Endureira é equipada com o monocilíndrico mais potente em produção na atualidade
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Sebas Romero, Heinz Mitterbauer, KISKA GmbH
KTM 690 Enduro R 2023
Que tal uma endureira com um motor com nada menos que 77 cavalos? E homologada para emplacar e utilizar sem limites ou restrições nas ruas e estradas? Esta é a proposta da KTM 690 Enduro R.
KTM 690 Enduro R 2023
A versão 2023 não recebeu muito mais que atualizações estéticas, mas é uma máquina que vale a pena conhecer. A história de seu motor começou há pouco mais de três décadas. O KTM LC4 é uma evolução do motor de competição apresentado originalmente em 1987 com 553 cc para provas do Dakar. O desenvolvimento neste período nos traz à versão atual. Hoje o LC4 equipa uma vasta gama de modelos da marca. Com o passar dos anos o motor teve seu diâmetro aumentado e o curso reduzido.
Um grande monocilíndrico é sinônimo de grandes vibrações. Mas a KTM alcançou um bom compromisso entre força, performance e conforto na condução adequados. Dois eixos com contrapesos trabalham para reduzir as vibrações, um acoplado diretamente ao virabrequim, outro no cabeçote.
Ciclística
O quadro de treliça em tubos de cromo-molibdênio abraça o motor e faz a ligação aos principais componentes. O motor fica suspenso, sem aquele tradicional berço inferior das endureiras tradicionais.
As suspensões são WP XPLOR com curso em ambas as rodas de 250 mm. Curso um pouco tímido perto dos usuais 300 mm (ou pouco mais) das motos de competição, mas que permitiu baixar um pouco o centro de gravidade, o que ajuda muito na condução urbana e estradeira.
KTM 690 Enduro R 2023
O garfo invertido dianteiro tem generosos 48 mm de diâmetro. Tem molas helicoidais em ambos os lados, porém a função de compressão é exercida no lado esquerdo e o retorno no direito.
Disco simples de 300 mm com duplo pistão na frente e 240 mm atrás. O sistema é equipado com ABS Cornering que varia sua atuação conforme o ângulo de inclinação da motocicleta. No fora de estrada o piloto pode optar por deixar o ABS ativo apenas na roda dianteira ou desabilitá-lo por completo.
A motocicleta também dispõe de módulo de controle com dois modos de condução, um "street" e outro "off-road" que alteram as resposta do motor e níveis do controle de tração.
A Enduro R também já vem equipada de fábrica com um
quickshifter, que ajuda as trocas de marcha ascendentes como o acelerador todo aberto sem a necessidade de utilizar a embreagem.
Pesando 146 kg (a seco) e com tanque para 13,5 litros de combustível, a autonomia é superior a 270 km.
KTM 690 Enduro R 2023
Ficha Técnica KTM 690 Enduro R 2023
Tipo de motor |
monocilíndrico, quatro tempos, SOHC |
Deslocamento |
692,7cc |
Diâmetro/Curso |
105/80 mm |
Motor de arranque |
elétrico; 12 V 8,6 Ah |
Transmissão |
seis velocidades |
Sistema de alimentação |
Keihin EFI, corpo do acelerador de 50 mm |
Lubrificação |
lubrificação por pressão, duas bombas de óleo |
Refrigeração |
refrigeração líquida |
Embreagem |
Embreagem deslizante hidráulica PASC |
Ignição |
Keihin EMS com drive-by-wire, ignição dupla |
Estrutura |
Treliça de aço cromo-molibdênio |
Subchassi |
Tanque de plástico autoportante |
Guidão |
Alumínio, cônico, Ø 28/22mm |
Suspensão dianteira |
WP XPLOR USD Ø 48mm |
Suspensão traseira |
WP XPLOR Monoshock com articulação pro-alavanca |
Curso da suspensão dianteira/traseira |
250mm/9.8in |
Freios dianteiros/traseiros |
freio a disco 300mm/240mm |
Rodas dianteiras/traseiras |
1,85 x 21", 2,50 x 18" |
Pneus dianteiros/traseiros |
90/90-21"; 140/80-18" |
Ângulo da cabeça de direção |
27,7º |
Distância entre eixos |
1.502 mm ± 15 mm/59 ± 0,6 pol |
Distância ao solo |
270 mm/10,6 pol |
Altura do assento |
910 mm/35,8 pol. |
Capacidade do tanque |
13,5 l/3,6 gal |
Peso a seco, aprox |
146kg/321,9lbs |