Modelo 2018 da Kawasaki recebe melhoramentos no motor e suspensões
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Divulgação Kawasaki
Visualmente é difícil diferenciar a Kawasaki KX250F 2018 da versão 2017. Os plásticos continuam os mesmos e as mudanças nos adesivos das abas dos radiadores foi bem discreta. Mas o modelo recebeu refinamentos importantes no motor e também um novo acerto de suspensões.
Kawasaki KX250F 2018
Vamos conferir as principais mudanças.
- Novo corpo do acelerador e ângulo do bico injetor, melhorando o torque em toda a faixa de utilização do motor.
- Nova bomba de combustível com maior pressão.
- Coletor de admissão redesenhado, com duto mais curto.
- Novo cabeçote com canal de admissão revisado. A taxa de compressão baixou para 13.4:1 (antes era 13.7:1).
- Novo comando de admissão com tempos de válvulas avançados.
Kawasaki KX250F 2018
- Cano de escape mais longo e com maior diâmetro no encaixe com a ponteira, melhorando a entrega de potência. Segundo a fábrica houve sensível melhora de baixa para médias rotações, assim como um motor mais "livre" em altos giros. O escape mantém a câmara de ressonância.
- A Kawasaki KX250F continua com duplo injetor de combustível que muda de bico conforme posição do acelerador, rotação do motor e marcha utilizada. A transição do bico primário - que melhora as respostas em baixos e médios giros - para o bico secundário - localizado próximo ao duto do filtro de ar - é suave e imperceptível. O bico secundário, mais distante do duto de admissão, dá mais tempo para as partículas de ar e combustível se misturarem, permitindo a mistura resfriar antes de entrar na admissão, resultando em um preenchimento mais eficiente da câmara de combustão e maior potência am altos giros.
Kawasaki KX250F 2018
Suspensões
- Com garfo Showa SFF (funções separadas) Tipo 2 de 48mm, a suspensão dianteira recebeu ajustes para melhorar a precisão nas irregularidades em frenagens e durante as curvas. O tubo direito fica com a mola, enquanto o esquerdo cuida do amortecimento.
- A suspensão traseira Uni-Trak tem amortecedor Showa com ajustes revisados, visando melhorar a tração e respostas da traseira.
Demais modelos
O restante da linha KXF e KLX recebeu apenas uma discreta renovação nos adesivos.
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Ficha Técnica Kawasaki KX250F 2018
Motor |
Refrigeração líquida, 4 tempos monocilíndrico |
Taxa de compressão |
13.4:1 |
Comando |
DOHC, 4 válvulas |
Diâmetro x curso |
77.0 x 53.6 mm |
Cilindrada |
249 cm³ |
Alimentação |
Injeção eletrônica: 43 mm x 1 (Keihin) com injetor duplo |
Ignição |
Digital DC-CDI |
Partida |
Pedal |
Lubrificação |
Lubrificação forçada, bomba semi úmida |
Câmbio |
5 marchas |
Embreagem |
Multidisco em banho de óleo |
Relação primária |
3.350 (67/20) |
1ª marcha |
2.142 (30/14) |
2ª marcha |
1.750 (28/16) |
3ª marcha |
1.444 (26/18) |
4ª marcha |
1.235 (21/17) |
5ª marcha |
1.045 (23/22) |
Relação final |
3.846 (50/13) |
Transmissão |
Corrente |
Freio diant. |
Disco em pétala semifluante 270 mm , duplopistão |
Freio tras. |
Disco em pétala 240 mm, pistão único |
Suspensão diant. |
Garfo telescópico invertido 48 mm com funções separadas. 22 pontos de ajuste na compressão e 20 no retorno. 20 pontos de ajuste na pre-tensão da mola |
Suspensão tras. |
Uni-Trak.19 pontos de ajuste na compressão (low-speed), 4 voltas (high-speed). 22 pontos no retorno. Pré carga da mola completamente ajustável |
Quadro |
Perimetral em alumínio |
Trail |
123 mm |
Curso diant |
310 mm |
Curso tras. |
310 mm |
Pneu diant. |
80/100-21 51M |
Pneu tras. |
100/90-19 57M |
Esterço de direção D/E |
42° / 42° |
Comprimento x largura / altura |
2,172 x 825 x 1,260 mm |
Entre-eixos |
1,478 mm |
Distância livre do solo |
324 mm |
Capacidade de combustível |
6.4 litros |
Altura do assento |
945 mm |
Peso (em ordem de marcha / 1/2 tanque) |
104.7 kg |