X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Preparação Física

Treinamento com Mountain Bike
Publicado em: 09/05/2014
Clique e saiba mais

Ciclismo contribui com a preparação para o motociclismo por atender a especificidade do movimento
Redação MotoX.com.br - Por Roberto Cesar de Oliveira - Ilustração: MX Training

Toda vez que treinamos fisicamente uma modalidade esportiva, temos que diagnosticar todos os gestos técnicos envolvidos durante sua execução, a fim de tornarmos o treinamento específico e funcional para a modalidade. Sabemos da importância do trabalho aeróbio para o motocross, porém, alguns pilotos se utilizam de outras modalidades esportivas para desenvolver esta qualidade física. A natação, o boxe, a capoeira e as lutas marciais utilizadas por alguns pilotos, não representam a especificidade do esporte para melhorar a resistência aeróbia.

Adequar o trabalho ao segmento corporal utilizado, ao sistema energético e aos gestos desportivos, caracteriza um princípio científico de treinamento desportivo: o da especificidade do movimento. No entanto, é recomendável, além de treinar o sistema musculoesquelético e o cardiorrespiratório em uma atividade dentro dos parâmetros do esporte no qual se vai competir, fazê-lo também com a prática da própria atividade de performance. O treinamento aeróbio no motocross, supercross, enduro ou rali deve respeitar os requisitos específicos da modalidade, em termos de tempo de prova e coordenações psicomotoras utilizadas. O ciclismo de um modo geral atende a especificidade do movimento, tanto com bicicletas de velocidade como as de off road (mountain bike).


O trabalho aeróbio com a bicicleta mountain bike tem, no meu ponto de vista, características funcionais excelentes para o motociclismo off road, atendendo à um forte trabalho muscular de membros inferiores, desenvolvendo o sistema cardiorrespiratório, equilíbrio dinâmico e recuperado, coordenação, agilidade e treinamento de situações de prova idênticas às de competição.

O trabalho pode ser realizado no asfalto, na grama, em trilhas de enduro, pistas de downhill, a própria pista de motocross quando estiver lisa, ruas de terra ou areia etc. O tempo de treino dependerá da época e poderá ser entre 30 e 120 minutos, de duas a três vezes por semana, associado aos treinamentos específicos de resistência muscular localizado, força e alongamentos. O trabalho deve observar as progressões de treinamento quanto ao tempo de cada sessão e a intensidade do treino. O uso de equipamentos de segurança é indispensável para prevenir possíveis acidentes, principalmente em pistas de downhill.

Portanto, não só no treinamento aeróbio, mas em todo o trabalho, deve-se solicitar os mesmos grupos musculares que serão executados na corrida, bem como estimular, o máximo possível, os padrões de movimento realizados na competição.

Consulte o nosso novo site: www.mxtraining.com.br, no Blog você terá mais dicas.

Prof. Roberto Cesar de Oliveira
Professor de Educação Física e Fisiologista do Exercício
Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo
Contato: performa@uol.com.br








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet