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>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Mais um giro pelo mundo do motocross
Publicado em: 08/09/2012
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Um pouco de tudo e mais alguma coisa
Redação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - Fotos: Hoppenworld / Divulgação



Acesse o Braapcast
Começando pelas novidades da coluna passada, eu gostaria de usar este espaço para agradecer aos ouvintes que prestigiaram o nosso primeiro Braapcast, tornando a iniciativa um sucesso! Praticamente sem marketing algum, em apenas quatro dias, tivemos quase mil acessos! Pra quem ainda nao conhece o Braapcast, acesse www.braap.com.br , e ouça a imperdível entrevista com Antonio Balbi e Marlon Olsen sobre os mais variados tópicos sobre o motocross brasileiro. 

Nesta semana irá ao ar o Braapcast número 2, com os convidados Valério Neto, atual narrador da Superliga Brasil de Motocross, e também Idário Araújo, o Café, fotografo profissional e internacional. A principal pauta será a discussão o apoio da mídia ao motocross nacional. Outra novidade do Braapcast é o abaixo-assinado digital, que idealizado por Dri Diniz, procura dar poder de voto aos pilotos para eleger os representantes do motociclismo em cada Estado. Se aprovado, todos podem participar, somente com o nome e o CPF. Contamos com sua ajuda e obrigado pela audiência! Braaaappp!!!

Ainda antes de começar a falar sobre as novidades do cenário norte-americano, é claro que eu tenho que comentar sobre a "novela" do Motocross Brasileiro em relação ao MX das Nações. Na verdade, não sei exatamente como me sinto em relação à ida do time Brasileiro. Em princípio,  é claro que fico feliz, tendo alguém representando nosso querido país na Bélgica, porém, logo me pergunto se a "decisão" - se é que assim podemos chamar - de levar este time, foi feita corretamente. 


Marçal Muller
foto: Carolina Arruda / Arquivo MotoX
Primeiramente, quero dizer que eu não tenho nada contra nenhum dos pilotos, o time ou os patrocinadores, até porque pelo pouco que conheci, Gabriel Gentil e o Cacau (chefe de equipe da Yamaha), posso dizer que são boas pessoas. Rafael Faria e Marçal Müller nunca tive o prazer de conhecer. Mas, voltando à "escolha" do time, vejo como um ato incoerente e politicamente incorreto. Por que? Simplesmente pelo fato de que a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) - assim como abordado no Braapcast - não apresenta nenhum tipo de documento ou um comunicado oficial aos pilotos, dizendo que em princípio, teria como critério de escolha, a classificação no Campeonato Brasileiro, o que a este ponto, foi obviamente ignorado, devido às condições financeiras da CBM. 

Ao meu entender, mesmo depois do prazo de inscrição já estar vencido - e a nota da FIM com a lista dos inscritos já estar à disposição da mídia -  como boa brasileira, a diretoria da CBM "deu um jeitinho" de mandar a inscrição dos pilotos, que aparentemente seria ainda aprovada pela FIM, fazendo assim possível a presença do time brasileiro na competição.

Bem, eu poderia escrever um livro sobre meus pensamentos e opiniões sobre o assunto, mas a este ponto, tudo o que me limito a dizer é: "boa sorte!"

STEEL CITY - Pennsylvania 


Dungey já tinha o título, mas não aliviou a mão em Steel City

Steel City é uma pista que não agrada a gregos e também não agrada à maioria dos troianos. Sinceramente, essa é uma das poucas pistas que assitindo a corrida pela TV, eu não teria a mínima vontade de fazer um treininho por lá. O solo duro cria valas mais parecidas com uma pista de autorama, e os braking-bumps se parecem mais com vários paralelepípedos alinhados para testar a destreza de pilotos e motocicletas. Nos últimos anos, a Allisports vem procurando uma nova casa para o esporte, localizada mais ao sudeste do país, e provavelmente Steel City seria a pista mais cotada para ficar de fora do calendário.

Nas 450cc, mais uma vez pudemos assistir ao Dungey-show. Mike Alessi acabou assegurando a segunda posição no campeonato por antecipação. A briga pela terceira colocação tem ficando por conta de Jake Weimer e Andrew Short, que estão separados somente por seis pontos. Quem caiu fora dessa briga foi Broc Tickle, pois pela terceira vez no ano, sua Pro Circuit Kawasaki teve problemas mecânicos e o piloto teve que abandonar a prova.  

É interessante citar, que por mais que o campeonato esteja ganho, é importante para os pilotos a conquista destes segundo e terceiro lugares, pois, as principais equipes oferecem um bom bônus financeiro ao competidor, além de que para alguns, uma boa performance poderia vir a garantir uma vaga em uma equipe nova no ano que vem.


Ken Roczen e Eli Tomac

Na Lites, assim como vem acontecendo nas últimas provas, Eli Tomac deu um show de pilotagem e raça, porém, desta vez, com menos erros e um pouco mais de sorte, subiu ao lugar mais alto do pódio com duas vitórias dominantes, reduzindo vantagem nos pontos de Blake Bagget (4-4) pela metade. Ele chega em Elsinore com 14 pontos à frente de Eli, depois de um final de semana um tanto medíocre.


Justin Barcia
Gostaria de dar um destaque também para Ken Roczen que acabou com o segundo lugar na geral. Posso notar uma positiva diferença em sua pilotagem nas últimas provas, sendo mais agressivo no início da bateria e conseguindo manter sua posição até o final. Para mim, estes resultados são um grande sinal de amadurecimento do piloto, em relação ao estilo das pistas e do ritmo do motocross americano, mostrando que ano que vem veremos um Roczen ainda mais confiante e consistente que brigará pela conquista do campeonato.

Justin Barcia com a segunda e terceiras posições em suas baterias, completou o pódio e ainda tem chances reais de conquistar o campeonato em Lake Elsinore.

A final do campeonato este ano tem endereço novo, Lake Elsinore no sul da Califórnia. Esta pista é uma das mais antigas e tradicionais do Estado, e no passado, a pista principal tinha como características, grandes saltos e um terreno duro e extremamente escorregadio quando irrigado. A pista de Elsinore ficou fechada por algum tempo, porém, sob nova direção, foi reaberta com outras benfeitorias, como um cercado branco ao redor de toda a propriedade, entrada e estacionamento pavimentado, plantação de árvores e, é claro, uma pista nova, projetada pelo grande Marc Peters. 

Um fato interessante de Elsinore, é que a pista é construída em uma área que há muitos e muitos anos foi o fundo de um lago, com isso, é protegida pelo governo, impedindo a entrada de um novo "piso" na propriedade. Mesmo tendo sido achado um banco de areia, dentro das imediações da pista, essa areia foi usada para a construção de parte da pista. Nós californianos sabemos que mesmo que Marc Peters seja um "mágico", dificilmente ele poderá evitar que a pista se tranforme num "asfalto" após as primeiras baterias. Além disso, ela é construída em um local praticamente plano - assim como era Pala - o que já gera rumores sobre a insatisfação dos pilotos, que provavelmente encontrarão uma pista de extrema alta velocidade e saltos enormes, o que poderia vir a comprometer a segurança.


Blake Baggett

Talvez (e tomara) eu possa vir a morder minha língua por criticar o evento, mesmo antes dele ser realizado, mas para mim, fica ainda difícil entender a realização da corrida neste local, quando temos pistas como Glen Helen aqui na região.

Curiosidade: Ryan Dungey e Mike Alessi fizeram o holeshot na primeira e segunda baterias, respectivamente, e até então, os dois pilotos estão empatados com sete cada, nesta temporada. Blake Baggett conquistou somente seu primeiro holeshot do ano em Steel City, porém, "El Chupacabra", perdeu a liderança logo na primeira volta, acabando a prova somente na quarta colocação.


Silly Season


Bret Metcalfe
O quebra-cabeça que chamamos de Silly Season, em que as peças a serem encaixadas são os pilotos e suas equipes para a próxima temporada está quase chegando ao fim, principalmente pelo fato de que Ryan Vilopotto estaria 99.9% confimado na Factory Kawasaki em 2013. Ainda não confirmados para 2013 seriam Brett Metcalf, Tyla Rattray, Ivan Tedesco, Josh Hansen, Tommy Hahn, Brock Tickle, Josh Hill, Bob Kiniry, Kyle Chisholm, PJ Larsen e Phil Nicoletti,  entre outros. 

Brett Metcalfe é um dos pilotos mais especulados e com o maior número de rumores neste momento. Dizem que há uma pequena possibilidade do piloto ficar na Suzuki, mas aparentemente ele tem conversado com a Witt/Langston KTM. E, ainda há uma possibilidade de vermos o piloto a bordo de uma Suzuki pela Hart and Huntington ou pela Motoconcepts.

Ainda com foco na Hart and Huntington, tudo aponta que Brock Tickle já estaria com um pé dentro da equipe, porém, há ainda muita especulação sobre o time que começou com quatro pilotos na temporada de 2012. Bob Kiniry, que vem correndo o campeonato canadense e americano paralelamente, também está sendo cotado seriamente para uma das posições no time.


Broc Tickle

A equipe BTO Sports Suzuki já confirmou Michael Byrne, duas semanas atrás, e tudo indica que  o time irá estrear suas novas KTMs já no Monster Energy Cup, Dungey-style!! Matt Goerge, que lidera o campeonato canadense de Motocross e fez a temporada de supercross pelo time, é um dos principais nomes cotados para 2013, já que a equipe perde o vetereno Jason Thomas, que pendurará as botas após a corrida em Elsinore.


Ben Townley - foto: Rice Photography
Ben Tonwley foi recontratado pela Carlton Honda para disputar o campeonato Australiano de 2013, depois de mais um ano complicado com sérias contusões e uma tentativa frustrada de voltar aos Estados Unidos.

Na Lites Class, as especulações são bem menores, pois as principais equipes já estão praticamente formadas. A Red Bull KTM anunciou nesta semana a recontratação dos dois pilotos nas 250cc. Marvin Musquin estava de contrato assinado há algumas semanas e já tinha sido reportado por aqui algum tempo atrás, porém, a confirmação de Ken Roczen foi feita nesta semana, afirmando as intenções da equipe nas conquistas de títulos em 2013 e 2014.

A poderosa esquadra da Pro Circuit Kawasaki confirmou três pilotos para 2013. Blake Baggett e Darrin Durham ganham a companhia do equatoriano Martin Davalos para a próxima temporada, confirmando rumores que correm no circuito há meses. A maior dúvida seria sobre a contratação de um quarto piloto, sendo que vários amadores estariam cotados para a vaga, e até - apesar de muito improvável - Adam Cianciarulo poderia assumir o posto, pois o piloto completa 16 anos em outubro, o que o qualificaria para correr como profissional. 

A Star-Valli Yamaha, que nos últimos anos era uma das maiores equipes devido ao grande número de pilotos, promoveu Ryan Morais como Team Manager, depois de sua dolorosa recuperação. A equipe  tem somente confirmados para 2013 Kyle Cuningham e o novato Jeremy Martin, ambos correndo nas Lites.

Europa

Dando um pulinho no outro lado do mundo, Christophe Pourcel irá desfalcar a seleção francesa no Motocross das Nações devido a uma lesão no ombro durante o GP de Benelux. Javier Boog disputará a prova no lugar de Pourcel.


Jeffrey Herlings
Ainda com a cabeça no Mundial, muitos apontavam esse GP na Holanda como uma prévia do Motocross das Nações, pois as características da pista de Lierop seriam bastante parecidas com as de Lommel, na Bélgica. Para resumir, a KTM fez a festa nas duas principais categorias. Jeffrey Herlings que "humildemente" declarou que tinha intenção de pôr um minuto sobre o segundo colocado em cada bateria, acabou com mais de dois minutos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Jeremy Van Horebeek, que ficou na segunda posição. Além disso, Herlings acabou dando uma volta até no terceiro colocado na primeira bateria e uma volta até no quinto colocado na segunda bateria. Simplesmente sensacional!

Antonio Cairoli e Ken DeDicker dominaram a categoria MX1, mas eu gostaria de destacar que Cairoli, depois dos dois DNF's na Suécia, teve resultados nas baterias baterias seguintes de 1-2-1-1-1-1-1-1-1-1. Também impressionante!

Cairolli e Herlings seguem para o próximo GP na Italia e se conseguirem simplesmente manter a vantagem sobre Clement Desalle e Tommy Searle, poderão conquistar mais dois títulos para a KTM por antecipação.

Carmichael

Rick Carmichael, depois de perder sua vaga na Nascar no início do ano, vem sendo bem "criativo" em suas atividades. Depois de expandir sua clínicas de pilotagem, Ricky voltou a correr o campeonato amador Loretta Lynn's, além de ser o futuro Team Manager para a Hart and Huntington, RC4 explora o mundo dos aplicativos para os smartphones, lançando o Rick Carmichael App chamado Matchup Pro. O App é gratuito e nada mal pra quem curte jogar um video game nos tempos livres.

Falando em clinica de pilotagem, Stefan Everts estará no Brasil entre os dias 17 a 24 de outubro, ministrando um curso de pilotagem de dois dias em três cidades diferentes do país. Para garantir sua vaga e mais detalhes sobre essa oportunidade imperdível acesse www.evertsnobrasil.com

Mais uma vez, obrigado pela sua audiência e sua paciência...até a próxima!!

Frase da semana:
"Facebook is like jail, you sit around and waste time, write on walls, and get poked by people you don’t know."






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