Motocicleta teve motor, quadro e plásticos redesenhados. Aplicativo permitirá ajustes de motor pelo smartphone
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Divulgação Yamaha
Partida elétrica é também uma das principais novidades
Yamaha YZ450F 2018
Em sua linha Motocross, a Yamaha concentrou forças na estilização de sua rainha, a YZ450F, para a modelagem 2018. A motocicleta recebeu avanços no motor, quadro, suspensões, ergonomia e mudanças estéticas com novos plásticos. Entre as principais novidades está o primeiro aplicativo para ajustes dos parâmetros eletrônicos na categoria. Com o Power Tuner, o piloto poderá mudar ajustes na injeção eletrônica e ignição com a facilidade dos
'espertofones' rodando sistemas operacionais Android ou IOS.
+ Primeiras fotos: linha Husqvarna Motocross 2018
+ Apresentação KTM 250/300 EXC TPI 2018
+ Honda CRF450R 2018: partida elétrica será equipamento padrão. Fotos
Com conexão Wi-Fi, a novidade promete facilitar o acerto ao dispensar cabos, computadores portáteis ou ainda dispositivos eletrônicos dedicados, normalmente vendidos separadamente. Após a conexão, o piloto poderá carregar novas configurações diretamente na central eletrônica da motocicleta.
O aplicativo permite ainda anotar diversos parâmetros como localização, condições da pista e demais ajustes da motocicleta, criando uma base de dados para futura referência. É possível monitorar intervalos de manutenção, diagnósticos de sistema e tempo de funcionamento do motor, entre outros recursos. O Power Tuner App permite ainda compartilhar os ajustes com amigos, equipe, mecânico, esposa, cunhado, etc.
Yamaha YZ450F 2018
Yamaha YZ450F 2018
Yamaha YZ450F 2018
Yamaha YZ450F 2018
Novo motor
A Yamaha refinou o distinto motor invertido com a admissão na frente e escape por trás, com a já conhecida disposição do cilindro inclinado para trás. O cabeçote ficou mais leve e o motor foi reposicionado no novo quadro um pouco mais em pé, para melhor concentração de peso. Também para concentrar a massa o conjunto de tubos de escape e ponteira foi redesenhado para posicionar a última mais a frente.
Motor Yamaha YZ450F 2018
Motor Yamaha YZ450F 2018
Voltando ao motor, as árvores de comando têm novo perfil, o virabrequim é novo, como também é novo o pistão de alta compressão com pino tratado com uma camada denominada pela fábrica de
DLC (Diamond-like-Carbon) ou Carbono-como-Diamante. Na alimentação, um novo corpo Mikuni de 44mm cuida da mistura ar-combustível.
Ainda no campo do motor temos uma embreagem reforçada, engrenagens de câmbio com maior área de contato e radiadores maiores e reposicionados. A Yamaha retorna também com o Launch Control System (LCS), um controle de largada com ajustes otimizados para o arranque no gate de partida.
Partida elétrica
Com uma bateria de alta capacidade de íon-lítio e um motor de arranque compacto a versão 2018 adiciona a conveniência da partida elétrica com o mínimo de adição de peso.
Power Tuner App
Power Tuner App
Bateria de Íon-Litio
Resumo do motor
Novo cabeçote reverso de alta performance
Cabeçote mais leve
Novas árvores de comando e virabrequim
Motor reposicionado no quadro
Novo pistão de alta compressão
Partida elétrica
Radiadores maiores
Posição da ponteira de escapamento mais centralizada
Novo quadro e ergonomia otimizada
Quadro Yamaha YZ450F 2018
O quadro de alumínio com trave dupla superior foi redesenhado para melhorar a maneabilidade. Aliás, corre nos bastidores que a Yamaha estuda adiantar o primeiro lote de 400 motos para homologar o novo modelo com a AMA e permitir que Cooper Web possa competir o quanto antes com a novidade. Os rumores são de que o piloto oficial não estaria muito contente com a chassi 2017 no Campeonato de Motocross. Lembrando que nos Estados Unidos há a regra obrigando o uso de motocicletas de produção onde quadro, balança e carcaças de motor devem ser originais. O uso de protótipos não é permitido como no Mundial de Motocross.
Complementando o novo quadro, a YZ450F apresenta o conjunto de assento e corpo plástico reformulados - incluindo reservatório de combustível menor - para melhorar a ergonomia e facilitar a movimentação do piloto. A largura do assento foi reduzida em 9mm e sua borda traseira está posicionada 20mm mais baixa. Finalizando as mudanças estéticas, os aros de roda são azuis.
Suspensões
Na frente continua o conjunto KYB com mola helicoidal e seu sistema AOS (air-oil-separate), considerado mais fácil de ajustar que os sistemas com mola a ar das concorrentes. Na traseira, o amortecedor KYB foi redesenhado para casar com as características do novo quadro, recebeu também uma mola mais leve e capacidade de óleo aumentada em 30cc, visando manter a performance de amortecimento durante as provas mais longas.
Yamaha YZ450F 2018
Resumo
Novo quadro em alumínio de alta rigidez com dupla trave superior
Novos pontos de montagem do motor para melhor centralização de massa
Assento mais plano e estreito
Desenho do conjunto plástico mais estreito e compacto
Suspensões otimizadas para o novo quadro
Amortecedor KYB com maior reservatório de óleo e gás
Reservatório de combustível de 6.2 litros mais compacto
Novos gráficos e aros de rodas azuis
O restante da linha motocross, incluindo a YZ250F e os modelos 2 tempos, não passou por modificações técnicas e recebeu apenas atualizações nos adesivos e aros azuis.
Vídeos
Ficha Técnica Yamaha YZ450F 2018
Tipo |
Monocilíndrico refrigerado à água, ,DOHC (comando duplo), 4 tempos, 4 válvulas |
Cilindrada |
449cc |
Diâmetro x Curso |
97.0 mm x 60.8mm |
Taxa de compressão |
12.8 : 1 |
Partida |
Elétrica |
Lubrificação |
Bomba de óleo |
Embreagem |
Embreagem muitidisco |
Alimentação |
Injeção Eletrônica |
Ignição |
TCI |
Câmbio |
5 Marchas |
Ttransmissão final |
Corrente |
Quadro |
Alumínio com Traves Duplas superios |
Suspensão Dianteira |
Garfo telescópico invertido |
Curso roda dianteira |
310 mm |
Suspensão traseira |
Braço oscilante com links |
Curso roda traseira |
317 mm |
Cáster |
27?15' |
Trail |
121 mm |
Freio dianteiro |
Disco hidráulico, Ø 270 mm |
Freio traseiro |
Disco hidráulico, Ø 245 mm |
Pneu dianteiro |
80/100-21 51M |
Pneu traseiro |
110/90-19 62M |
Medidas |
|
Comprimento |
2,185 mm |
Largura |
825 mm |
Altura |
1,285 mm |
Altura do assento |
965 mm |
Entreeixos |
1,485 mm |
Distãncia livre do solo |
335 mm |
Peso em ordem de marcha (com lubrificantes e tanque cheio) |
112 kg |
Capacidade de combustível |
6.2 L |
Capacidade de óleo |
0.95 L |
Power Tuner App |
Permite ao piloto modofocar parâmetros de injeção e ignição usando um smartphone.
O aplicativo se comunica sem fio com a central eletrônica |