X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Motos

Apresentação KTM 690 Enduro R 2023
Publicado em: 05/11/2022
Clique e saiba mais

Endureira é equipada com o monocilíndrico mais potente em produção na atualidade
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Sebas Romero, Heinz Mitterbauer, KISKA GmbH


KTM 690 Enduro R 2023

Que tal uma endureira com um motor com nada menos que 77 cavalos? E homologada para emplacar e utilizar sem limites ou restrições nas ruas e estradas? Esta é a proposta da KTM 690 Enduro R.


KTM 690 Enduro R 2023

A versão 2023 não recebeu muito mais que atualizações estéticas, mas é uma máquina que vale a pena conhecer. A história de seu motor começou há pouco mais de três décadas. O KTM LC4 é uma evolução do motor de competição apresentado originalmente em 1987 com 553 cc para provas do Dakar. O desenvolvimento neste período nos traz à versão atual. Hoje o LC4 equipa uma vasta gama de modelos da marca. Com o passar dos anos o motor teve seu diâmetro aumentado e o curso reduzido.


 

Um grande monocilíndrico é sinônimo de grandes vibrações. Mas a KTM alcançou um bom compromisso entre força, performance e conforto na condução adequados. Dois eixos com contrapesos trabalham para reduzir as vibrações, um acoplado diretamente ao virabrequim, outro no cabeçote.


 

Ciclística

O quadro de treliça em tubos de cromo-molibdênio abraça o motor e faz a ligação aos principais componentes. O motor fica suspenso, sem aquele tradicional berço inferior das endureiras tradicionais.

As suspensões são WP XPLOR com curso em ambas as rodas de 250 mm. Curso um pouco tímido perto dos usuais 300 mm (ou pouco mais) das motos de competição, mas que permitiu baixar um pouco o centro de gravidade, o que ajuda muito na condução urbana e estradeira.


KTM 690 Enduro R 2023

O garfo invertido dianteiro tem generosos 48 mm de diâmetro. Tem molas helicoidais em ambos os lados, porém a função de compressão é exercida no lado esquerdo e o retorno no direito.

Disco simples de 300 mm com duplo pistão na frente e 240 mm atrás. O sistema é equipado com ABS Cornering que varia sua atuação conforme o ângulo de inclinação da motocicleta. No fora de estrada o piloto pode optar por deixar o ABS ativo apenas na roda dianteira ou desabilitá-lo por completo.

A motocicleta também dispõe de módulo de controle com dois modos de condução, um "street" e outro "off-road" que alteram as resposta do motor e níveis do controle de tração.

A Enduro R também já vem equipada de fábrica com um quickshifter, que ajuda as trocas de marcha ascendentes como o acelerador todo aberto sem a necessidade de utilizar a embreagem.

Pesando 146 kg (a seco) e com tanque para 13,5 litros de combustível, a autonomia é superior a 270 km.


KTM 690 Enduro R 2023


Ficha Técnica KTM 690 Enduro R 2023

Motor
Tipo de motor monocilíndrico, quatro tempos, SOHC
Deslocamento 692,7cc
Diâmetro/Curso 105/80 mm
Motor de arranque elétrico; 12 V 8,6 Ah
Transmissão seis velocidades
Sistema de alimentação Keihin EFI, corpo do acelerador de 50 mm
Lubrificação lubrificação por pressão, duas bombas de óleo
Refrigeração refrigeração líquida
Embreagem Embreagem deslizante hidráulica PASC
Ignição Keihin EMS com drive-by-wire, ignição dupla
Chassi
Estrutura Treliça de aço cromo-molibdênio
Subchassi Tanque de plástico autoportante
Guidão Alumínio, cônico, Ø 28/22mm
Suspensão dianteira WP XPLOR USD Ø 48mm
Suspensão traseira WP XPLOR Monoshock com articulação pro-alavanca
Curso da suspensão dianteira/traseira 250mm/9.8in
Freios dianteiros/traseiros freio a disco 300mm/240mm
Rodas dianteiras/traseiras 1,85 x 21", 2,50 x 18"
Pneus dianteiros/traseiros 90/90-21"; 140/80-18"
Ângulo da cabeça de direção 27,7º
Dimensões
Distância entre eixos 1.502 mm ± 15 mm/59 ± 0,6 pol
Distância ao solo 270 mm/10,6 pol
Altura do assento 910 mm/35,8 pol.
Capacidade do tanque 13,5 l/3,6 gal
Peso a seco, aprox 146kg/321,9lbs






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet