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Apresentação Yamaha YZ450F 2018
Publicado em: 15/06/2017
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Motocicleta teve motor, quadro e plásticos redesenhados. Aplicativo permitirá ajustes de motor pelo smartphone
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Divulgação Yamaha

Partida elétrica é também uma das principais novidades


Yamaha YZ450F 2018

Em sua linha Motocross, a Yamaha concentrou forças na estilização de sua rainha, a YZ450F, para a modelagem 2018. A motocicleta recebeu avanços no motor, quadro, suspensões, ergonomia e mudanças estéticas com novos plásticos. Entre as principais novidades está o primeiro aplicativo para ajustes dos parâmetros eletrônicos na categoria. Com o Power Tuner, o piloto poderá mudar ajustes na injeção eletrônica e ignição com a facilidade dos 'espertofones' rodando sistemas operacionais Android ou IOS.

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Com conexão Wi-Fi, a novidade promete facilitar o acerto ao dispensar cabos, computadores portáteis ou ainda dispositivos eletrônicos dedicados, normalmente vendidos separadamente. Após a conexão, o piloto poderá carregar novas configurações diretamente na central eletrônica da motocicleta.

O aplicativo permite ainda anotar diversos parâmetros como localização, condições da pista e demais ajustes da motocicleta, criando uma base de dados para futura referência. É possível monitorar intervalos de manutenção, diagnósticos de sistema e tempo de funcionamento do motor, entre outros recursos. O Power Tuner App permite ainda compartilhar os ajustes com amigos, equipe, mecânico, esposa, cunhado, etc.


Yamaha YZ450F 2018


Yamaha YZ450F 2018

Yamaha YZ450F 2018

Yamaha YZ450F 2018

Novo motor

A Yamaha refinou o distinto motor invertido com a admissão na frente e escape por trás, com a já conhecida disposição do cilindro inclinado para trás. O cabeçote ficou mais leve e o motor foi reposicionado no novo quadro um pouco mais em pé, para melhor concentração de peso. Também para concentrar a massa o conjunto de tubos de escape e ponteira foi redesenhado para posicionar a última mais a frente.


Motor Yamaha YZ450F 2018

Motor Yamaha YZ450F 2018

Voltando ao motor, as árvores de comando têm novo perfil, o virabrequim é novo, como também é novo o pistão de alta compressão com pino tratado com uma camada denominada pela fábrica de DLC (Diamond-like-Carbon) ou Carbono-como-Diamante. Na alimentação, um novo corpo Mikuni de 44mm cuida da mistura ar-combustível.

Ainda no campo do motor temos uma embreagem reforçada, engrenagens de câmbio com maior área de contato e radiadores maiores e reposicionados. A Yamaha retorna também com o Launch Control System (LCS), um controle de largada com ajustes otimizados para o arranque no gate de partida.

Partida elétrica

Com uma bateria de alta capacidade de íon-lítio e um motor de arranque compacto a versão 2018 adiciona a conveniência da partida elétrica com o mínimo de adição de peso.


Power Tuner App

Power Tuner App

Bateria de Íon-Litio


Resumo do motor

Novo cabeçote reverso de alta performance
Cabeçote mais leve
Novas árvores de comando e virabrequim
Motor reposicionado no quadro
Novo pistão de alta compressão
Partida elétrica
Radiadores maiores
Posição da ponteira de escapamento mais centralizada

Novo quadro e ergonomia otimizada


Quadro Yamaha YZ450F 2018

O quadro de alumínio com trave dupla superior foi redesenhado para melhorar a maneabilidade. Aliás, corre nos bastidores que a Yamaha estuda adiantar o primeiro lote de 400 motos para homologar o novo modelo com a AMA e permitir que Cooper Web possa competir o quanto antes com a novidade. Os rumores são de que o piloto oficial não estaria muito contente com a chassi 2017 no Campeonato de Motocross. Lembrando que nos Estados Unidos há a regra obrigando o uso de motocicletas de produção onde quadro, balança e carcaças de motor devem ser originais. O uso de protótipos não é permitido como no Mundial de Motocross.

Complementando o novo quadro, a YZ450F apresenta o conjunto de assento e corpo plástico reformulados - incluindo reservatório de combustível menor - para melhorar a ergonomia e facilitar a movimentação do piloto. A largura do assento foi reduzida em 9mm e sua borda traseira está posicionada 20mm mais baixa. Finalizando as mudanças estéticas, os aros de roda são azuis.


Suspensões


Na frente continua o conjunto KYB com mola helicoidal e seu sistema AOS (air-oil-separate), considerado mais fácil de ajustar que os sistemas com mola a ar das concorrentes. Na traseira, o amortecedor KYB foi redesenhado para casar com as características do novo quadro, recebeu também uma mola mais leve e capacidade de óleo aumentada em 30cc, visando manter a performance de amortecimento durante as provas mais longas.


Yamaha YZ450F 2018


Resumo

Novo quadro em alumínio de alta rigidez com dupla trave superior
Novos pontos de montagem do motor para melhor centralização de massa
Assento mais plano e estreito
Desenho do conjunto plástico mais estreito e compacto
Suspensões otimizadas para o novo quadro
Amortecedor KYB com maior reservatório de óleo e gás
Reservatório de combustível de 6.2 litros mais compacto
Novos gráficos e aros de rodas azuis


 

 

 

O restante da linha motocross, incluindo a YZ250F e os modelos 2 tempos, não passou por modificações técnicas e recebeu apenas atualizações nos adesivos e aros azuis.

Vídeos





Ficha Técnica Yamaha YZ450F 2018

Ficha Técnica Yamaha YZ450F 2018
Motor
Tipo Monocilíndrico refrigerado à água, ,DOHC (comando duplo), 4 tempos, 4 válvulas
Cilindrada 449cc
Diâmetro x Curso 97.0 mm x 60.8mm
Taxa de compressão 12.8 : 1
Partida Elétrica
Lubrificação Bomba de óleo
Embreagem Embreagem muitidisco
Alimentação Injeção Eletrônica
Ignição TCI
Câmbio 5 Marchas
Ttransmissão final Corrente
Chassis
Quadro Alumínio com Traves Duplas superios
Suspensão Dianteira Garfo telescópico invertido
Curso roda dianteira 310 mm
Suspensão traseira Braço oscilante com links
Curso roda traseira 317 mm
Cáster 27?15'
Trail 121 mm
Freio dianteiro Disco hidráulico, Ø 270 mm
Freio traseiro Disco hidráulico, Ø 245 mm
Pneu dianteiro 80/100-21 51M
Pneu traseiro 110/90-19 62M
Medidas  
Comprimento 2,185 mm
Largura 825 mm
Altura 1,285 mm
Altura do assento 965 mm
Entreeixos 1,485 mm
Distãncia livre do solo 335 mm
Peso em ordem de marcha (com lubrificantes e tanque cheio) 112 kg
Capacidade de combustível 6.2 L
Capacidade de óleo 0.95 L
Recursos adicionais
Power Tuner App Permite ao piloto modofocar parâmetros de injeção e ignição usando um smartphone.
O aplicativo se comunica sem fio com a central eletrônica






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