X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

KTM faz história em Unadilla
Publicado em: 26/08/2012
Clique e saiba mais

A conquista da KTM, Nações e novidades das equipes
Redação MotoX.com.br - Eduardo Erbs - Fotos: Hoppenworld / Supercross.com

 


Ken Roczen
Depois de uma pausa de 20 dias no calendário do AMA Motocross, times e pilotos voltaram a se reencontrar em uma das pistas mais tradicionais do circuito, Southwick, no Estado de Massachusetts, onde Blake Baggett surpreendeu os adversários com um triunfo dominante, e Ryan Dungey conquistou sua sétima vitória Overall com direito a pit-stop e tudo mais.

O fato mais importante do dia foi, com certeza, a definição do time americano para o Motocross das Nações, que vai ser composto por Ryan Dungey na MX1, Blake Bagget na MX2, e Justin Barcia pilotando na MX3. 

Em Unadilla, a história foi outra. As fortes chuvas de sexta-feira, deixaram a pista super técnica, com canaletas enormes, que durante as provas provocou um efeito dominó nos líderes, deixando até o campeão Ryan Dungey no chão, logo na primeira volta.

Depois disso foi a vez dos então líderes Jake Weimer e Michael Byrne, que acabou quebrando a perna enquanto liderava a prova, deixando o caminho livre para Broc Tickle e Rayn Dungey travarem uma batalha emocionante até a última volta.


Ryan Dungey

Na segunda bateria, Dungey dominou absoluto para fazer história, vencendo a prova e se consagrando campeão do AMA Lucas Oil Motocross Championship, com duas estapas de antecedência. Na Lites, mais domínio da KTM com Ken Roczen quebrando o seu jejum de vitórias, vencendo a primeira bateria, e seu companheiro Marvin Musquin, chegando em segundo lugar, que finalmente, depois de passar perto do pódio por tantas vezes este ano, o conjunto dos seus resultados (2 - 3), lhe rendeu o lugar mais alto, seguido por Blake Bagget e Ken Roczen.


Marvin Musquin
Unadilla, que nos anos 70 era um dos principais palcos do Trans-Am Motocross - uma espécie de circuito mundial - é sempre reconhecida por um estilo um tanto "europeu" de traçado e por uma história marcada por sucesso de estrangeiros, principalmente europeus. Vindo mais recentemente na memória, Clement Desalle, que  em 2010 ficou somente atrás do campeao Ryan Dungey. Mais uma vez, história foi feita em Unadilla por um time de raízes europeias, com o mais condecorado chefe de equipe da historia do motocross, o belga Roger DeCoster, mas agora tendo como peça principal o americano Ryan Dungey, que com apenas 22 anos, já escreve seu nome no livro dos recordes do motocross americano. 

Mesmo com o fato da marca já estar dominando o circuito mundial há alguns anos e ter uma presença fortíssima no cenário off-raod americano, muitos achavam que a conquista de um campeonato, especialmente no primeiro ano, seria algo quase impossível para a marca, e alguns especialistas do esporte apontavam Dungey como louco, e que aquela assinatura poderia marcar o fim de sua carreira, porém,  o piloto confiou no seu mentor Roger Decoster, e com um time experiente formado por seu mecânico Carlos Rivera e Ian Harrison, eles desevolveram uma moto que há menos de um ano era apenas um desenho em uma tela de computador, e hoje conquistou o inédito campeonato com duas etapas  em antecedência.


Um dia histórico para a KTM em Unadilla. Será que os laranjas dominarão o Mundo?


John Dowd mantém o nº 16 em 2013
O triunfo foi algo inédito para a marca, que nunca antes tinhas conquistado um título na big-bike-class e seu último triunfo no circuito americano de MX/SX veio em 2001, com Grant Langtson.

Para fechar o dia ainda mais especial, o menino prodígio Ken Roczen finalmente quebrou o tabu e conquistou sua primeira vitória no motocross americano, dominando a primeira bateria. O francês Marvin Musquin, depois de quase dois anos lidando com fraturas e um pouco de azar, finalmente subiu ao degrau mais alto do pódio, completando a festa laranja em Unadilla.

Os velhacos: Mais uma vez, John Dowd  - que completou 47 anos na sexta-feira que antecedia a prova de Southwick -  e Mike Brown conquistaram os 25 pontos que precisavam para manter seus respectivos números 16 e 3. Destaque para Mike Brown com o sexto lugar na geral em Southwick - nada mau para um quarentão!


Zach Bell fez dois holeshots em duas etapas, mas encerrou a temporada prematuramente

Os Novatos: Southwick e e Unadilla marcaram a estreia dos novatos mais rápidos dos Estados Unidos. Zach Bell estreiou em Southwick pela Geico Honda, com um holeshot, dominado as primeiras voltas da prova, até sofrer uma queda forte e abandonar a prova, ficando também de fora da segunda bateria, devido uma leve concussão. Em Unadila, foi a vez de Jeremy Martin , irmão mais novo de Alex Martin, que tem sido apontado como o piloto amador mais rápido de 2012. Jeremy acabou na 23 posição geral. Durante a semana notícias informaram que Bell está fora do restante da temporada.


James Stewart
JS7: James Stewart estava escalado para correr em Southwick, mas resolveu ficar mais uma semana de fora se recuperando e fazendo testes com o time na Califórnia. Unadilla traz boas e más lembranças a James - quem não se lembra da tentativa frustrada dele em 2010, com a San Manuel Yamaha de voltar aos outdoors? - mais uma vez trouxe uma surpresa ao piloto. Logo na primeira bateria, James iniciou seu ataque nas primeiras curvas da primeira volta, mas caiu sozinho enquanto liderava absoluto, perdendo várias posições. Na segunda bateria, a história quase se repete, quando James vinha de trás mas acabou caindo sozinho, desta vez quebrando o dedo indicador direito. James foi encaminhado direto para a mesa de cirugia e já está se recuperando.

KC766: Ainda na categoria "estreante" está o veterano piloto de off-road Kurt Caselli. Pra quem não o conhece, Kurt, que por vários anos é o líder do time americano no International Six Days of Enduro, tem um currículo invejável, em que podemos destacar pódios no WEC, a vitória na geral do Six Days no ano passado na categoria E3, bi-campeonato na Worcs Series, campeão americano de Hare and Hound Desert Scrambles e muito mais. Kurt que pilota para a KTM há mais de dez anos, na minha opinião, é um dos pilotos mais talentosos do Mundo. Mesmo que para alguns as suas 25ª e 24ª posições não pareçam brilhantes, vale a pena salientar que Kurt passou quase o verão inteiro de molho, depois de uma cirugia no ombro e outra no joelho. 


Davi Millsaps

Rockstar Suzuki: Vale a pena dar bastante atenção a este time, que promete incomodar em 2013. Depois de renovar com Warthon e Anderson, o time fisgou Davi Millsaps da JGR, e agora Ryan Sipes e Nico Izzi também se juntarão à esquadra no próximo ano. Em princípio, eles correriam o supercross nas Lites, porém, seriam movidos às 450cc para o Motocross.


Christian Craig permanece na equipe de Troy Lee
TLD: A equipe Troy Lee Designs Honda acabou com os rumores da ida de Christian Craig para a equipe de Grant Langston, lançando um press release oficial esta semana, assegurando o piloto para 2013. Jesse Nelson e Cole Seely também estão confirmados, mas pelo que parece,  Travis Baker terá que procurar algo novo para 2013.

Jeff Ward Racing: Depois da surpresa da contratação de Dean Wilson, rumores apontam uma possível contratação de Christophe Pourcel para 2013. O francês nunca escondeu que pretende  voltar ao circuito americano, apesar de que, pessoalmente, eu acho sua vinda para 2013 um tanto improvável. 

Hart and Huntington: Depois de todas as minhas teorias sobre o time para 2013, ouvi dizer que ele acabou deixando Josh Hansen de fora da escalação. Brock Tickle, que vem fazendo uma campanha de respeito, seria um dos principais candidatos a uma das vagas. Mas uma contratação certa, embora ainda não anunciada, é a de ninguém menos que Ricky Carmichael, iniciando sua carrera de Team Manager.


Malcolm Stewart

JDR KTM: O time com raízes australianas acabou renovando com Malcolm Stewart para 2013 e 2014. No início, achei a decisão de ambos (piloto e equipe) um tanto estranha, já que aparentemente, o piloto não teve os resultados esperados, porém, Malcolm me provou estar errado nas últimas provas, tendo bons resultados entre os Top 10. O time também iniciou seus trabalhos no circuito amador, assinando Chase Bell, (irmao de Zach), que acaba de subir às 250F.

JGR Yamaha: Southwick marcou a data do divórcio entre a Joes Gibbs Racing e Kyle Regal, casamento este que durou somente pouco mais de dois meses. A  equipe está a procura de pilotos para o ano que vem e Justin Brayton seria o mais indicado, porém, há rumores que a Honda está tentando buscar um meio de manter o piloto na equipe para 2013.

Rick Carmichael: Depois de sair da aposentaria e ganhar a classe dos 25+ em Loretta Lynns, Rick Carmichael disponibilizará boa parte de sua sabedoria nas pistas para pobres mortais como nós,  em mais uma Ricky Carmichael University, que acontecerá em Lake Elsinore, dia 10 de setembro, dois dias após a final do campeonato, que está marcada para o dia 8 de setembro.

Josh Demuth: O bicampeão do Arena Cross americano teve uma infecção generalizada na perna e teve uma delas amputadas do joelho para baixo.

Novidade

Nesta quarta feira (29) será lançada uma novidade para os fãs do motocross brasileiro com o primeiro podcast especializado em motocross, o Braapcast. Este projeto é idealizado primeiramente pelo meu grande amigo Eduardo Appel - que vem trabalhando com o motocross brasileiro há mais de dez anos. Eduardo tambem será o "ancora" da transmissão,e eu estarei lá, fazendo comentários e perguntas aos nossos convidados.  A idéia do projeto é dar abertura a todas as pessoas envolvidas no esporte, entre elas pilotos, equipes, patrocinadores ou fãs, para se expressarem de uma forma pessoal e informal, dividindo com os ouvintes suas opiniões, idéias e projetos futuros. Neste primeiro Braapcast teremos o nosso campeão Jorge Balbi e Marlon Olsen, quando discutiremos tópicos como o Motocross das Nações, a situação dos campeonatos estaduais e a gestão do esporte como um todo. Acessem  www.braap.com.br  para conferir esta novidade imperdível!


Faster, faster, faster, until the thrill of speed overcomes the fear of death.
Hunter Thompson






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet