X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Motos

Apresentação Ducati DesertX
Publicado em: 30/12/2021
Clique e saiba mais

Ducati apresenta a DesertX, sua primeira aventureira mais off que on-road
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação Ducati


Ducati DesertX 2022

A marca italiana apresentou sua aventureira que chega em 2022 aos mercados europeus e norte-americano em 2022. A DesertX marca um novo território para a Ducati, que pretende disputar clientes com a Honda Africa Twin e Yamaha Ténéré 700.

O projeto da DesertX nasceu em 2019, quando foi apresentada a moto conceito com o mesmo nome. A recepção positiva deu à fabricante as diretrizes para tornar realidade uma moto versátil e capaz de engolir quilômetros e mais quilômetros de maneira eficaz e divertida.

Além do desenho marcante, o modelo pretende conquistar seu condutor com a excelência na ciclística e maneabilidade

Design


O distinto conjunto ótico de iluminação

Criado no Centro de Estilo da Ducati, em Bolonha, é composto por três macro elementos com uma interpretação contemporânea das motos de rali dos anos 80. O conjunto que integra tanque e aletas laterais, assento e para-brisas, que incorpora uma distintiva dupla ótica. O estilo é reforçado com a incorporação de áreas negras em contraste com o branco, única cor disponível inicialmente.

As superfícies em contato com o piloto são harmoniosamente conectadas e com a largura projetada para suportarem cada fase da pilotagem fora de estrada.

Motor


Ducati DesertX 2022

Denominado Testastretta 11°, com cilindrada de 937 cm3, refrigeração líquida e dois cilindros em "L". O comando de válvulas é o tradicional desmodrômico da Ducati, que utiliza balancins para o fechamento das válvulas, dispensando as molas. Este sistema proporciona maior precisão em altas rotações eliminando possíveis e indesejadas flutuações das válvulas.

O motor entrega 110 cv a 9.250 rpm e respeitáveis 9,4 kgm de torque a 6.500 rpm com as devidas conformidades com as normas Euro 5. O piloto também dispõe de diversas personalizações eletrônicas nos modos de pilotagem e mapas de controle de motor, para adequar suas características conforme o terreno e habilidade do condutor. Mais detalhes sobre estes recursos no fim do texto.


Ducati DesertX 2022

Em relação a estradeira Multistrada V2, que utiliza o mesmo motor com algumas diferenças na calibração, a caixa de câmbio da DesertX teve todas as relações de marchas alteradas. Até a quinta marcha todas as relações foram encurtadas, principalmente 1ª e 2ª, para facilitar as transposições mais difíceis na terra. Já a sexta marcha foi escalonada propositalmente longa, com uma relação abaixo de 1:1 para permitir um melhor nível de conforto e baixo consumo em velocidades mais altas na estrada.

Para os pilotos mais exigentes, a Ducati disponibiliza como opcional o escape "racing" Termignoni, que aumenta os valores de potência e torque em 7%, combinado com um mapa dedicado.

Chassi e Suspensões


Ducati DesertX

Com componentes Kayaba a DesertX dispõe de generosos cursos de ação, com 230mm na dianteira e 220 na traseira. O quadro aço em treliça tubular recebe um garfo invertido de 46mm na frente completamente ajustável. O amortecedor traseiro, também ajustável em compressão, retorno e pré-carga é conectado a um braço oscilante de alumínio. A distância livre do solo é de adequados 250mm.

Para os freios a Ducati selecionou os competentes componentes da Brembo, com um conjunto de discos duplos de 320 mm na frente e disco único de 265 mm atrás. Os conjuntos dispõem de sistema antitravamento que pode ser ajustado em níveis maior ou menor intrusão na condução ou até mesmo completamente desligados para a pilotagem na terra.


Rodas com raios cruzados e pneus sem câmara. Freios são Brembo com ABS ajustável.

Nas rodas a Ducati optou por um sistema com raios cruzados, que se conectam às bordas dos aros e não ao canal central, como é comum nas motos de cross e enduro. Essa configuração permitiu o uso de pneus sem câmara, aro 21 na frente e 18 atrás.

A capacidade de 21 litros de combustível permite uma autonomia média acima dos 330 km, mas a Ducati também oferece o conjunto de reservatórios adicionais que amplia o total para 29 litros, permitindo um alcance acima dos 464 km (respeitando uma margem de segurança de 10%). A comunicação entre os dois tanques inicia a partir do momento que o dianteiro atinge metade de sua capacidade.


Reservatório adicional de combustível, opcional.

Painel e iluminação


Painel vertical com tela de 5 polegadas

A DesertX está equipada com uma tela TFT de alta resolução e 5 polegadas. A orientação vertical oferece também a melhor visibilidade possível na condução em pé.

A dupla ótica dianteira tem dois módulos poli elipsoidais de dupla função com Daytime Running Light (DRL) e foi desenhada para assegurar uma excelente visibilidade, particularmente importante para uma moto capaz de viajar em todas as condições. A lanterna traseira está equipada com Ducati Brake Light, um sistema particular que, em caso de frenagem súbita, ativa automaticamente o piscar da luz traseira para alertar os veículos que seguem atrás.

Eletrônica


Ducati DesertX

Comandada por uma unidade Bosch a DesertX conta vários níveis de auxílios e personalizações eletrônicas.  Com o EBC (Engine Brake Control), ajustável em três níveis, permite uma diferente modulação
do freio-motor de acordo com o estilo de condução e uso do veículo. O DTC (Ducati Traction Control) é regulável em oito níveis e o DWC (Ducati Wheelie Control) em quatro níveis.

O ABS pode ser regulado em três níveis para se adaptar a qualquer situação e ao nível de experiência do condutor.
Especificamente:
- Nível 3: seguro e estável com a funcionalidade Cornering dedicada ao uso na estrada
- Nível 2: off-road, ativo à frente e com um bloqueio parcial permitido na traseira
- Nível 1: off-road, ativo apenas à frente

O ABS pode ser completamente desativado através do bloco de comandos com um botão específico, mas apenas nos Riding Modes Enduro e Rally. 

6 Modos de Pilotagem


 

Sport
O Riding Mode Sport é, de longe, aquele com a melhor performance no asfalto. Com este modo o motor conta com as máximas prestações, debitando o total dos 110 cv e oferecendo a resposta mais direta disponível ao
acelerador.

Touring
Para o Riding Mode Touring, a potência máxima do Testastretta desce para os 95 cv e a resposta do motor torna-se mais suave e reservada. A segurança ativa é aumentada pelo maior nível de intervenção do DTC e DWC.

Urban
A potência do motor no Riding Mode Urban é reduzida para 75 cv e a resposta do acelerador é suave, tal como no Riding Mode Touring. O DTC e o DWC passam para um elevado nível de intervenção.

Wet
O Riding Mode Wet foi desenhado para situações de asfalto molhado. Neste modo, o nível de intervenção dos
controlos eletrônicos está regulado para o máximo, para assegurar uma maior segurança e estabilidade até em situações imprevistas.

Enduro
O Riding Mode Enduro foi estudado para ser eficaz em qualquer situação de off-road, mesmo para condutores
menos experientes. O Power Mode Medium limita a potência máxima do motor a 75 cv, mas a resposta do motor é rápida, de modo a ter sempre a reatividade necessária para superar quaisquer obstáculos que possam ser encontrados. Neste Riding Mode o ABS pode ser completamente desativado através de um botão específico.

Rally
Este é o Riding Mode de melhor desempeho no off-road, aquele que permite aos condutores mais
experientes dominarem todas as capacidades que a DesertX pode expressar fora de estrada. O motor entrega 110 cv e a resposta do motor é particularmente imediata, para permitir superar obstáculos com apenas um rápido rodar do punho. O DWC é desativado e o DTC é regulado para um nível baixo, permitindo um deslizar controlado da roda traseira. O ABS é regulado por padrão para o nível 1, mas pode ser desativado usando um botão específico.

4 mapas de Controle do Motor


 

A Ducati DesertX tem quatro "Power Modes", o que significa 4 diferentes mapas de motor que permitem moldar o funcionamento do Testastretta 11° de acordo com as necessidades e capacidades de condução.

- O Power Mode "Full" disponibiliza a potência total de 110 cv e uma resposta ao acelerador viva e imediata. Este Power Mode é emparelhado com os Riding Modes Sport e rally.

- O Power Mode "High" fornece 95 cv com uma resposta ao acelerador mais suave. Este Power Mode é
emparelhado com os Riding Modes Touring e Wet.

- O Power Mode "Medium" limita a potência a 75 cv e oferece uma resposta dinâmica ao acelerador. Este Power Mode age em combinação com o Riding Mode Enduro.

- Finalmente, o Power Mode "Low" limita a potência a 75 cv e, para além disto, oferece uma resposta ao acelerador particularmente suave, sendo combinado com o Riding Mode Urban.

Ainda não foi divulgado quando e se o modelo virá para o Brasil, mas certamente aqui não falta território para ser explorado com a DesertX

Ficha Técnica Ducati DesertX

FICHA TÉCNICA DUCATI DESERTX
MOTOR
Tipo Ducati Testastretta 11 °, Bi-cilíndrico em L, Comando Desmodrômico, 4 válvulas por cilindro, refrigerado a líquido
Deslocamento 937 cc
Diâmetro X Curso 94 x 67,5 mm
Taxa de Compressão 13,3: 1
Potência 110 hp (81 kW) a 9.250 rpm
Torque  92 Nm (68 lb-pés, 9,4 kgm) a 6.500 rpm
Alimentação Sistema eletrônico de injeção de combustível Bosch, corpos de Ø53 mm com sistema ride-by-wire
Descarga Tubo único de aço inoxidável, conversor catalítico e 2 sondas lambda
TRANSMISSÃO
Caixa de Marchas 6 velocidades
Transmissão Primária Engrenagens de corte reto, proporção 1,85: 1
Relação de marchas 1 = 38/14, 2 = 31/17, 28 = 28/20, 4 = 26 / 22, 5 = 24/23, 6 = 23/25
Transmissão Final Corrente,  pinhão 15, coroa Z49
Embreagem Deslizante e auto-servo multi-disco úmida com acionamento hidráulico
CHASSIS
Quadro Estrutura de treliça de aço tubular
Suspensão Dianteira Garfo invertido KYB Ø 46 mm, totalmente ajustável
Curso 230 mm (9,06 pol.)
Roda Raiada, tubeless, 2,15'x21 '
Pneu Pirelli Scorpion Rally STR 90/90 - 21M / C 54V M + S TL (A)
Suspensão Traseira Monochoque KYB, totalmente ajustável, ajuste remoto de pré-carga,
braço oscilante de dupla face de alumínio
Curso 220 mm (8,66 pol.)
Roda Raiada, tubeless, 4,5'x18 '
Pneu Pirelli Scorpion Rally STR 150/70 R18M / C 70V M + S TL
Freio Dianteiro 2 x Ø 320 mm flanges de alumínio discos semi-flutuantes, pinças Brembo monobloco de 4 pistões de montagem radial, Bosch Cornering
ABS
Freio Traseiro Disco de Ø 265 mm, pinça flutuante Brembo de 2 pistões, Bosch
ABS em curva
Painel Tela colorida TFT de 5 '
DIMENSÕES E PESOS
Peso a seco 202 kg (445 lb)
Peso em Ordem de Marcha 223 kg (492 lb) (Tanques cheios)
Altura do Assento 875 mm (34,4 pol.)
Entre-eixos 1.608 mm
Cáster 27,6 °
Trail 122 mm
Capacidade de Combustível 21 l (5,54 US gal)
Capacidade Assento 2
EQUIPAMENTO
Segurança Passiva Pacote de Segurança Ducati (ABS em curvas, Controle de tração Ducati)
Equipamentos Padrão Modos de condução, Modos de potência, Controle DucatiWheelie (DWC), Controle de freio do motor (EBC), Ducati Quick Shift up / down (DQS), Cruise control, sistema de iluminação totalmente LED , DRL, luz Ducatibrake (DBL), tomada de alimentação USB, tomada de 12 V, indicadores de mudança de direção com cancelamento automático, Amortecedor de direção
Opcionais Ducati Multimedia System (DMS), sistema antifurto, navegação curva a curva via aplicativo, faróis de neblina, manoplas aquecidas, tanque de combustível auxiliar
GARANTIA E MANUTENÇÃO
Garantia 24 meses, quilometragem ilimitada
Intervalos de revisões 15.000 km (9.000 milhas) / 24 meses
Verificação folga de válvulas 30.000 km (18.000 milhas)
EMISSÕES E CONSUMO (mercados com padrão Euro 5 aplicável)
Padrão Euro 5
Emissões CO2 133 g / km
Consumo 17,8 km/l



Imagens Relacionadas:
-
-
-
-
-
-
-
-
-





© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet