costelas. Fora da pista, a Monster Energy, deu um show para o público, contando com os boxes bastante organizados, trazendo patrocinadores como a Traxxas e a Toyota, que oferecem entretenimento para o público, além de que palco foi montado com um show de hip-hop, além de trazer atrações como um show de freestyle, driffitng e, nada mais nada menos que uma apresentação do piloto de Rally, Ken Block.


Com sete finais do AMA,dois US Opens e um Monster Energ Cup no currículo, eu diria que essa foi a melhor e mais interessante prova que vi em Las Vegas – então, se você tem planos de vir aos Estados Unidos conferir uma prova, venha ao Monster Cup, que você não ira se arrepender!


Split Start

Fatos interessantes e um pouco de Silly Season:


Chad Reed


Suzuki iluminada de Mike Alessi
1- Chad Reed, que apesar de não ter tido uma prova memorável, gerou um ‘bafafá’ nos pits, quando apareceu com o seu caminhão completamente branco, sem o título de um patrocinador oficial. Logo mais, Reed surgiu usando um Boné da Monster Energy, indicando assim o divórcio oficial com a Bel Ray e iniciando a sua nova love-story com a marca que patrocinava o evento!

2- Mike Alessi estava de cara nova! Usando capacetes HJC e abordo de uma Motoconcepts Suzuki, agora branca, com rodas pretas, suspendida pelos atraentes equipamentos ohlins, o piloto da Califórnia chegou em sua volta de apresentação com number plates iluminados por LEDs, que chamou a atenção de todo o público!

3- Justin Barcia foi outro que apareceu com equipamentos novos, estreando dos pés ao pescoço com equipamentos Alpinestars - contrariando os rumores de o piloto ter fechado contrato com a Alias- e na cabeça, seu tradicional capacete Shoei e óculos agora cedidos pela Spy.


A Suzuki de Ricky Carmichael, com os adesivos confirmando a parceria com a Hart e Huntington


Ricky Carmichael
4 - Ricky Carmichael deu um show neste final de semana! Iniciando é claro pelo fato de que o piloto desenhou a pista, e como se não fosse suficiente, deu uma "palhinha" para o público, dando uma volta no traçado, narrando todos os obstáculos de cima de sua RCH Suzuki, com um microfone embutido no capacete. Foi de arrepiar!
RCH Suzuki? Pois é, além disso, os detalhes da sua parceria com a Hart e Huntington também foram divulgados em Vegas, sendo que a equipe se chamará RCU Suzuki Racing e que Ricky divide as honras de dono de equipe com Carey Hart. Nesta segunda, o time anunciou oficialmente a contratação de Broc Tickle, porém ainda não oficialmente, Josh Hill continuará como o segundo piloto da equipe. Indo ainda mais adiante, rumores circulam que Blake Bagget já é candidato à vaga do time para 2014.

5- Go Pro 3: A marca que já domina o mercado de câmeras on-board, usou o Monster Cup para debutar seu mais novo produto, a Go Pro 3, que além de ser mais leve e compacta que sua antecessora, conta com novidades como, controle remoto, Wi-fi, tela de cristal líquido (opcionais), além vir em três modelos, variando de 200 a 400 dólares.


Blake Baggett "roubou" o nº 4 de Carmichael, mas uma queda nos treinos o tirou do evento noturno

6- Bubba Stewart, que resolveu se ausentar da prova, aparentemente tem como residência temporária Laguna Beach, na Califórnia. O que isso interessa? Bem, a Factory Suzuki é situada na cidade de Irvine, bem próximo a Laguna, e também perto das pistas de teste para o Supercross. Tudo isso é um pouco interessante, pois, em suas últimas equipes, James Stewart teve estipulado em seus contratos, que toda a preparação do piloto seria feita em sua casa na Flórida, já que não é segredo que James não gosta muito das sagradas terras californianas. Outro fator é a grande diferença de terrenos entre os dois locais, sendo que o solo seco e duro da Califórnia favorece os treinos para o Supercross, já que a primeira metade das etapas são realizadas aqui. Acredito eu que 2013 será a ultima temporada que Bubba tem para se redimir, depois de todos os fracassos dos últimos três anos.


Balbi se preparando para...

7- O único representante brasileiro na competição, Antônio Jorge Balbi Júnior, mais uma vez fez bonito na América. Balbi logo alcançou sua meta, estando entre os 18 melhores em todas as classificatórias, tendo assim vaga garantida para as finais, deixando para trás feras como Austin Politelli, Gareth Swannepol e Jeff Alessi. Nas finais, Balbi brigou com feras como Justin Brayton, acabando com os resultados 13-13-16.


... dar o "X" em Justin Brayton

8- The Ryans - Dungey veio como o homem a ser batido na prova. Seu favoritismo foi confirmado durante os treinos, fazendo as voltas mais rápidas do dia. Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar, ou neste caso, na mesma motocicleta, porém Dungey discordaria dessa teoria. O piloto entrou em contato duas vezes, na primeira e segunda baterias, com os blocos de espumas que fazem a divisão da pista, fazendo-o trocar de marchas com a mão esquerda, em uma performance inacreditável, fazendo terceiro e segundo lugares, mesmo com problemas. Na terceira bateria, agora com todas as marchas, Dungey não teve a sua melhor performance da noite, terminando na terceira posição e assegurado o sendo lugar na geral.

Ryan Dungey

O outro Ryan aproveitou a má sorte de Dungey para garantir a vitória na primeira bateria. Na segunda prova, Villopoto caiu enquanto liderava, para terminar na 12º posição, perdendo assim sua chance de repetir a performance dominante do ano passado e dando adeus para a chance de U$ 1 milhão. Ryan, com uma atitude um tanto "pequena", simplesmente decidiu não correr a última prova da noite, abandonando o evento mais cedo.


Ryan Villopoto

9 - A Factory Kawasaki estava equipada, pela primeira vez, com garfos a ar da marca Showa, enquanto no passado o time sempre utilizou suspensão Kayaba, assim como as motos de série.

10- A Star Yamaha e a Valli Yamaha assinaram o divórcio para a temporada 2013.
A Star Racing contará com a presença de Kyle Cunningham e os novatos Jeremy Martin e Copper Webb - este último que foi o vencedor da categoria Amadora do Monster Cup e que aparentemente só correrá o motocross. Já a Valli, contratou seu primeiro piloto esta semana, o californiano Travis Baker. E, tudo indica que Brett Metcalf, que ainda esta sob recuperação, junta-se ao time para a temporada outdoors.

11 - Com a contusão de Blake Bagget e Darrin durham, se iniciam os rumores que o sul-africano Tyla Rattray poderia continuar a competir pela Monster Energy Pro Circuit Kawasaki na temporada 2013, na Lites Class para o Supercross e Motocross Class (450cc) no outdoors.

12- A Jeff Ward Racing, que está focada na preparação do escocês Dean Wilson para a temporada, admite que ainda há a possibilidade da contratação de um segundo piloto, sendo que o nome mais cotado para a vaga seria Kyle Chisholm, que completou o time em 2012.


O novo escape da JGRMX chamou a atenção nos boxes


 
13 - A JGR Yamaha reestreou seu time de 2010 no Monster Energy Cup, com Justin Brayton e Josh Grant, que apresentaram resultados sólidos (11-5), respectivamente. A principal novidade da equipe não foram os pilotos, mas, mais uma vez, por sua mais nova tentativa do time de "inovar" suas Yamahas. Desta vez, com o apoio da FMF Racing, a equipe estreou um novo estilo de escapamento, a curva da uma volta em torno do motor, mudando o design original, que tende a super aquecer o amortecedor traseiro, fazendo com que o mesmo perca as suas propriedades durante a prova.

Você já escutou o Braapcast número 4 em que eu, o Edu Appel, o campeão brasileiro Jean Ramos e o colaborador da revista Dirt Action, Gui Lima falamos, lamentamos e discutimos sobre as motos de 250 cilindradas 2013? Se não ouviu ainda, acesse www.braap.com.br  e não esqueça de assinar o abaixo assinado, que visa dar o poder de voto aos pilotos para a escolha dos seus representantes em cada Estado.

O Braapcast 5 já está sendo idealizado e será imperdível, pois teremos algumas novidades na edição do programa como você jamais ouviu antes!


Frase da semana:
Ahh que burro...da zero pra ele!
Chaves







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