Modelo 85 completamente reformulado recebeu atenção especial na linha 2018
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Husqvarna
Husqvarna TC 85 2018
Entre os modelos de Motocross 2018 da Husqvarna, a TC 85 concentrou os esforços de desenvolvimento da marca com a apresentação de uma versão completamente nova. Ela recebeu muito da tecnologia de suas irmãs maiores e coloca a marca novamente no topo das categorias de base. Com quadro, suspensões e corpo plástico completamente novos, teve também no motor alterações importantes. Vamos começar por ele.
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A alteração chave no novo motor é a nova válvula de controle de escape que permite uma melhor entrega de potência. O ajuste do tempo de abertura é feito facilmente através de uma parafuso. Um ajuste mais fino pode ser feito escolhendo entre as diferentes molas opcionais. Dentro do cilindro, o pistão mantém o mesmo diâmetro e curso, mas o desenho das janelas foi retrabalhado. O virabrequim é completamente novo e apresenta um balanceamento otimizado que reduz as vibrações. Apesar de mais leve que o modelo anterior, a inércia rotacional foi mantida com o novo desenho, garantindo a maneabilidade e boas respostas em baixas rotações.
Husqvarna TC 85 2018
Husqvarna TC 85 2018
Um scrub com estilo
Será que caiu ou fez a curva?
O câmbio também foi renovado e teve peso reduzido em relação ao modelo 2017. Seu acoplamento com o motor é feito agora com a nova embreagem com sistema DDS, com uma mola de diafragma que substitui as tradicionais helicoidais. Segundo a marca, esse sistema, aliado ao acionamento hidráulico, entrega uma performance mais efetiva. Para completar o tópico motor, um escapamento totalmente novo com uma ponteira 50mm mais curta.
Carcaças do motor
Fabricadas num processo que minimiza a espessura das paredes sem afetar a resistência, as carcaças foram redesenhadas para compactar o conjunto motor/câmbio e posicionar os eixos o mais próximos possível do centro de gravidade. O eixo do virabrequim subiu 31mm e foi recuado 8.8mm.
Campana de embreagem
Conjunto virabrequim/biela
Novo cilindro
Quadro
Garfo WP AER 43
O quadro de aço cromo-molibidênio completamente novo, reproduz as características das irmãs maiores. É fabricado pela empresa do grupo especialista em suspensões WP com soldas completamente robotizadas. Com a geometria completamente recalculada, oferece maior rigidez torcional (7%) ao mesmo tempo em que melhorou a flexibilidade longitudinal (25%). Esse arranjo promete uma melhor maneabilidade e agilidade em baixas velocidades e melhor estabilidade em reta com velocidades maiores. Segundo a fábrica, o conforto do piloto também foi melhorado com o novo quadro. Uma particularidade da oitentinha é que ela continua com o subquadro em alumínio (200 gramas mais leve que o anterior) , enquanto os modelos maiores a peça é de plástico reforçado com fibra de carbono.
Nas suspensões a pequena ganha caracteríscias de moto grande com garfos WP AER 43 com funções de amortecimento e mola separadas em cada lado, exatamente como nas irmãs maiores, apenas os diâmetros dos tubos é menor. O curso no eixo dianteiro é de respeitáveis 280mm, 10mm a mais que a versão anterior.
Para a traseira foi desenvolvida uma versão específica do amortecedor WP XPlor PDS, sem links, que proporciona facilidade de manutenção ao mesmo tempo que fornece o admirável curso de 305mm na roda traseira (5mm a mais).
Outras novidades
Os radiadores, também fabricados pela WP, foram redesenhados com dinâmica de fluidos computadorizada para garantir a melhor passagem de ar pelos canais de resfriamento. Toda a rota do líquido refrigerante foi redesenhada em seus caminhos para o motor e de volta dele. Os protetores dos radiadores também são novos e agora servem para, além de evitar os impactos de pedras e dejetos, proteger as peças em casos de quedas.
As pedaleiras têm um desenho chamado pela Husqvarna de "no dirt", que evita o acúmulo de terra, comumente "capturada" em curvas com canaletas.
A caixa do filtro de ar é completamente nova e tem fácil acesso removendo o painel plástico lateral.
Os freios são da marca Formula. O dianteiro com pinça de quatro pistões e disco pétala de 240 mm, atrás com pinça de duplo pistão e disco pétala de 210 mm. O diâmetro dos pistões traseiros foi diminuído para reduzir peso. O pedal de freio também é completamente novo. Com certeza o desempenho do conjunto não fica devendo nada em relação às versões adultas.
Piloto de oitentinha. Tem sempre um pai tentando distraí-lo na beira da pista
Resumo Husqvarna TC85
Quadro com geometria completamente nova
Subquadro 220g mais leve
Pedaleiras "no dirt"
Garfo WP AER 43
Novo amortecedor WP XPlor PDS
Guidão cônico em alumínio com novo acelerador
Novos radiadores com circuito revisado
Fácil acesso ao filtro de ar
Aros pretos com pneus Maxxis
Silencioso de escape 50mm mais curto
Motor revisado com novo cilindro, janelas e válvula de escape
Novo virabrequim mais leve
Câmbio mais leve
Nova embreagem com mola de diafragma
Corpo plástico completamente novo
A Husqvarna TC 85 chega aos concessionários do hemisfério norte dentro de alguns meses nas versões rodas grandes (aros 19/16) e pequenas (aros (17/14) Além da 85 a fábrica oferece as minimotos cross com motores 65 cm
3 e 50 cm
3. Confira as fotos e fichas técnicas abaixo.
Husqvarna TC 65 2018
Husqvarna TC 50 2018
Husqvarna TC 50 Mini 2018
Fichas técnicas
Tipo |
Monocilíndrico 2 tempos |
Cilindrada |
49 cc |
64,9 cc |
84.93 cc |
Diâmetro x Curso |
39,5/40 mm |
45/40,8 mm |
47/48.95 mm |
Partida |
Pedal |
Carburador |
Dell’Orto PHBG 19 BS |
Mikuni VM 24 |
Keihin PWK 28 |
Válvulas |
- |
- |
Guilhotina por pressão |
Aba com acionamento centrífugo |
Lubrificação |
Premix 1:60 |
Premix 1:40 |
Câmbio |
Marcha única automática |
6 marchas |
Relação de marchas |
14:31 |
13:37 16:34 18:31 21:30 23:28 24:26 |
11:29 14:28 16:26 19:26 21:25 20:21 |
Relação primária |
61:33 |
23:75 |
20:64 |
Relação final |
10:42 |
11:40 |
14:48 |
13:46 |
13:49 |
Refrigeração |
Líquida |
Embreagem |
Centrífuga ajustável |
Multidisco banhado em óleo, Acionamento hidráulico Formula |
Ignição |
Selettra 2p D36 |
AET digital |
MEDJ (mahle electric drives japan)digital 2K-1 |
Quadro |
Tubo central superior em Aço Cromo molibdênio |
Subquadro |
Aço |
Aluminio |
Guidão |
Alumínio Ø 22 mm |
Cônico em alumíinio, Ø 28/22 mm |
Suspensão Diant. |
WP-USD Ø 35 mm |
WP-USD, AER 35 , Ø 35 mm |
WP AER Ø 43 mm |
Suspensão Traseira |
WP mono shock |
WP Xplor PDS |
Curso D/T |
100/147 mm |
205/185 mm |
215/270 mm |
280/305 mm |
Freio Dianteiro |
Disco Ø 160 mm |
Disc brake Ø 198 mm |
Disco Ø 220 mm |
Freio traseiro |
Disco Ø 160 mm |
Disco Ø 210 mm |
Aros D/T |
1.60 x 10"; 1.60 x 10" |
1.50 x 12"; 1.60 x 10" |
1.60 x 14"; 1.60 x 12" |
1.40 x 17"; 1.60 x 14" |
1.60 x 19"; 1.85 x 16" |
Pneus D/T |
2.5 x 10"; 2.75 x 10" |
60/100 x 12"; 2.75 x 10" |
60/100 x 14"; 80/100 x 12" |
70/100 x 17"; 90/100 x 14" |
70/100 x 19"; 90/100 x 16" |
Corrente |
1/2 x 3/16" |
1/2 x 1/4" |
428 |
428 |
Ponteira de escape |
Alumínio |
Caster |
67.4° |
66° |
64,5° |
66° |
Trail |
22 mm |
14 mm |
Entre-eixos |
914 mm ± 10 mm |
1,032 mm ± 10 mm |
1,137 mm ± 10 mm |
1,290 ± 10 mm |
Distância livre do solo |
184 mm |
252 mm |
280 mm |
352 mm |
377 mm |
Altura do assento |
558 mm |
684 mm |
750 mm |
850 mm |
885 mm |
Reservatório de combustível |
2,3 litros |
3,7 litros |
5 litros |
Peso (sem combustível) |
40 kg |
41.5 kg |
53 kg |
67.0 kg |
68.0 kg |