X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Freestyle

Mundial de FMX - 4ª etapa - Basel - Suiça
Publicado em: 01/04/2014
Clique e saiba mais

Libor Podmol venceu as etapas consideradas as mais disputadas do campeonato 2014
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: NOTJ.de

Dany Torres conquistou o público com uma nova manobra no repertório


Libor Podmol


Cenário que inspirou as manobras na Suiça
As noites de sexta-feira (28) e sábado (29) deram lugar as disputas das terceira e quarta etapas do Night of The Jumps, válidas pelo Mundial de Freestyle. A cidade suíça de Basel foi sede da disputa, considerada a mais concorrida desta temporada.

E não foi por pouco que o final de semana deu o que falar, a presença do primeiro campeão mundial da modalidade era o bastante para agitar a noite: após alguns anos sem disputar a competição, Mat Rebeaud deu o ar da graça no evento em casa e o espanhol Dany Torres chegou com a promessa de uma nova manobra nas mangas. Para completar, o alemão Lukas Weis acabou atraindo olhares após adicionar algumas piruetas não intencionais a um backflip e sair andando depois do tombo classificado como épico (confira na seleção de vídeos no final da matéria).

Doze pilotos integraram o pelotão na busca por um lugar na final, briga restrita aos seis melhores. Variações de backflips e manobras requintadas não eram o suficiente para avançar na competição, era preciso ter algo mais.


Dany Torres


Mat Rebeaud
O primeiro a confirmar lugar na próxima fase foi Dany Torres com o novo salto batizado como Doublegrab Indy Flip. Maikel Melero foi o próximo a se juntar ao espanhol na briga pela vitória, seguido por Rob Adelberg, que conquistou os juízes ao ser o único a realizar duas manobras seguidas num pulo de 26m no circuito montado. Ficou por conta de Mat Rebeaud, Libor Podmol e Remi Bizouard completarem a disputa pelo pódio.

Na final, o suíço Rebeaud tinha a plateia nas mãos, quando um Flip Deadsailor mal executado o relegou ao sexto posto da noite. Maikel Melero também perdeu pontos importantes ao se atrapalhar em um dos saltos e, apesar de liderar o campeonato, ficou sem condições de lutar por um lugar no pódio.


Rob Adelberg


Libor Podmol
O clima esquentou quando o australiano Rob Adelberg entrou na pista com uma apresentação ousada, ainda não o bastante para superar uma volta sem erros de Bizouard - o francês não arriscou, muito pelo contrário: manobras tradicionais e básicas ao repertório de qualquer piloto do freestyle lhe garantiram o terceiro lugar.

Dany Torres novamente apostou em sua manobra inédita e conquistou a segunda colocação da noite. A vitória ficou reservada a Libor Podmol. Com os pés em cima do banco da moto e acesso apenas aos comandos das mãos, o tcheco mostrou porque está na elite dos pilotos da modalidade ao realizar um espetacular Surfer Tsunami Flip.

Repetindo o feito da última etapa, o primeiro colocado não escondeu o sorriso. "É claro que posso melhorar, mas fiz uma volta limpa, era o que eu precisava. Agora estou feliz, sabe? São duas vitórias seguidas!", confessou Podmol.


Moto de Lukas Weis com o cronograma das manobras, seguido da ordem do dia: aproveitar e se divertir. O plano foi interrompido por uma queda espetacular, felizmente sem maiores consequências 


Petr Pilat
Sem Lukas Weis no front, o show seguiu em frente no sábado pela pontuação da quarta rodada do Night Of The Jumps. As classificatórias foram praticamente um repeteco da noite anterior, com Podmol, Torres, Melero, Adelberg, Bizouard e Rebeaud estrelando a final. Petr Pilat, competidor tcheco, ficou com a alcunha de "azarado da noite". Motivo? O piloto tentou desesperadamente incluir o maior número de manobras possíveis em sua volta, mas ficou relegado a sétima posição na fase de classificação, portanto não pôde seguir adiante na disputa.

Podmol e Dany Torres novamente foram os protagonistas da noite, mostrando estarem um nível acima em relação aos demais. A briga direta entre o tcheco e o espanhol incluiu manobras clássicas e inovadoras. Ao final apenas cinco pontos separaram a KTM do espanhol da vitória, que ficou novamente com Podmol e sua Yamaha. Remi Bizouard segurou a terceira colocação.


Libor Podmol vitorioso ao lado de Dany Torres, à esquerda na foto, e Remi Bizouard, à direita

Maikel Melero lidera a corrida pelo título com 74 pontos e já sente o rival Podmol, com 70 pontos, se aproximar. O veterano Dany Torres é o terceiro colocado com 68 pontos. O Mundial agora tem uma pausa durante o verão europeu e retorna somente em setembro.

Vídeos:








Resultados

4ª etapa
1. Libor Podmol CZE Yamaha, 393 pts
2. Dany Torres ESP KTM, 389 pts
3. Remi Bizouard FRA Kawasaki, 373 pts
4. Rob Adelberg AUS Yamaha, 370 pts
5. Maikel Melero ESP Yamaha, 359 pts
6. Mat Rebeaud SUI KTM, 349 pts

5ª etapa
1. Libor Podmol CZE ACCR Yamaha, 399 pts
2. Dany Torres ESP RFME KTM, 394 pts
3. Maikel Melero ESP RFME Yamaha, 390 pts
4. Rob Adelberg AUS MA Yamaha, 385 pts
5. Remi Bizouard FRA FFM Kawasaki, 377 pts
6. Mat Rebeaud SUI FMS KTM 369, pts

Classificação geral
1. Maikel Melero, 74
2. Libor Podmol, 70
3. Dany Torres, 68
4. Remi Bizouard, 66
5. Rob Adelberg, 53
6. Brice Izzo, 46








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet