X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

Observações de Freestone
Publicado em: 31/05/2012
Clique e saiba mais

Coluna do Edu Erbs #4 - Observações de Freestone
Redação MotoX.com.br - Texto: Eduardo Erbs - fotos: Supercross.com / Hoppenworld / Divulgação


Pódio 450 - O troféu de Alessi está mais pesado que dos outros 


Assista na MotoX TV
Todos esperavam mais um final de semana brutal em Warthon, no Texas, porém, apesar da umidade local fazer a diferença, as temperaturas estavam em torno dos 30 graus, ao contrário dos últimos anos que chegaram a ultrapassar os 40.

Vamos começar pelos treinos: Bubba Stewart, como não é novidade, foi o único a virar com menos de dois minutos. Ryan Dungey, que liderou a primeira sessão de treinos, foi o segundo no geral, seguido por Josh Grant, que optou por um traçado diferente logo antes da sessão de costelas.

Brock Tickle e Nico Izzy fecham os Top 5. Na Lites, Eli Tomac foi o mais rápido, seguido por Blake Bagget, o novato Jason Anderson e completando os cinco primeiros, vem o time RedBull KTM, formado por Ken Roczen e Marvin Musquin.


James Stewart


 Stewart e Dungey polarizam as atenções, mas tem muito mais coisa interessante rolando no campeonato
Na primeira bateria das 450cc, mais uma vez, vimos James Stewart tomar a liderança logo no início, com uma pista encharcada e bastante escorregadia. Ryan Dungey veio forte na segunda posição, sempre acompanhando o líder de perto, porém, assim como em Hangtown, Bubba negociou melhor as ultrapassagens com os retardatários nas últimas voltas e acabou ganhando a prova. Jake Weimer foi o terceiro. Na segunda bateria, a história se repetiria, com uma briga histórica entre Dungey e Stewart, com Alessi na terceira posição e, na geral, repetindo o pódio da semana passada.

Na Lites, Eli Tomac venceu com um certo conforto a primeira bateria, seguido por Blake Baggett e Ken Roczen, porém, o destaque foi o novato Jessy Nelson, que liderou as primeiras voltas da prova para terminar na sexta posição. Na segunda bateria, Eli Tomac veio de trás para brigar com o piloto local Blake Warthon pela liderança, fazendo uma prova dominante, e completando o pódio. Blake Bagget veio em segundo e Ken Roczen em terceiro.


Ryan Dungey encontrou uma maneira alternativa para refrescar-se entre as baterias


Blake Wharton
Localismo:
Sempre quando chegamos ao Texas, devido ao clima, umidade e a pista tão particulares, os pilotos locais têm destaque dentro e fora da pista pela certa vantagem de estarem acostumados com a particularidades desta prova, então, vale a pena checar os resultados dos mesmos:

1- Blake Warthon: depois de passar a temporada passada de fora da modalidade, o ‘Slash’ do motocross teve uma segunda bateria de destaque, liderando boa parte da prova e acabando em quarto na geral.

2- Tommy Hahn: O irmão mais velho da família Hahn levou a equipe de fábrica Honda à sétima posição, bem à frente de seu companheiro de equipe Justin Brayton, que ficou com a 14ª posição na geral.

3 - Will Hanh: Acabou a segunda bateria na sexta posição e com o 12º lugar na primeira, acabou em oitavo na geral.

4 - Andrew Short: O décimo lugar na primeira bateria e um ótimo quinto lugar na segunda deram a ele a sexta posição na geral.

5 - Kyle Cuningham: Décimo na geral, com os resultados de 13º e 12º, respectivamente.


Broc Tickle

Payton x Tickle: Com as baixas de Darryn Durhan e Dean Wilson, e mesmo com Brock Tickle sendo a melhor Kawasaki em Hangtown, Mitch Payton, chefe da Pro Circuit Kawasaki, comunicou ao piloto que caso as coisas não saiam como o esperado nas 450cc, o piloto poderá ser ‘promovido’ (ou rebaixado) às 250cc para o ‘bem do time’. Vale à pena lembrar que Tickle, depois de fazer uma decente primeira bateria e terminar em sétimo, sua Pro Circuit Kawasaki lhe deixou na mão com problemas mecânicos na segunda bateria.


Ken Roczen


Justin Barcia
Ken Roczen: O atual campeão mundial de MX2 esteve no pódio as duas primeiras corridas do ano, mas muita gente se pergunta se veremos mais do piloto da Alemanha. Eu, particularmente, acredito que sim, porém, temos as grandes mudanças que o piloto enfrenta vindo aos Estados Unidos. No GP, os treinos são longos e há uma corrida classificatória no sábado, e as corridas finais no domingo, com 40 minutos mais duas voltas de duração.

No AMA Motocross, todo o evento é realizado em apenas um dia, com dois treinos curtos, e duas baterias de 30 minutos mais duas voltas, que são feitas como um Sprint, além do que Kenny nunca esteve na maioria das pistas anteriormente. Eu acredito que é difícil ainda fazer premunições com somente quatro baterias completadas até agora. O campeonato consiste em 24 baterias, e eu imagino que ainda este ano, nós o veremos andando na ponta.


Jessy Nelson é o novato mais destacado até o momento

Justin Barcia: Na minha opinião, Justin Barcia foi o piloto de maior destaque na segunda bateria da Lites, pois depois de se enroscar com Ivan Tedesco na primeira curva e ir para o chão, Barcia fez uma tremenda corrida de recuperação para terminar a segunda bateria em quinto, logo atrás de Ken Roczen.

Justin Boggle: O piloto da Geico Honda fará uma cirurgia no joelho nesta próxima semana e estará fora de algumas provas do AMA Motocross. Pelo que parece, a operação não parece ser complicada e o piloto estará novamente sobre a moto em poucas semanas.


Mike Alessi

Mike Alessi: O piloto, que é conhecido por seus holeshots, perdeu o horário de alinhar no gate na primeira bateria e acabou escolhendo somente o 40º lugar no gate. Mesmo assim, Mike teve uma largada descente, e alcançou a quinta posição na primeira bateria. Na segunda, ele conseguiu acompanhar a tocada de Dungey e Stewart nas primeiras voltas, mas garantiu a terceira posição na bateria e no pódio.

Davi Millsaps: O piloto da Georgia caiu forte treinando quinta feira, sofrendo lesões internas na região do abdômen, e com isso, ficou de fora da segunda prova da temporada.

Oakley Bomb: De acordo com Chad Reed: “Você não ganha pontos vencendo os treinos classificatórios.” Porém, neste ano no AMA Motocross, você ganha um troféu, o Oakley BOMB. James Stewart e Jason Anderson, ambos pilotando Suzukis, foram os mais rápidos do treino e levaram o prêmio para casa.


Zach Osborne volta definitivamente para casa em 2013

Autógrafos: Depois da Factory Honda confirmar, em Las Vegas, Justin Barcia no time pra 2013 e 2014, a Geico Honda confirmou nesta última semana a contratação de Zach Osborne, que corre sua terceira temporada no Mundial, e também a jovem promessa Zach Bell, que poderá ter sua estreia nos rankings profissionais ainda este ano.


Marc Coma - foto: E. Bauer

Marc Coma na Baja 500: No próximo final de semana, será realizado em Baja-Califórnia, no México, a segunda etapa da competição organizada pela SCORE International, o Baja 500. A equipe de fábrica da KTM vem forte esse ano para quebrar a hegemonia da Honda, que domina o campeonato por muitos anos. Kurt Caselli, que venceu a primeira prova (San Felipe 250) está se recuperando de uma separação no ombro direito, então, a KTM convocou nada mais, nada menos que o tri-campeão do Rali Dakar, Marc Coma, para tentar assegurar a liderança do campeonato.

A competição segue rumo ao Colorado, nos arredores de Denver, em Thunder Valley. Vale à pena lembrar que Denver é conhecida como ‘The Mile High City’ (cidade de uma milha de altitude), sendo que essa altitude pode vir a ser um importante fator nos resultados finais, pois o ar rarefeito afeta as motocicletas e aos pilotos. Eli Tomac e Andrew Short, que cresceram por essa região, são sempre apontados como favoritos, mas em uma temporada cheia de estrelas como esta, tudo pode acontecer.

"Risk is the price of progress! Therefore I'm willing to pay this price in order to make progress."
James Stewart







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet