Ducati apresenta a DesertX, sua primeira aventureira mais off que on-road
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação Ducati
Ducati DesertX 2022
A marca italiana apresentou sua aventureira que chega em 2022 aos mercados europeus e norte-americano em 2022. A DesertX marca um novo território para a Ducati, que pretende disputar clientes com a Honda Africa Twin e Yamaha Ténéré 700.
O projeto da DesertX nasceu em 2019, quando foi apresentada a moto conceito com o mesmo nome. A recepção positiva deu à fabricante as diretrizes para tornar realidade uma moto versátil e capaz de engolir quilômetros e mais quilômetros de maneira eficaz e divertida.
Além do desenho marcante, o modelo pretende conquistar seu condutor com a excelência na ciclística e maneabilidade
Design
O distinto conjunto ótico de iluminação
Criado no Centro de Estilo da Ducati, em Bolonha, é composto por três macro elementos com uma interpretação contemporânea das motos de rali dos anos 80. O conjunto que integra tanque e aletas laterais, assento e para-brisas, que incorpora uma distintiva dupla ótica. O estilo é reforçado com a incorporação de áreas negras em contraste com o branco, única cor disponível inicialmente.
As superfícies em contato com o piloto são harmoniosamente conectadas e com a largura projetada para suportarem cada fase da pilotagem fora de estrada.
Motor
Ducati DesertX 2022
Denominado Testastretta 11°, com cilindrada de 937 cm3, refrigeração líquida e dois cilindros em "L". O comando de válvulas é o tradicional desmodrômico da Ducati, que utiliza balancins para o fechamento das válvulas, dispensando as molas. Este sistema proporciona maior precisão em altas rotações eliminando possíveis e indesejadas flutuações das válvulas.
O motor entrega 110 cv a 9.250 rpm e respeitáveis 9,4 kgm de torque a 6.500 rpm com as devidas conformidades com as normas Euro 5. O piloto também dispõe de diversas personalizações eletrônicas nos modos de pilotagem e mapas de controle de motor, para adequar suas características conforme o terreno e habilidade do condutor. Mais detalhes sobre estes recursos no fim do texto.
Ducati DesertX 2022
Em relação a estradeira Multistrada V2, que utiliza o mesmo motor com algumas diferenças na calibração, a caixa de câmbio da DesertX teve todas as relações de marchas alteradas. Até a quinta marcha todas as relações foram encurtadas, principalmente 1ª e 2ª, para facilitar as transposições mais difíceis na terra. Já a sexta marcha foi escalonada propositalmente longa, com uma relação abaixo de 1:1 para permitir um melhor nível de conforto e baixo consumo em velocidades mais altas na estrada.
Para os pilotos mais exigentes, a Ducati disponibiliza como opcional o escape "racing" Termignoni, que aumenta os valores de potência e torque em 7%, combinado com um mapa dedicado.
Chassi e Suspensões
Ducati DesertX
Com componentes Kayaba a DesertX dispõe de generosos cursos de ação, com 230mm na dianteira e 220 na traseira. O quadro aço em treliça tubular recebe um garfo invertido de 46mm na frente completamente ajustável. O amortecedor traseiro, também ajustável em compressão, retorno e pré-carga é conectado a um braço oscilante de alumínio. A distância livre do solo é de adequados 250mm.
Para os freios a Ducati selecionou os competentes componentes da Brembo, com um conjunto de discos duplos de 320 mm na frente e disco único de 265 mm atrás. Os conjuntos dispõem de sistema antitravamento que pode ser ajustado em níveis maior ou menor intrusão na condução ou até mesmo completamente desligados para a pilotagem na terra.
Rodas com raios cruzados e pneus sem câmara. Freios são Brembo com ABS ajustável.
Nas rodas a Ducati optou por um sistema com raios cruzados, que se conectam às bordas dos aros e não ao canal central, como é comum nas motos de cross e enduro. Essa configuração permitiu o uso de pneus sem câmara, aro 21 na frente e 18 atrás.
A capacidade de 21 litros de combustível permite uma autonomia média acima dos 330 km, mas a Ducati também oferece o conjunto de reservatórios adicionais que amplia o total para 29 litros, permitindo um alcance acima dos 464 km (respeitando uma margem de segurança de 10%). A comunicação entre os dois tanques inicia a partir do momento que o dianteiro atinge metade de sua capacidade.
Reservatório adicional de combustível, opcional.
Painel e iluminação
Painel vertical com tela de 5 polegadas
A DesertX está equipada com uma tela TFT de alta resolução e 5 polegadas. A orientação vertical oferece também a melhor visibilidade possível na condução em pé.
A dupla ótica dianteira tem dois módulos poli elipsoidais de dupla função com Daytime Running Light (DRL) e foi desenhada para assegurar uma excelente visibilidade, particularmente importante para uma moto capaz de viajar em todas as condições. A lanterna traseira está equipada com Ducati Brake Light, um sistema particular que, em caso de frenagem súbita, ativa automaticamente o piscar da luz traseira para alertar os veículos que seguem atrás.
Eletrônica
Ducati DesertX
Comandada por uma unidade Bosch a DesertX conta vários níveis de auxílios e personalizações eletrônicas. Com o EBC (Engine Brake Control), ajustável em três níveis, permite uma diferente modulação
do freio-motor de acordo com o estilo de condução e uso do veículo. O DTC (Ducati Traction Control) é regulável em oito níveis e o DWC (Ducati Wheelie Control) em quatro níveis.
O ABS pode ser regulado em três níveis para se adaptar a qualquer situação e ao nível de experiência do condutor.
Especificamente:
- Nível 3: seguro e estável com a funcionalidade Cornering dedicada ao uso na estrada
- Nível 2: off-road, ativo à frente e com um bloqueio parcial permitido na traseira
- Nível 1: off-road, ativo apenas à frente
O ABS pode ser completamente desativado através do bloco de comandos com um botão específico, mas apenas nos Riding Modes Enduro e Rally.
6 Modos de Pilotagem
Sport
O Riding Mode Sport é, de longe, aquele com a melhor performance no asfalto. Com este modo o motor conta com as máximas prestações, debitando o total dos 110 cv e oferecendo a resposta mais direta disponível ao
acelerador.
Touring
Para o Riding Mode Touring, a potência máxima do Testastretta desce para os 95 cv e a resposta do motor torna-se mais suave e reservada. A segurança ativa é aumentada pelo maior nível de intervenção do DTC e DWC.
Urban
A potência do motor no Riding Mode Urban é reduzida para 75 cv e a resposta do acelerador é suave, tal como no Riding Mode Touring. O DTC e o DWC passam para um elevado nível de intervenção.
Wet
O Riding Mode Wet foi desenhado para situações de asfalto molhado. Neste modo, o nível de intervenção dos
controlos eletrônicos está regulado para o máximo, para assegurar uma maior segurança e estabilidade até em situações imprevistas.
Enduro
O Riding Mode Enduro foi estudado para ser eficaz em qualquer situação de off-road, mesmo para condutores
menos experientes. O Power Mode Medium limita a potência máxima do motor a 75 cv, mas a resposta do motor é rápida, de modo a ter sempre a reatividade necessária para superar quaisquer obstáculos que possam ser encontrados. Neste Riding Mode o ABS pode ser completamente desativado através de um botão específico.
Rally
Este é o Riding Mode de melhor desempeho no off-road, aquele que permite aos condutores mais
experientes dominarem todas as capacidades que a DesertX pode expressar fora de estrada. O motor entrega 110 cv e a resposta do motor é particularmente imediata, para permitir superar obstáculos com apenas um rápido rodar do punho. O DWC é desativado e o DTC é regulado para um nível baixo, permitindo um deslizar controlado da roda traseira. O ABS é regulado por padrão para o nível 1, mas pode ser desativado usando um botão específico.
4 mapas de Controle do Motor
A Ducati DesertX tem quatro "Power Modes", o que significa 4 diferentes mapas de motor que permitem moldar o funcionamento do Testastretta 11° de acordo com as necessidades e capacidades de condução.
- O Power Mode "Full" disponibiliza a potência total de 110 cv e uma resposta ao acelerador viva e imediata. Este Power Mode é emparelhado com os Riding Modes Sport e rally.
- O Power Mode "High" fornece 95 cv com uma resposta ao acelerador mais suave. Este Power Mode é
emparelhado com os Riding Modes Touring e Wet.
- O Power Mode "Medium" limita a potência a 75 cv e oferece uma resposta dinâmica ao acelerador. Este Power Mode age em combinação com o Riding Mode Enduro.
- Finalmente, o Power Mode "Low" limita a potência a 75 cv e, para além disto, oferece uma resposta ao acelerador particularmente suave, sendo combinado com o Riding Mode Urban.
Ainda não foi divulgado quando e se o modelo virá para o Brasil, mas certamente aqui não falta território para ser explorado com a DesertX
Ficha Técnica Ducati DesertX
Tipo |
Ducati Testastretta 11 °, Bi-cilíndrico em L, Comando Desmodrômico, 4 válvulas por cilindro, refrigerado a líquido |
Deslocamento |
937 cc |
Diâmetro X Curso |
94 x 67,5 mm |
Taxa de Compressão |
13,3: 1 |
Potência |
110 hp (81 kW) a 9.250 rpm |
Torque |
92 Nm (68 lb-pés, 9,4 kgm) a 6.500 rpm |
Alimentação |
Sistema eletrônico de injeção de combustível Bosch, corpos de Ø53 mm com sistema ride-by-wire |
Descarga |
Tubo único de aço inoxidável, conversor catalítico e 2 sondas lambda |
Caixa de Marchas |
6 velocidades |
Transmissão Primária |
Engrenagens de corte reto, proporção 1,85: 1 |
Relação de marchas |
1 = 38/14, 2 = 31/17, 28 = 28/20, 4 = 26 / 22, 5 = 24/23, 6 = 23/25 |
Transmissão Final |
Corrente, pinhão 15, coroa Z49 |
Embreagem |
Deslizante e auto-servo multi-disco úmida com acionamento hidráulico |
Quadro |
Estrutura de treliça de aço tubular |
Suspensão Dianteira |
Garfo invertido KYB Ø 46 mm, totalmente ajustável |
Curso |
230 mm (9,06 pol.) |
Roda |
Raiada, tubeless, 2,15'x21 ' |
Pneu |
Pirelli Scorpion Rally STR 90/90 - 21M / C 54V M + S TL (A) |
Suspensão Traseira |
Monochoque KYB, totalmente ajustável, ajuste remoto de pré-carga,
braço oscilante de dupla face de alumínio |
Curso |
220 mm (8,66 pol.) |
Roda |
Raiada, tubeless, 4,5'x18 ' |
Pneu |
Pirelli Scorpion Rally STR 150/70 R18M / C 70V M + S TL |
Freio Dianteiro |
2 x Ø 320 mm flanges de alumínio discos semi-flutuantes, pinças Brembo monobloco de 4 pistões de montagem radial, Bosch Cornering
ABS |
Freio Traseiro |
Disco de Ø 265 mm, pinça flutuante Brembo de 2 pistões, Bosch
ABS em curva |
Painel |
Tela colorida TFT de 5 ' |
Peso a seco |
202 kg (445 lb) |
Peso em Ordem de Marcha |
223 kg (492 lb) (Tanques cheios) |
Altura do Assento |
875 mm (34,4 pol.) |
Entre-eixos |
1.608 mm |
Cáster |
27,6 ° |
Trail |
122 mm |
Capacidade de Combustível |
21 l (5,54 US gal) |
Capacidade Assento |
2 |
Segurança Passiva |
Pacote de Segurança Ducati (ABS em curvas, Controle de tração Ducati) |
Equipamentos Padrão |
Modos de condução, Modos de potência, Controle DucatiWheelie (DWC), Controle de freio do motor (EBC), Ducati Quick Shift up / down (DQS), Cruise control, sistema de iluminação totalmente LED , DRL, luz Ducatibrake (DBL), tomada de alimentação USB, tomada de 12 V, indicadores de mudança de direção com cancelamento automático, Amortecedor de direção |
Opcionais |
Ducati Multimedia System (DMS), sistema antifurto, navegação curva a curva via aplicativo, faróis de neblina, manoplas aquecidas, tanque de combustível auxiliar |
Garantia |
24 meses, quilometragem ilimitada |
Intervalos de revisões |
15.000 km (9.000 milhas) / 24 meses |
Verificação folga de válvulas |
30.000 km (18.000 milhas) |
Padrão |
Euro 5 |
Emissões CO2 |
133 g / km |
Consumo |
17,8 km/l |