X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Direto dos EUA - Edu Erbs

A abertura do AMA Motocross 2012
Publicado em: 23/05/2012
Clique e saiba mais

Coluna do Edu Erbs #2: A abertura do AMA Motocross 2012
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Eduardo Erbs


 Circuito de Hangtown


Assista aos vídeos da etapa na MotoX TV
Neste último sábado (19), enquanto todas as atenções do motocross nacional se voltavam para as terras catarinenses, que sediava a etapa brasileira do Mundial de Motocross, era realizada, nos arredores da capital californiana, Sacramento, a abertura do AMA Motocross, onde ao contrário do Brasil, os favoritos fizeram a festa.

Vídeos:
- Última volta 250 - Baggett passa Barcia e Roczen
450 Bateria 1 - Chegada com James Stewart
Melhores Momentos 450/250/WMX
Onboard com James Stewart - Full Moto

Entre as 450cc, James Stewart levou as duas baterias. Na primeira delas, Andrew Short consquistou o holeshot e liderou os primeiros minutos de prova, mas depois de ser ultrapassado por Bubba, caiu um pouco de rendimento e acabou na quinta posição. À frente dele, vieram Brett Metcalf, Ryan Dungey, que se recuperou de uma má largada, e um surpreendente e agressivo Davi Millsaps, na vice-liderança.

Na segunda bateria, Mike Alessi fez o holeshot, seguido de Dungey e Stewart. Alessi liderou por quase duas voltas, mas assim que os dois passaram a assumir a liderança, abriram uma boa vantagem sobre os demais pilotos. Ryan Dungey esteve por praticamente toda prova a não mais de dois segundos de James Stewart. Com duas voltas para o final, o piloto de Minesotta foi à caça de Bubba, no entanto, alguns retardatários atrapalharam a briga, deixando o novo piloto da Suzuki com alguns segundos de vantagem quando recebeu a bandeirada.


 Mike Alessi larga na frente

Na primeira bateria da Lites, a briga no início da prova ficou por conta de Ken Roczen e Justin Barcia, que conquistou o holeshot, mas não conseguiu segurar o alemão que o ultrapassou e se manteve na lideranca pela maioria da prova. O grande destaque foi Blake Baggett, que se recuperou de uma largada intermediária, passando feras como Eli Tomac, Ivan Tedesco, e Marvin Musquin, para na última volta (veja o vídeo), marcar a volta mais rápida da corrida e tirar a liderança de Roczen, com poucas curvas para o final.  

Os Fatos:


Stewart, Alessi e Dungey


 James Stewart
James Stewart: Não importa onde ou à bordo de qual marca, mas quando Bubba alinha no gate, todos esperam que ele ganhe a prova - ou tenha uma queda espetacular. Bubba foi o mais rápido dos treinos, ainda que quando voltou aos pits, parecia um pouco insatisfeito com o seu set-up. Durante a prova, principalmente na primeira bateria, ele foi mais uma vez dominante e absoluto - como o Bubba de quatro anos atrás - porém, desta vez, parecendo mais maduro, mais consciente e mais sábio. Se ele pode repetir a façanha de ter uma temporada perfeita como 2008, eu não sei, mas depois desta prova eu acredito que ele conveceu muita gente de que ainda é capaz.

James Stewart causou também um pequeno 'drama' com seus patrocinadores neste final de semana quando preferiu usar um guidão da Renthal ao invés de um Pro Taper, que patrocina o time. Vale lembrar que James tem como um dos seus principais patrocinadores a Answer, que faz parte do mesmo grupo que é dono da Pro Taper, a Tucker Rocky.  O time declarou que James ainda tem um contrato assinado para esta temporada, mas que legalmente o contrato do time com os seus patrocinadores somente incluiu Brett Metcalfe, então, 'pela lei', eles não estariam fazendo nada de errado.


Dungey e Stewart devem polarizar a disputa do título


Ryan Dungey
Ryan Dungey: Muita gente ainda tinha dúvidas de como seria a primeira prova para Dungey no Motocross de KTM, e eu acredito que Hangtown respondeu muitas destas perguntas, pois o piloto teve uma corrida sólida e subiu ao pódio. Na primeira bateria, Dungey teve uma largada abaixo do esperado, iniciando a prova em torno da 12ª posição. Com seu estilo arrojado e consistente, Dungey conseguiu subir ao pódio em terceiro. Na segunda bateria, largando melhor, ele foi o único a desafiar James Stewart, sem perdê-lo nunca de vista, e nos dando uma pequena amostra do que veremos durante esta temporada... Dungey x Stewart!

Factory Kawasaki: Como todos sabem, a equipe que está desfalacada do seu piloto principal e atual campeão, Ryan Vilopotto, teve um final de semana um pouco abaixo do esperado. O sul-africano Tyla Rattray, que substitui Ryan Vilopotto, quebrou a mão logo na primeira bateria e estará fora das próximas provas. Jake Weimer, que se destacou no primeiro treino classificatório, acabou em décimo na primeira bateria e sexto na segunda.

Pro Circuit Kawasaki: Depois de uma temporada no Supercross não tão brilhante, Mitch Payton voltou a sorrir com o domínio de Blake Baggett na Lites. Outro destaque do time (e do final de semana) foi o veterano Ivan Tedesco, que já conquistou três títulos pela equipe e, depois de sete anos, voltou à classe Lites para ocupar a quarta posição do dia. Dean Wilson, que era dúvida por conta de sua lesão no ombro, largou na primeira bateria, mas de acordo com um dos mecânicos do time, seu ombro saiu algumas vezes do lugar durante a prova e Dean acabou abandonando a prova. Ele tem cirurgia marcada para a próxima semana.


Blake Baggett


Marvin Musquin
Red Bull KTM Lites: K-Roc, que teve uma temporada de SX não tão brilhante como todos pensavam, finalmente mostrou o seu talento no 'outdoors'. Na primeira bateria, Roczen passou Justin Barcia para liderar até a última volta, quando foi supreendido por Blake Baggett para terminar em segundo. Na segunda bateria, Kenny não largou bem, pois teve uma pequena queda na primeira volta, e acabou a prova atrás de Baggett e Barcia. 

Marvin Musquin veio de trás na primeira bateria para terminar na quarta colocação, porém, na segunda prova, teve uma largada boa, saindo em quarto lugar.

Infelizmente, com muitas dores na mão, que foi recém-operada, caiu de rendimento logo, e acabou somente na 14ª posição. Com isso, ficou com a nona posição na geral.


Ken Roczen


Mike Alessi
Mike Alessi: Mike que é sempre muito rápido em Hangtown, estreou seu patrocinador novo, a Shoei, no pódio. Ele teve uma primeira bateria difícil, com problemas no amortecedor traseiro, mas na segunda terminou na terceira colocação depois de conquistar o holeshot.

Geico Honda: Justin Barcia teve um ótimo final de semana com o segundo lugar na geral, porém, Eli Tomac e Will Hahn tiveram pouco sucesso na primeira bateria (quarto e sétimo). Se enroscaram na largada da segunda bateria e acabaram na décima e 13ª posição, respectivamente. O novato Justin Boggle sofreu uma forte queda nos treinos e acabou a primeira corrida em 21°. Na segunda o desempenho foi melhor e Boggle completou em sétimo.

Segurança: Depois de todo 'ba-fa-fá' sobre a queda de Trey Carnard e Ryan Morais no Supercross, que foi causada por um 'bump' enroscado na moto de Canard, a marca Italiana Acerbis trouxe ao motocross inovação, estreando uns blocos feitos de um plástico macio, que talvez possa ser a solução para a seguranca dos pilotos.


Os novos marcadores de pista da Acerbis 


Jessy Nelson
Jessy Nelson e Troy Lee Designs Honda: O time baseado em Corona, na Califórnia, já tinha contratado Billy Laninovich para susbstituir Christian Craig, com problemas no pulso, e ainda, faltando poucos dias para o início do campeonato, o time anuciou que resolveu antecipar a estreia da jovem promessa Jessy Nelson, que acabou a prova na 16ª posição da final.

Chris Blose: O veterano foi o único piloto em Hangtown a se aventurar em uma moto de 2 Tempos, com uma YZ 250. Na primeira tomada de tempo, ele fez o 40° lugar, porém, durante as provas, não o vi em lugar nenhum!

GP do México: O GP do México do Mundial de Motocross, que foi organizado pelo ex-campeão mundial, Sebastien Tortelli, deu o que falar. Começando pelo fato de que os pilotos decidiram não correr a prova classificatória no sábado, pelo excesso de poeira e falta de seguranca na pista, roubo de equipamentos de alguns pilotos, baixo público, entre outros problemas. Nesta semana, Tortelli escreveu uma carta 'raivosa' à mídia, assumindo que o GP  foi abaixo do esperado, mas com palavras duras, chamando alguns pilotos até de burros, por deixarem mochilas com carteiras e passaportes à mostra dentro de carros alugados, e declarou que em sua época, correu provas em condições muito piores na Europa. 

GP Brasil: Me corrijam se eu estiver errado, mas pelo o que eu vi na mídia, o GP do Beto Carrero World tinha tudo para ser um sucesso total, se São Pedro colaborasse. Julgando pelas fotos,  a pista, o gramado, as arquibancadas, tudo parecia digno de um Motódromo de primeiro mundo, então em princípio... meus parabéns à CBM e aos organizadores do evento.


Edu Erbs com Jean Azevedo em Glen Helen


Yamaha de David Millsaps
Rally: Esta semana tive o prazer de receber dois destaques do rali brasileiro aqui na Califórnia. Primeiramente, meu companheiro de trilha, e conterrâneo,  Denísio do Nascimento, que foi destaque no Dakar como o melhor competidor Honda da prova, terminando na 24ª posição. Além dele, também esteve por aqui, seu ex-companheiro de equipe, Jean Azevedo, que pretende voltar às motos neste ano (competiu na categoria carros ano passado), e pude conferir que o piloto também é bom de motocross, pois fizemos um treino em Glen Helen, na companhia da Geico Honda, Troy Lee Honda e Pro Circuit Kawasaki.  

FMF: Na quarta passada, a FMF-Apparel fez uma festa para começar bem a temporada 2012 de Motocross, em Irvine, mostrando sua nova linha casual, que chegará às prateleiras este verão. Várias feras como Davi Millsaps, Kurt Caselli, Kendall Norman, Mike Sleeter e PJ Larsen estavam por lá, e pude conferir de perto a Yamaha de Davi Millsaps com o tanque de aluminio e as aletas laterais que a JGR confeccionou para James Stewart.


Opinião pessoal: Nos últimos anos, Hangtown nos trouxe surpresas e os vencedores das provas não foram os campeões no final do ano. Este ano foi um pouco diferente, os favoritos andaram na frente, mas mesmo assim, acho sempre difícil fazer previsões na primeira prova da temporada, pois todos estão se acostumando à motos novas, novos acertos, novos times, e os nervos estão à flor da pele. Mesmo sem alguns dos principais pilotos no gate (Reed, Villopoto, Canard, Wilson), acredito que teremos uma grande temporada, principalmente na Lites, com aproximadamente dez pilotos com chance de vitória.

Neste próximo final de semana, a AlliSports instala seu circo em Warthon, no Texas. Para a maioria dos pilotos é a prova mais dura do ano, com uma pista pesada e arenosa, com um alto índice de umidade e temperaturas passando dos 40 graus. Boa sorte a todos!

"You don't win championships on the good days, you win it in the bad days" -
Ricky Carmichael 






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet