Conectividade com smartphone, painel atualizado e evolução do ABS são algumas das novidades da Yamaha Ténéré 700 2023
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Yamaha
Modelo já vendeu mais de 40 mil unidades na Europa, mas ainda não há previsão de chegada ao Brasil
Yamaha Ténéré 700 2023
Em sua versão 2023 a Yamaha Ténéré recebeu atualizações - principalmente eletrônicas - novos gráficos e cores. O modelo revelado em 2018 é equipado com motor bi-cilíndrico em linha de 690cc, com 4 válvulas por cilindro.
Entre os modelos big trail, a motocicleta da Yamaha é a que aparenta maior disposição fora de estrada, tanto que a fabricante a tem promovido em competições de Rally/Raid e até mesmo no Hard Enduro, com a participação de Pol Tarrés no Ezberg Rodeo.
Novidades 2023
Novo painel em tela TFT - Thin Film Transistor ou Display de Transistores de Película - de 5 polegadas com dois modos de exibição.
Painel TFT de 5 polegadas
No modo "Explorer" o foco principal é a escala do contagiros, auxiliando o piloto a manter as rotações nas melhores faixas de torque. Já no modo "Street" a tela se parece mais com um painel tradicional replicando os mostradores circulares com ponteiros. Ambos os modos apresentam um layout de fácil leitura e luzes de alerta.
Conectividade com Smartphone - Os modelos 2023 vêm equipados com uma Unidade de Controle de Comunicação que permite a conexão com smartphone via Bluetooth através do aplicativo gratuito MyRide da Yamaha.
Yamaha Ténéré 700 2023 Rally Edition
Conectado, o piloto pode receber notificações de chamadas, e-mails e mensagens de texto na tela TFT de 5 polegadas. O aplicativo também pode monitorar os principais parâmetros da moto, assim como notificar o piloto sobre qualquer problema técnico detectado.
O aplicativo MyRide também oferece outras funções como rastrear a rota percorrida, registrar distância, aceleração, velocidade máxima e variações de altitude. Os dados podem ser compartilhados em redes sociais e discutido em grupos dedicados.
ABS Aprimorado - O ABS vem com novas configurações. Até a versão anterior o módulo oferecia apenas as opções "Ligado" ou "Desligado". No modelo 2023 aparece uma opção adicional que permite deixar o ABS ligado na roda dianteira e desligado na traseira. O modo é destinado ao uso no fora de estrada moderado, enquanto o FULL OFF é mais apropriado a condições de terrenos mais extremas.
A Ténéré 700 é equipada com duplo disco de freio na dianteira
Pré-cabeado para o "quickshifter" - Com a popularização do quickshifter no mercado paralelo, a Yamaha decidiu oferecer o seu próprio dispositivo como opcional. O quickshifter é um equipamento que facilita a troca das marchas ascendentes com o acelerador todo (ou parcialmente) aberto sem a necessidade do uso da embreagem. Ele é ativado pelo movimento do pedal de câmbio, cortando momentaneamente a ignição.
Completando as novidades temos a manete do freio dianteiro redesenhada para resistir a danos acidentais se a máquina cair. Outras atualizações incluem um novo soquete USB no lugar do design anterior de 12V, bem como setas direcionais de LED.
Cores - Para 2023, a Ténéré 700 recebe gráficos atualizados e novas cores: "Icon Blue" e "Tech Kamo".
A Ténéré 700 Rally Edition continuará disponível em "Heritage White".
Yamaha Ténéré 700 Tech Kamo