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"Arm Pump" - entendendo o problema
Publicado em: 19/06/2013
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Veja como prevenir o travamento de antebraço
Redação MotoX.com.br - Por Roberto Cesar de Oliveira - Fotos: Maurício Arruda

O travamento dos antebraços, que incomoda inúmeros pilotos de motocross, deveria ser melhor entendido para se tomar as providências necessárias sem que haja prejuízo para o atleta no futuro


Músculos do antebraço recebem sobrecarga no motocross, com poucos momentos de relaxamento

Durante o exercício vigoroso, músculos necessitam de uma quantidade enorme de sangue rico em oxigênio, que geralmente aumentam de volume em até 20%. No caso específico do piloto de motocross, o músculo incha dentro da fáscia muscular inelástica, em crescente pressão dentro do compartimento do antebraço. O fluxo sanguíneo neste compartimento faz com que o antebraço fique extremamente rígido. Se a pressão do compartimento continua subindo alto o suficiente, os vasos sanguíneos podem entrar em colapso, que limitam ou impedem o fluxo por meio desse vaso. Veias, com a sua baixa pressão e paredes finas, entram em colapso mais cedo, graças à alta pressão. Quando se reduz o fluxo de sangue pobre em oxigênio, o arterial rico em oxigênio continua a entrar no compartimento fascial e é impedido de sair. Este fluxo restrito aumenta ainda mais a pressão do compartimento, provocando "isquemia muscular" - uma condição dolorosa de privação de oxigênio. Essa compressão de estruturas importantes é o que provoca a perda da sensibilidade e da mobilidade dos antebraços para a sua contração, promovendo dor e perda da capacidade funcional dos punhos, mãos e dedos.

O cenário descrito acima é uma condição bem documentada, que ocorre ocasionalmente nas pernas de corredores de longa distância. A condição é chamada por vários nomes, incluindo a síndrome de compartimento crônica, síndrome compartimental de esforço e síndrome compartimental induzida pelo exercício. Quando isso ocorre no antebraço, chamamos de "síndrome compartimental crônica do antebraço". Apesar do que a literatura diz, todos nós sabemos que a síndrome do antebraço em pilotos de motocross é comum. Provavelmente, é mais comum do que a síndrome da perna em corredores. A maior incidência no motocross está relacionada ao fato de que os músculos do antebraço, envolvidos por uma camada inelástica (fáscia muscular), recebem uma tamanha sobrecarga de contração e vibração muscular, com poucos momentos de relaxamento durante a prova. Contudo, é importante salientar que nem todas as dores do antebraço durante a pilotagem são causadas por esta síndrome. Síndrome do túnel do carpo, epicondilite, artrite, tendinite, fraturas e lesões anteriores mal tratadas, falta de condicionamento físico específico, técnicas de pilotagem de pernas e braços mal executadas, falta de força nos membros superiores e acúmulo de ácido láctico podem também provocar dores.


Técnicas de pilotagem ajudam a não sobrecarregar os membros superiores

Contudo, se o braço está travando durante as provas, antes de pensar em cirurgia como vários pilotos profissionais já o fizeram, realize uma boa avaliação médica com um especialista para diagnosticar corretamente quais são as causas.

Com o objetivo de melhorar a performance nas pistas, separei sete dicas importantes para os pilotos minimizarem este problema:

1. Procure melhorar seu condicionamento físico geral;
2. Aprimore sua técnica de pernas, para não sobrecarregar estruturas musculares dos membros superiores, desnecessariamente;
3. Exercícios localizados específicos para os antebraços devem fazer parte do programa de treinamento;
4. Faça um bom aquecimento com exercícios dinâmicos e alongamentos específicos para braços, antebraços, mãos e dedos, antes de subir na moto;
5. Faça um trabalho de soltura dos membros superiores para relaxar;
6. Ajuste corretamente a suspensão e manetes;
7. Inclua em sua rotina de exercícios, situações de tolerância ao ácido láctico.


Atenção com o condicionamento físico é fundamental para um bom rendimento nas pistas

Para finalizar, volto a repetir sobre a importância do condicionamento físico, para a melhoria de seu rendimento com a moto e, consequentemente, melhores resultados nas pistas.

Consulte o site site MX Training para obter mais dicas.

Prof. Roberto Cesar de Oliveira
Professor de Educação Física e Fisiologista do Exercício
Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo
Contato: performa@uol.com.br











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