X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

17 - Pilotos com excesso de peso
Publicado em: 11/02
Clique e saiba mais

Guia MotoX de Preparação Física
Por Roberto César de Oliveira (Prof. de Educação Física e Fisiologista)
Foto: Arquivo MotoX

Pilotos com excesso de peso


Manter o peso ideal é importante para se obter o melhor desempenho

Avaliação física para pilotos com o professor Roberto César de Oliveira
Clique e Saiba Mais
 
Todos sabemos que a constituição, a composição e as dimensões corporais de um atleta têm papéis importantes na performance esportiva. A maior preocupação está na variável de massa gorda em relação a massa magra (isenta de gordura) do atleta que difere de um esporte para o outro. Os maratonistas lutam pela magreza afim de transportar menos peso para percorrer longas distâncias com maior desempenho, ao contrário dos lutadores de sumo, que buscam aumentar o peso para ganhar a luta com maior facilidade. Cada modalidade esportiva tem suas características específicas necessitando de maior ou menor massa muscular ou de gordura.

A importância de obter e manter um “peso ideal” para um esporte que se pratica, é uma das maiores preocupações que o atleta deveria ter. A única forma saudável de perder peso é através de dieta e atividade física regular. Formas mirabolantes de se perder peso rapidamente sem controle médico ou mesmo sem nenhuma orientação especializada é simplesmente irresponsabilidade. Indivíduos que pretendem levar a sério o seu esporte e principalmente cuidar da sua saúde, deveriam ser avaliados de forma especializada, afim de realizar um planejamento de trabalho adequado às suas necessidades.

Manter-se com o peso adequado, além de prevenir várias doenças degenerativas, prepara o atleta para um melhor desempenho nas competições. Por outro lado, atingir o menor peso possível sem necessidade também pode trazer riscos à saúde. Desidratar-se através de jejum, dietas hipocalóricas, baixa ingestão de água, ou mesmo praticar exercícios utilizando plásticos sob a roupa, sauna seca ou a vapor; podem promover através da grande perda de água, sobrecargas renais e cardiovasculares importantes. Perder muito peso também desencadeia a fadiga crônica que potencializa o risco de doenças e lesões. Distúrbios alimentares (anorexia e bulimia) também são relatados para quem ficou obcecado em perder peso. Para as mulheres, há ocorrências de possíveis disfunções menstruais associadas também a perda de massa óssea.

Para cada esporte existe um percentual de gordura recomendável. A seguir apresento algumas modalidades esportivas e os seus índices:

Percentual de Gordura Corporal entre Atletas (%) 

Esporte
 
Homens
Mulheres
Beisebol
8-14
12-18
Basquete
6-12
10-16
Fisioculturismo
5-8
6-12
Canoagem
6-12
10-16
Ciclismo
5-11
8-15
Esgrima
8-12
10-16
Futebol Americano
6-18
-
Golfe
10-16
12-20
Ginástica
5-12
8-16
Hipismo
6-12
10-16
Remo
6-14
8-16
Rúgbi
6-16
-
Futebol
6-14
10-18
Natação
6-12
10-18
Tênis
6-14
10-20

Fonte: Physiology of Sport and Exercise.

No motocross avaliamos 9 atletas profissionais em laboratório e identificamos valores entre 8 e 15% do peso corporal total. Mesmo sendo um número pequeno de pilotos avaliados, percebo apenas por observação visual nas corridas, que há um grande número de pilotos competindo com sobrepeso e alimentando-se de forma inadequada nos boxes.

Para finalizar, é importante reforçar a idéia de que uma avaliação física prévia, além de fornecer informações sobre a sua saúde, fornece informações importantes quanto a sua composição corporal, dieta adequada, suplementação, hidratação e treinamento específico para a modalidade para você se manter em forma para as provas.

Um piloto profissional precisa ser avaliado periodicamente afim de verificar as alterações na composição corporal e evoluções que ocorreram no treinamento.

Cuide-se e bom trabalho! 

Avaliação física para pilotos com o professor Roberto César de Oliveira
Clique e Saiba Mais




Roberto Cesar de Oliveira
Prof. de Educação Física e Fisiologista
Mestre pela UNIFESP - Escola Paulista de Medicina
Contato: (11) 9119.9908 / (11) 3501.0322 ou performa@uol.com.br








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet